quarta-feira, 18 de junho de 2008

Comentários sobre a 2a etapa do CAM

Bem, agora com um pouco mais de calma e já de posse do mapa e dos tempos da prova posso comentar com mais exatidão sobre o que foi a 2a etapa. Logo de cara chama a atenção o equilíbrio entre todos os Morredores. Na 1a etapa só Vieira, Helder, Eduardo e Edilson tivemos a média entre 49s e 50s. O restante ficou entre 52s e 54s, e o Márcio ficou com 57s. Nessa 2a etapa as médias de todos giraram entre 50,3s e 53,0s. Somente o Fábio Barros levou volta, e mesmo assim porque teve que trocar de kart 2 vezes durante a prova.

O grid era formado pelo resultado invertido da 1a etapa, e tinha Márcio na pole, Rodrigo em 2o, Vanduy em 3o, Rafael em 4o, Gleyve em 5o, Barros em 6o. Edilson em 7o, Eduardo em 8o, Helder em 9o e Vieira em 10o. Logo na largada um dos fiscais de pista que estava esperando atrás do kart do Vieira não entendemos porque o empurrou e deu uma grande vantagem para ele na largada. Com uma tração muito melhor que a dos outros ele pulou logo para a 4a posição antes do U. Enquanto isso Helder disputou a parabólica da chegada e o U por dentro com o Eduardo, lado a lado, mas na saída do U Rafael não tracionou bem e Helder ficou preso atrás dele, com Eduardo passando pelos dois.

Mais a frente no Miolo, na disputa pelas posições da frente ocorre um incidente entre Gleyve, Vieira, Rodrigo, Edilson e Eduardo. Os dois primeiros conseguem se safar, mas Edilson e Rodrigo e Eduardo ficam prá trás. Com isso, na primeira volta Márcio lidera, com Gleyve em 2o 1s atrás, Vanduy em 3o e Vieira em 4o colado. Mesmo com Rafael e Helder tendo ficado nas últimas posições na largada, com o incidente do miolo completamos a 1a volta em 5o e 6o 2s atrás, com Edilson em 7o já colado. Rodrigo passa 3s atrás em 8o e Eduardo em 9o a 2s. Barros para nos boxes e só consegue sair já a 30s atrás de Eduardo.

Na 2a volta Rodrigo para nos boxes perdendo a posição para Eduardo e saindo 30s atrás dele, e somente 3s a frente de Barros. Vanduy também ultrapassa Gleyve na 2a volta e na 3a assume a liderança quando Márcio cai para 7o depois de ter problemas. Ainda na 3a volta Rafael não consegue uma boa tração na saida do miolo. Helder vinha novamente colado e não conseguiu se defender de Edilson, que passou os dois. Barros ainda tira mais de 1s de Rodrigo na 3a volta, mas logo depois tem problemas e para no box para trocar de kart.

Gleyve assume a liderança na 5a volta, enquanto Eduardo que vem voando baixo ultrapassa Márcio. Mas Gleyve tem problemas na volta seguinte e cai para 5o, no meio da briga entre Rafael, Helder e Eduardo. Enquanto isso Rodrigo, que também vem voando baixo, vem diminuindo sua distância para Márcio. Na 7a volta Helder consegue ultrapassar Gleyve e na volta seguinte Vieira ultrapassa Vanduy e assume a liderança. Ainda na 8a volta na disputa da 6a posição com Gleyve, Eduardo leva a pior e cai para 8o, a 4s de Márcio.

Na 9a volta Vanduy e Edilson perdem um pouco de tempo na disputa pela 2a posição e Rafael e Helder encostam. Na volta seguinte, depois de várias trocas de posições Edilson conquista a 2a posição comigo em 3o a 3s, Rafael colado e Vanduy em 5o mais atrás. Mais a frente no U Helder defende a posição se posicionando por dentro e Rafael não consegue freiar, tocando na traseira do Kart. Helder consigue manter o kart na trajetória, mas Rafael leva a pior e fica virado para o sentido inverso, caindo para a 8a posição e com Rodrigo na sua cola. Ainda na 11a volta Eduardo novamente consegue a ultrapassagem sobre Márcio, conquistando a 6a posição e ficando a 5s de Gleyve, enquanto na volta seguinte Rodrigo conquista a 8a posição sobre Rafael.

Na 13a volta Gleyve ultrapassa Vanduy, enquanto Eduardo que vinha tirando cerca de 2s por volta encosta. Na volta seguinte ele já consegue a ultrapassagem e cola em Gleyve na disputa pela 4a posição. Enquanto isso Vieira lidera com 9s a frente de Edilson. Depois vem Helder 4s atrás, e com quase 8s de vantagem para a disputa entre Gleyve e Eduardo. Na penúltima volta Eduardo conquista a 4a posição mas mesmo andando 2s mais rápido do que Helder, não há mais tempo de chegar para disputar.

E no fim Vieira vence com Edilson em 2o a 10s, Helder em 3o a 4s, Eduardo em 4o a 6s, Gleyve em 5o a 5s, Vanduy em 6o a 1s, Márcio em 7o a 9s, Rodrigo em 8o a 4s, Rafael em 9o a 7s e Barros em 10o a 1 volta atrás. Com esse resultado Vieira soma 22 pts e abre 5 pts na liderança. Helder mantém a vice-liderança com 17 pts, seguido de perto por Edilson, que assume o 3o lugar com 16 pts. Eduardo passa a 4o com 15 pts. Gleyve sobe de 6o para 5a com 11 pts. No fim da tabela a briga é acirrada. Vanduy sobe de 8o para 6o com 8 pts, Barros cai de 5o para 7o com 7 pts, Rafael cai de 7o para 8o com 6 pts (ainda faltam 20 pts para que ele consiga atingir a meta d'OComplicador, restando 6 etapas para o fim), enquanto Márcio e Rodrigo ocupam a 9a e a 10a posição, ambos com 5 pts mas com vantagem para Márcio que tem um 7o como melhor resultado contra um 8o de Rodrigo.

