domingo, 10 de maio de 2009

E logo em seguida, um amistoso.

E já está virando tradição: De uns tempos para cá estamos sempre correndo 2 vezes por dia, e depois da 2a Etapa não foi diferente. A maioria foi embora mas ficamos eu, o Edilson e o Fábio Barros para corrermos novamente só pela diversão. Mais 3 convidados (Alan, Alex e Giuseppe) se juntaram a nossa bateria e partimos para a tomada de tempo. Infelizmente os tempos da tomada não ficaram disponíveis para nós, mas o grid de largada foi Edilson na Pole, Barros em 2o, Eu em 3o, Alan em 4o, Alex em 5o e Giuseppe em 6o.

Na largada as posições não se alteram entre os Morredores, enquanto os convidados vão ficando para trás. Nas primeiras voltas Edilson, Barros e Eu permanecemos colados, mais ou menos na mesma balada. Eu tentava atacar mas era complicado pois nas curvas eu conseguia encostar nos dois, mas na retomada eles sempre andavam mais e abriam uma distância q não me permitia atacar. Na 3a volta um dos mecânicos do Guararapes, o Anderson, entra na pista na 4a posição, quando já abríamos 12s de vantagem para o 4o (Alan). Giuseppe já havia sido lento na tomada de tempo, continua lento na corrida e depois de 5 voltas para.

Enquanto nós três virávamos em média em 50s, Anderson entrou virando 47s. Confesso que não vi quando ele entrou e nem que ele estava na pista, e como eu era o último do pelotão, nem me preocupava em defender a posição. Na 5a volta senti uma pancada leve no kart na parabólica, mas não imaginei que já era o Anderson pressionando. Por isso, completando a 5a volta na curva da chegada Anderson me surpreendeu, botou por dentro e passou fácil, colando em Barros. Edilson já abria uma pequena distância para Barros, que teve que se preocupar em defender sua posição dali prá frente.

Vale lembrar que Anderson tinha entrado na pista na 3a volta, então estava 2 voltas atrás da gente e portanto não ameaçava nossas posições na prova. Mas para efeito de competição ninguém queria ser ultrapassado. Mas Anderson partia prá cima com tudo e sendo muito mais rápido que nós já completou a 7a volta a frente de Barros, já no encalço de Edilson q abria quase 3s de vantagem. Mas não teve jeito, na volta seguinte Anderson já estava colado em Edilson. Já Barros perdeu o contato com os dois, enquanto eu tentava atacar sem sucesso, por causa da pior retomada. Enquanto isso Alan e Alex andavam juntos, com uma diferença de 1s entre os dois, mas já com mais de 30s de diferença para os Morredores.

Contra Edilson, apesar de estar mais rápido, Anderson não teve tanta facilidade para ultrapassar, e disputou durante 2 voltas sem sucesso. Até que no final da 10a volta ele botou pela direita na subida depois do Mergulho mas não conseguiu ultrapassar até a entrada da chincane. Edilson também não abriu de sua preferência da curva e os dois se tocaram, com Anderson rodando a frente de Edilson e travando seu kart. Barros e Eu vinhamos logo atrás, e ele apontou seu kart num espaço que havia entre o pneu e o kart de Edilson. Não cabia o kart ali, mas eu mirei na traseira do kart de Barros e com a batida ele e eu escapamos de ficar parados e assumimos a 1a e a 2a posição. Alan também teve problemas nessa volta, perdendo sua posição para Alex e na 12a volta abandonou a prova.

Barros conseguiu abrir uma boa vantagem com a batida, e na 11a volta já passou com 3s a frente. Edilson e Anderson saíram logo depois, mas na 13a volta Anderson também abandonou enquanto Edilson tentava chegar para lutar pela 2a posição. Na penúltima volta Barros deu uma vacilada e eu encostei, mas ainda por conta da pior retomada não consegui atacar.

Barros ficou com a vitória com a melhor volta em 50,16s. Eu cheguei colado em 2o com a melhor volta em 50,27s. Edilson cruzou em 3o, 4s atras, novamente baixando de 49 com a melhor volta em 49,68s. Em 4o chegou Alex, 1 volta atrás, com a melhor volta em 53,47s. Alan ficou em 5o lugar, com 11 voltas e o melhor tempo de 53,97s. Em 6o, também com 11 voltas ficou Anderson, que cravou a melhor volta em 47,64s. E em último ficou Giuseppe, que só deu 5 voltas e não bastando o azar pelo kart, não teve nenhum tempo computado.

-----

RESULTADO

1o. Fábio Barros (Grid: 2o - VMR: 50,16s)
2o. Helder Müller (Grid: 3o - VMR: 50,27s)
3o. Edilson Carneiro (Grid: 1o - VMR: 49,68s)
4o. Alex - Convidado (Grid: 5o - VMR: 53,47s)
5o. Alan - Convidado (Grid: 4o - VMR: 53,97s)
6o. Anderson - Convidado (Grid: 7o - VMR: 47,64s)
7o. Giuseppe - Convidado (Grid: 6o - VMR: N/D)

-----

DESTAQUES:

Nesse amistoso o desempenho dos 3 Morredores foi bem equivalente. Aos poucos Edilson conseguiu abrir uma pequena vantagem na liderança, mas não chegou a ser superior. Ele mencionou ao final da prova que não gostou muito de seu kart, mas nem trocou por se tratar somente de um amistoso. Impressionante mesmo foi o desempenho de Anderson, provando o que os outros mecânicos comentavam antes da bateria de que ele domina o Guararapes. De 9 voltas válidas que deu (tirando a largada e a do acidente) 6 voltas foram abaixo de 49s e 3 delas foram em 47s. Sua volta mais rápida foi 2s mais rápida que a de Edilson, que a gente sabe q é o melhor dos Morredores atualmente. Pena que os dois acabaram ficando prá trás por consequencia de seu incidente, e Edilson até mencionou também que se soubesse que Anderson iria entrar, tinha tentado pegar um kart mais competitivo para acompanhar, mas mesmo assim acho difícil que ele conseguisse baixar da casa dos 48s.

-----

Por enquanto é só. A 3a etapa está marcada para o dia 7 de junho, e já se comenta sobre a realização do 7o Amistoso Oficial até lá. Eu pretendo correr, seja no amistoso ou não, pois a próxima etapa será a 1a do ano no circuito invertido e não quero arriscar entrar na etapa sem dar umas voltas antes. Sabe como é, tem gente que nem precisa, mas no meu caso tenho que me cuidar prá não ficar muito prá trás.

[:-)]

2 comentários:

Edilson Carneiro disse...

O Anderson atacou muito, eu estava muito mais lento e não tinha o que fazer a não ser defender o traçado, até pq sabia que se ele passasse era adeus, não tinha como acompanhar.

Depois que rodamos, ai na frente dele, mas ele chegou e ainda duelamos outra volta, ele tentou passar do mesmo jeito sendo que dessa vez recolheu para não bater. E qdo olhei para ver onde ele estava, vi que ele já estava fora da pista.

Foi bom para avaliar o traçado defensivo, que poucas vezes tive condições de testar.

Helder Jannotti Müller disse...

Poizé né? Essa é a desvantagem de ser o melhor dos Morredores... nem dá prá treinar traçado defensivo, já q ninguém consegue te ameaçar :-p

Mas falando sério, foi uma boa corrida. Vc mesmo lento conseguiu segurar o Anderson por várias voltas, e se vcs não tivessem batido vc tinha condições de oferecer resistência até o final e ainda vencer a prova.

Ainda bem que era só um amistoso e não prejudicou em nada.