domingo, 31 de maio de 2009

Fabio Barros dominou o traçado invertido

A uma semana da 3a etapa foi realizado o 7o Amistoso Oficial dos Morredores, primeiro amistoso do ano realizado no traçado invertido (circúito horário) do Guararapes. Alguns Morredores e Convidados não puderam comparecer, mas mesmo assim conseguimos juntar 7 pilotos. Entre os Morredores estavam Fábio Barros, Edilson, Gleyve, eu e oComplicador Luiz Carlos. Como convidados, compareceram os irmãos Fábio e Emanuelle Cisne, que já correram algumas vezes conosco.

Dos que estavam na pista, somente eu já havia corrido no traçado invertido nesse ano, no treino realizado durante a semana. Mas já na tomada de tempo ficou claro que pista é pista e a galera já está se adaptando rapidamente com as mudanças do traçado. Edilson ficou com a pole com 50,08s e Barros numa ótima fase ficou em 2o com 50.31s. Eu consegui o 3o tempo com 50,57s, mas ao terminar a volta rápida meu kart quebrou o cabo do acelerador e então tive que trocá-lo (ainda bem que não foi na prova). Fábio Cisne ficou com o 4o tempo com 51,17s e Luiz Carlos ficou em 5o com 51,45s. Gleyve, com um kart ruim fica em 6o com 51,98s e Emanuelle não se adapta ao novo traçado e fica em 7o com 54,92s.

Na largada Edilson traciona mal e perde a posição para Barros antes da chincane. Eu também largo mais rápido que Edilson, mas não havia como ultrapassá-lo antes da chincane e eu fico atrás dele. Fábio e Luiz Carlos disputam atrás de mim. Mas logo a frente, na tentativa de atacar Edilson, acabo deixando espaço e tanto Fábio quanto Luiz Carlos ultrapassam. Fábio passa a pressionar Edilson enquanto Barros escapa na liderança e vai abrindo vantagem. Na disputa entre Fábio e Edilson, Edilson perde tempo mas Fábio acaba levando a pior e cai para último na 2a volta. Gleyve também tem problemas e é ultrapassado por Emanuelle.

Na primeira metade da prova eu acompanho Luiz Carlos de perto, mas sem chance de tentar a ultrapassagem. Gleyve e Fábio ultrapassam Emanuelle na 3a volta, e Fábio faz a melhor volta da prova até o momento volta seguinte, com 49,08s, na tentativa de recuperação. Barros amplia cada vez mais sua vantagem, até que na 7a volta faz a melhor volta da prova entrando na casa dos 48s com 48,93s e abrindo a maior vantagem para Edilson durante a prova, de 9s. Na mesma volta Fábio ultrapassa Gleyve, mas está a 16s de Helder.

Na segunda metade do Amistoso, Barros relaxa um pouco e passa a girar 49 alto, enquanto Edilson vem aos poucos tirando a diferença. Luiz Carlos em 3o aos poucos vai abrindo vantagem enquanto eu tento variar o traçado para encostar de novo, mas sem sucesso. Na 11a volta Luiz Carlos se livra rapidamente de Emanuelle que levava uma volta, enquanto eu perco tempo, dando a chance de Luiz Carlos abrir uma vantagem confortável enquanto Fábio já vem 8s atrás.

As posições se mantém até o fim, com Barros recebendo a bandeira quadriculada ao fim das 15 voltas, 6s a frente de Edilson em 2o. Luiz Carlos chega 10s atrás, em 3o, eu em 4o 8s atrás, Fábio Cisne em 5o 3s atrás, Gleyve em 6o 13s atrás e Emanuelle com 1 volta de diferença.

-----

RESULTADO

1o. Fábio Barros (Grid: 2o (50,31s) - VMR: 48,93s)
2o. Edilson Carneiro (Grid: 1o (50,08s) - VMR: 49,31s)
3o. Luiz Carlos (Grid: 5o (51,45s) - VMR: 49,62s)
4o. Helder Müller (Grid: 3o (50,57s) - VMR: 49,86s)
5o. Fábio Cisne - Convidado (Grid: 4o (51,17s) - VMR: 49,08s)
6o. Gleyve Páscoa (Grid: 6o (51,98s) - VMR: 50,72s)
7o. Emanuelle Cisne - Convidado (Grid: 7o (54,92s) - VMR: 52,64s)

-----

DESTAQUES

"Fábio" foi o nome desse amistoso, com seus dois representantes figurando na lista dos destaques da prova: Barros dominou a prova, foi o mais rápido, teve a melhor média e liderou de ponta a ponta. Figurou no topo de quase todos os resultados, só não foi o pole e conquistou 1 posição a menos que Luiz Carlos. Mas confirmou sua ótima fase de 2009 e figura no topo do ranking, apesar de ainda não ter desencantado nas etapas do CAM. Já o convidado Fábio Cisne demonstrou muita evolução e foi muito competitivo. Foi o 2o mais rápido da prova, mas acabou se atrapalhando na disputa com Edilson pela 2a posição, caiu prá último mas conseguiu ainda recuperar algumas posições. Faltou um pouco de experiência para ele, mas com certeza ele já é competitivo entre os Morredores.

-----

A 3a etapa do CAM09 está marcada para o próximo domingo, as 14:30. Sinceramente após algumas conversas com o Edilson ainda tenho vontade de treinar algumas coisas antes da etapa para ver se consigo ser mais competitivo, mas tá em cima e não há nada certo ainda. Qualquer novidade, já sabem... estará por aqui!

2 comentários:

Unknown disse...

Cara, ótima narração da corrida! Estou com bastante expectativa com relação ao nível da próxima etapa. Também querendo fazer um treino antes da 3a etapa. Vou ficar verificando fórum para saber se algo foi combinado.

Helder Jannotti Müller disse...

Tem a possibilidade de treinarmos sábado... não é nada oficial mas o Rodrigo tá querendo. Faz isso mesmo, acompanha o fórum.