-----

RESULTADO FINAL

1o. Fábio Vieira (10o)
2o. Edilson Carneiro (7o)
3o. Helder Muller (9o)
4o. Eduardo Carneiro (8o)
5o. Gleyve Páscoa (5o)
6o. Vanduy Queiroz (3o)
7o. Márcio Chaves (1o)
8o. Rodrigo Monteiro (2o)
9o. Rafael Benevides (4o)
10o. Fábio Barros (6o)

CAMPEONATO

1o. [==] Fábio Vieira (22)
2o. [==] Helder Muller (17)
3o. [+1] Edilson Carneiro (16)
4o. [-1] Eduardo Carneiro (15)
5o. [+1] Gleyve Páscoa (11)
6o. [+2] Vanduy Queiroz (8)
7o. [-2] Fábio Barros (7)
8o. [-1] Rafael Benevides (6)
9o. [+1] Márcio Chaves (5)
10o. [-1] Rodrigo Monteiro (5)

-----

DESTAQUES

Na minha opinião nessa prova tivemos 3 grandes destaques. Muitos se superaram nessa 2a etapa, mas principalmente dois que não foram bem na 1a etapa. Rodrigo, baixando sua melhor volta em mais de 3s, e sua média em 4s e fazendo a 3a melhor volta da etapa e a 2a melhor média. E Márcio, que também baixou sua melhor volta em 2s e meio e sua média em quase 5s. Vale lembrar que apesar de não serem destaques na minha opinião, Rafael baixou tanto sua melhor volta quanto sua média em mais de 1s, bem como Vanduy e Gleyve também baixaram ambos.

E o terceiro grande destaque da prova foi Eduardo, que baixou em quase 1s sua melhor volta (que não era alta), e foi sem dúvida o mais rápido da etapa. Por ter ficado atrás e ter que disputar posições acabou não melhorando sua média com relação a 1a etapa, mas mesmo assim ainda foi a média mais rápida da 2a etapa. Sem dúvida se não tivesse se envolvido nos incidentes tinha tudo para vencer a prova. E mesmo se tivesse se envolvido em somente um ainda poderia ter brigado pela vitória.

MINHA CORRIDA

Nessa etapa, segundo informações do Edilson, o pessoal do Guará mudou a calibragem dos pneus, e talvez por isso que a maioria tenha reclamado que o kart estava saindo de frente. Particularmente eu tive muito problema com isso, sentia o kart muito instável principalmente nas curvas de alta como a parabólica. Talvez por não ter me adaptado não consegui ser rápido e tive só o 7o melhor tempo e a 5a melhor média entre os dez.

Pior que na verdade a maioria conseguiu melhorar seu desempenho da 1a etapa. Somente Eu, Edilson, Barros e Vieira tivemos números piores que da 1a etapa. Edilson fez quase a mesma média, mas aumentou em quase meio segundo sua volta mais rápida. Vieira aumentou sua volta mais rápida em um pouco mais de meio segundo tb, mas sua média aumentou mais de 1s. Barros aumentou sua volta mais rápida em quase 1s e meio e sua média em quase 1s, enquanto eu aumentei minha volta mais rápida em mais de 1s, e minha média em mais de 1s e meio.

Com os tempos variando dessa forma, o que contou muito foi a regularidade, que foi fundamental para o resultado da prova. Mesmo não melhorando nossos tempos, Vieira acabou vencendo e eu conquistei o 3o lugar por novamente não termos nos envolvido nos incidentes. Já Edilson e Eduardo tiveram problemas mas conseguiram se recuperar bem e conseguiram bons resultados, chegando em 2o e 4o respectivamente. Enquanto isso Rodrigo e Rafael que ficaram entre os mais rápidos acabaram tendo problemas durante a prova e ficaram prá trás no resultado final.

No fim fiquei um pouco decepcionado pelo meu desempenho fraco, principalmente por não ter conseguido fazer voltas rápidas (fiz apenas a 7a melhor volta e a 5a melhor média). Novamente tive sorte de me livrar dos incidentes e principalmente por Eduardo ter ficado prá trás exatamente quando estava disputando a posição comigo. Em compensação fiz duas ultrapassagens mais arriscadas, e consegui ganhar as posições. Bem, analisando toda a etapa, foi lucro ter conseguido um pódium com um desempenho tão fraco... Assim consegui manter a vice-liderança mas o Vieira tá começando a se distanciar. Se eu quiser disputar o título já está passando da hora de disputar de igual prá igual com os 3 favoritos.

Bom, tenho uma chance na próxima etapa já que o traçado será invertido. Treinarei o máximo que eu conseguir considerando que ninguém correu dessa forma ainda. Pode ser que eu consiga ter alguma vantagem ou pelo menos me igualar aos favoritos na 3a etapa, prá correr atrás do prejuízo. Amistoso, com certeza a galera vai querer marcar prá treinar... Eu pretendo correr umas 3 vezes pelo menos, se o bolso deixar... treinar, baixar os tempos, descobrir com calma os segredos do traçado invertido e torcer por um ótimo resultado na 3a etapa para me manter com esperanças de disputar o título.

Pelo menos estou no bolo ainda e tem muito campeonato pela frente...


Nenhum comentário: