domingo, 3 de maio de 2009

Correr na chuva é loteria

Neste domingo meio que timidamente foram realizados mais dois amistosos oficiais dos Morredores. A princípio estava marcado o 4o amistoso oficial onde estavam confirmados o Edilson, eu, o Fábio Barros, o Márcio e o Gleyve, mas no fim das contas o Márcio teve um compromisso e o Gleyve não compareceu. Mesmo assim nós 3 alinhamos para correr o amistoso.

Optamos pela tomada de tempo e assim Barros ficou em 1o com 50.28s, eu fiquei em 2o com 50.67s e Edilson com um kart ruim ficou em 3o com 50.76s, mas antes da largada trocou de kart. O Fábio do Guararapes também entrou no grid para correr com a gente (prá não confundir ou complicar, daqui prá frente nesse post o Fábio Barros é o Barros e o Fábio do Guararapes é o Fábio).

Na largada, Barros mantém a ponta enquanto o Edilson e o Fábio me passam e disputam a 2a posição. Barros consegue abrir um pouco na 1a volta, mas Edilson e Fábio encostam e os 3 disputam acirradamente. Com a disputa, eu consigo me manter próximo, um pouco atrás mas sem conseguir ameaçar Fábio. Na 8a volta Barros vacila na 2a perna do miolo e Edilson também perde tempo. Fábio tenta tirar para a esquerda para ultrapassar os dois mas quando eu que vinha um pouco atrás não vejo que eles reduziram e acabo tocando na traseira do kart de Fábio fazendo com que ele rode. Foi um toque fraco mas coincidentemente nesse momento meu kart passa a falhar, perde desempenho e tenho que ir me arrastando até os boxes para trocá-lo.

Logo depois, ainda na 8a volta Edilson que vinha colado consegue a ultrapassagem sobre Barros na Florestinha, assumindo a liderança da prova para não perder mais. Barros fecha a 8a volta ainda colado em Edilson, e mais de 7s a frente de Fábio, que perdeu tempo por conta do incidente. Mas na volta seguinte Barros novamente perde tempo e também perde contato de Edilson, que abre quase 4s de vantagem sobre ele. Eu ainda voltei para a pista e esperei a chegada dos líderes para tentar acompanhá-los, mas o segundo kart estava saindo muito de frente e depois de mais 2 voltas, abandonei de vez.


No fim, Edilson amplia a vantagem para Barros para mais de 8s, voando baixo com pista livre e baixando para 48s em suas últimas voltas e fechando a volta mais rápida da bateria em 48.66s na 13a volta. Barros relaxa um pouco mesmo mantendo um ritmo rápido de 49s nas últimas voltas, mas sua volta mais rápida acaba sendo sua 2a volta, enquanto ainda estava na liderança, com 49.12s. Fábio baixa a diferença e chega colado em Barros, mas não consegue tomar dele a 2a posição e fecha em 3o, fazendo várias voltas durante a prova em 48s, mas não baixa a volta de Edilson e fica com a 2a melhor volta em 48.83s na 5a volta.

-----

RESULTADO

1o. Edilson Carneiro (Grid: 3o - VMR: 48.66s)
2o. Fábio Barros (Grid: 1o - VMR: 49.12s)
3o. Fábio Guararapes - Convidado (Grid: 4o - 48.83s)
4o. Helder Müller (Grid: 2o - VMR:49.32s)

-----

Claro que depois de uma bateria com somente 3 pilotos disputando e uma nuvem se aproximando todos ficaram com água na boca para correr de novo. Nesse caso, depois de um malabarismo financeiro junto com o Guararapes usando créditos de cartão fidelidade e o crédito pela quebra do kart para uma nova corrida, nós três entramos na bateria de outros três carinhas que se preparavam prá correr (Maurício, Giuseppe e Anato).

Na tomada de tempo só deu Morredores, uma vez que ficou claro que os três convidados não tinham tanta experiência e estavam ali mais para brincar entre sí. Edilson ficou com a pole com 50.11s, seguido de Barros com 50.69s e eu fiquei em 3o com 50.79s. Anato largou em 4o com 53.86s, Maurício em 5o com 54.30s e Giuseppe em 6o sem ter marcado tempo. Na largada Edilson não conseguiu desenvolver bem e Barros por fora toma a liderança. Eu também largo mais rápido e tento encontrar um espaço mas não consigo ultrapassá-lo até o U, mas na 2a perna do Miolo Edilson derrapa e eu consigo passar por fora na saída do miolo. Fechamos a 1a volta com Barros em 1o, eu em 2o e Edilson em 3o, colados.

Durante as três voltas seguintes tento me aproximar de Barros, mas sem sucesso. Até encosto nas partes mais lentas do circuito (na saída do U, no Miolo e no Mergulho) mas ele sempre abre na retomada das curvas e eu não consigo atacar. Na 4a volta nós 3 andamos na mesma balada, fechando nossas melhores voltas até o momento: Barros com 51.22s, eu com 51.31s e Edilson com 51.29s. Aliás, Edilson vem sempre na cola, mas confesso que estava mais preocupado em me aproximar e nem estava defendendo a posição. Por conta disso, na volta seguinte Edilson retarda a freada do U, bota por dentro e conquista a 2a posição, partindo para o ataque sobre Barros.

