segunda-feira, 23 de junho de 2008

Primeiro treino no traçado invertido.

Quem acompanhou as discussões no fórum antes do iníco do CAM ou deu uma olhada no nosso regulamento já sabe que a 3a e a 6a etapa serão realizadas no Guararapes Kart, mas no circuito invertido. Poizé, isso vai acirrar um pouco mais a disputa agora que todos os morredores estão mais habituados com o traçado normal e todos estão mais nivelados. Na próxima etapa, quem conseguir se habituar melhor pode ter a chance de ganhar pontos importantes que podem ser decisivos no fim do campeonato.

Semana passada eu estava brincando com o pessoal da Morreduc acerca de fazermos um treino... O Edilson e o Eduardo até disseram que não dava prá eles, mas o Rodrigo falou que tinha vontade. Por coincidencia, quinta feira passada eu estava indo prá casa e liguei prá ele para perguntar uma coisa, e acabamos de última hora marcando de nos encontrar lá. No fim corremos uma bateria treino somente eu e ele já no circuito invertido.

Peço as primeiras desculpas por não termos combinado um amistoso ou treino, mas como eu já disse foi uma brincadeira que de última hora deu certo, mas não se preocupem que com certeza um amistoso oficial e novos treinos serão marcados. As segundas desculpas eu peço pelo fato de só ter conseguido postar algo sobre o treino hj, uma vez que corremos na quinta passada. Mas foi falta de tempo mesmo! Como muitos sabem, mudei de emprego e as coisas estão corridas no novo trabalho, sem contar que tive que trabalhar no final de semana também. Bem, então deixa eu postar minhas considerações sobre o traçado invertido:

Bem amigos, o circuito é COMPLETAMENTE DIFERENTE! A largada é numa subida, aproveitando as marcações do grid que já existem (com o pole largando por dentro) por isso é bem mais importante tracionar bem. Fora isso logo de cara temos a chincane, onde só passa um kart. Imagina aí na largada, disputando posições e tendo que achar um espaço para passar limpo na chincane... A meu ver é quase impossível não termos acidentes ali na largada se largarmos normalmente, mas já estamos pensando em possibilidades para que possamos largar limpos por ali (as propostas e decisões logo serão publicadas).

Assim que saímos da chincane temos uma 1a curva leve (de alta) a direita. Nela já começa uma descida e existe uma quina de pneus que ninguém deve ter notado no circuito normal. Numa volta rápida você sai da chincane e joga o kart prá direita, mas ele escorrega até perto dessa quina. De início assusta e qualquer erro pode fazer vc ir de encontro aos pneus, mas depois que se pega o jeito dá prá fazer essa manobra de pé embaixo controlando a derrapada.

Na descida vc pega embalo e logo depois temos a curva a esquerda. Esse é um outro ponto que merece análise pois ela é uma só curva mas com duas tomadas. Ela começa leve, mas termina de forma brusca. Se você fizer a tomada inicial da curva muito fechada, como seria normalmente se a curva não tivesse o término brusco, vc bate nos pneus de dentro da curva no fim dela, ou desvia e sobra para os pneus de fora da curva. Não é difícil, mas tem que se pegar o jeito também.

Saindo dessa curva você tangencia para fazer a florestinha invertida. Não tem erro, é pé embaixo. Acho q por antes da curva ser uma subida e ter uma boa area de escape você faz a florestinha com pé embaixo e com sobra de pista. Pode ser até um bom ponto de ultrapassagem quando se traciona bem antes dela, pois depois temos a parabólica descendo, onde o kart desenvolve muito bem.

No fim da parabólica você toma uma nova pequena subida a direita e se prepara para fazer o miolo. Sinceramente nesse caso não posso opinar muito sobre o miolo pois eu achei algumas formas diferentes de fazê-lo e sem a cronometragem não dá prá especificar qual é a melhor. Dá prá fazê-lo de várias formas, mas a que eu mais me dei bem a meu ver é abrindo bem e reduzindo antes da 1a perna, contornando a 1a perna para a esquerda sem espalhar muito controlando a aceleração, contornando a 2a perna para a direita espalhando mais, ja acelerando e tangenciando para a 3a perna a direita.

Mas existem outras formas de fazer o Miolo, inclusive o tornando mais um ponto de ultrapassagem (constatado pelo Rodrigo). Enquanto treinávamos ele tracionou bem na 1a perna, abriu mais e não deixou o kart espalhar na 2a perna... Em uma tentativa dele eu tracionei bem e consegui manter a posição mas em outra ele tracionou melhor e me passou por fora antes da 3a pena.

Depois é pé embaixo até o U. Esse também ficou bem diferente. Agora fazemos o U descendo, o que joga o seu kart para os pneus quando você saí dele. A meu ver no circuito normal o problema é encontrar o melhor ponto de freiada e não deixar a traseira do kart derrapar no meio da curva, ou seja, acertar a 1a metade da curva. Agora o problema é controlar o kart na 2a metade da curva, não deixando ele derrapar e controlando a tendência de ser jogado nos pneus. Depois é só pisar fundo para encarar a parabólica final subindo e completar a volta.

Olha, sei que não dá prá descrever 100%, mas dá prá ter uma ideia do que esperar quando correr lá pela 1a vez. Para os que ainda estão indecisos se vão correr ou não antes da etapa (financeiramente ou por outros motivos) eu peço que reconsiderem. Eu acho que é muito importante correr lá antes, pelo menos prá conhecer esses pequenos detalhes da pista e não ser pego de surpresa na corrida. Pretendo fazer no mínimo mais um treino e um amistoso, e se não for uma coisa de última hora como foi nesse de quinta estarei avisando no Forum.

5 comentários:

Anônimo disse...

Essa de reconsiderar foi ótima!! :D

Helder Jannotti Müller disse...

Ué, tô só sendo sincero... segue o meu conselho quem quiser, e pode ser até que nem faça diferença prá alguns treinar ou não. Vale o julgamento de cada um.

;-)

Anônimo disse...

Pior que reconsiderar dificuldade financeira é osso...

Helder Jannotti Müller disse...

A financeira é uma das, senão a mais fácil de se reconsiderar... Basta reservar uma graninha antes, ou deixar de lado alguns gastos menos importantes, ou passar num cartão de crédito, pegar emprestado com um amigo depois (os morredores vivem fazendo isso e sempre dá certo).

Bom, somente cada um sabe onde o seu sapato aperta, mas na minha opinião se vc realmente quer e corre atrás, sempre dá prá arranjar um jeito.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.