Durante uma volta e meia Edilson ataca, e na 7a volta consegue botar por dentro no Mergulho e ultrapassa na subida, assumindo a liderança. Andando bem mais rápido, consegue ampliar a diferença já na 8a volta para 2s, quando consegue baixar da casa dos 51s marcando a melhor volta da prova em 50.93s. Mas logo em seguida ele acaba se atrapalhando com um retardatário (Giuseppe) no U e derrapa, dando a chance para Barros e Eu ultrapassarmos. Barros ainda se surpreende com a derrapada e também perde tempo no U, enquanto eu que vinha mais atrás consigo me antecipar e passar mais limpo, mas na saída do U quando tento ultrapassar Barros, acabo tocando na traseira dele e fico mesmo em 2o.

Logo em seguida, no Miolo, outro retardatário (Anato) se atrapalha com a bandeira azul. Depois da 2a perna Barros tenta ultrapassá-lo pela esquerda, enquanto eu aponto pelo espaço que sobrou pela direita. Por sorte minha, Anato se mantém no centro e eu consigo ultrapassar os dois, assumindo a liderança da prova na 9a volta. A chuva que até aquele momento se resumia a uma fina garoa começa a realmente molhar a pista e as condições de aderência pioram a cada volta. Eu passo a fazer um traçado mais conservador e defensivo para não ser surpreendido como a algumas voltas atrás, e a cada volta na saída do Mergulho eu procuro na chegada se já tem alguém com a bandeira quadriculada. Barros não consegue se aproximar pois tem que se preocupar além da pista molhada, com a aproximação de Edilson a cada volta.

Mas antes de completarmos a 12a volta os fiscais julgam que não há condições de continuar a prova por conta da chuva e encerram a prova. Realmente um pouco antes, ao tentar fazer a 2a perna do Miolo, mesmo vindo muito lento o kart foi reto e por muito pouco não fiquei nos pneus. Acabei não recebendo a bandeira quadriculada, mas depois de 653 dias (1 ano, 9 meses e 13 dias; desde a 3a Etapa Classificatória do CAM2007) consegui minha segunda vitória entre os Morredores. Barros termina novamente em 2o (em todos os amistosos que disputou em 2009 ele terminou em 2o) e Edilson termina colado em 3o. Maurício em 4o, Anato em 5o e Giuseppe em 6o fecham o resultado.


-----

RESULTADO

1o. Helder Müller (Grid: 3o - VMR:51.31s)
2o. Fábio Barros (Grid: 2o - VMR: 51.22s)
3o. Edilson Carneiro (Grid: 1o - VMR: 50.93s)
4o. Maurício - Convidado (Grid: 5o - 52.74s)
5o. Anato - Convidado (Grid: 4o - 53.18s)
6o. Giuseppe - Convidado (Grid: 6o - 64.94s)

-----

É isso aí, na chuva até o Morredor 2008 conseguiu vencer. Não posso desmerecer a vitória dele, pois ele atacou, disputou (até exagerou um pouquinho na agressividade) até conseguir passar e manteve a liderança até o fim, apesar de ter herdado algumas posições tb. Consequentemente, a minha vitória também não pode ser desmerecida. Apesar de não ter andado como Edilson e Barros, consegui acompanhá-los e consegui me manter na pista, mesmo que por sorte em alguns momentos, mas principalmente na pista molhada.

Mas também não dá prá ter muita esperança com esse resultado não. Disputei somente com mais dois Morredores, e por sorte superei os dois. Só que nas etapas eu tenho mais seis além deles para superar também, e a muito tempo não tô conseguindo ser rápido para disputar títulos. Bom, mas é isso, vitória é vitória... Espero ter que esperar menos pela próxima [:-D]

A segunda etapa do CAM está marcada para o dia 17 (daqui a 2 semanas), e até lá é improvável que ocorram treinos ou amistosos oficiais. Aí sim começará a matemática do campeonato, somando pontos e se destacando favoritos.

Qualquer novidade eu posto por aqui.

3 comentários:

Eduardo Carneiro disse...

concordo que correr na chuva é loteria se, e somente se, a pista estiver sem condições pra pilotagem. Se for como no amistoso em que eu participei, o que o Márcio ganhou, certamente não deve ser encarado como loteria.

Helder Jannotti Müller disse...

Eu considero loteria pelo fato de que o fator sorte conta muito mais do que numa corrida normal. Nos dois amistosos na chuva ocorreram incidentes que fizeram com que a vitória fosse definida, ou seja, ainda não tivemos uma corrida na chuva em que realmente o melhor ou um dos melhores na pista ganhou. Bom, na minha opinião.

Edilson Carneiro disse...

É isso ai.. é uma grande loteria.. a sorte influencia muito mais no molhado (usando pneus de pista seca).

É o tipo de corida que não adianta nem administrar vantagem estando na frente, pq o simples fato de molhar mais um pouco, ou mesmo secar mais muda completamente a aderência da pista, o que pode pegar o cara de surpresa e botar toda uma corrida a perder.