sábado, 7 de março de 2009

A chuva veio para ajudar na diversão.

Depois de uma semana quase toda debaixo de muita chuva, e com medo de que a chuva atrapalhasse ou até impedisse a realização de nosso 2o amistoso, eis que a chuva acabou ajudando na festa, tornando a corrida cheia de emoções, premiando revelações e deixando promessas para o nosso campeonato.

Nenhum dos 4 convidados puderam comparecer. Gleyve havia retirado sua confirmação na sexta por motivos pessoais e Vanduy, que havia confirmado presença, acabou não aparecendo, sendo o único que disputará o CAM2009 que ainda não correu esse ano. Fábio Barros, que não tinha confirmado presença acabou aparecendo, e com isso partimos para os karts 7 dos 9 pilotos que disputarão o CAM este ano.

Com uma fina garoa e a pista molhada, resolvemos dar uma volta de reconhecimento para nos adaptarmos com as novas condições. De todos, só eu já havia corrido com a pista naquela condição, mas só nas 1as voltas. Naquele momento a cronometragem não estava funcionando então o grid foi sorteado. Na pole, Márcio, com Edilson em 2o. Na segunda fila, Helder em 3o e Luiz Carlos em 4o. Na terceira fila Rodrigo em 5o e Fábio em 6o (ultimamente esses dois vem estando sempre juntos nas classificações e resultados) e em 7o larga Eduardo, vencedor do 1o amistoso.

Na largada e durante a 1a volta apesar da pista molhada a maioria dá um show de pilotagem. Márcio e Edilson mantém a ponta. Helder como problemas de aderência no pneu dianteiro esquerdo cai para a penúltima posição (6o) e Rodrigo cai para último (7o). Com isso fecham a 1a volta Luiz Carlos em 3o, Fábio em 4o e Eduardo em 5o. Com a pista molhada, muitos toques involuntários acontecem, e na volta seguinte Edilson acaba derrapando no miolo, caindo para último. Rodrigo também passa Helder subindo para 5o.

Com muita disputa pelas posições, na 4a volta Fábio acaba caindo para último também, enquanto Helder retoma sua posição sobre Rodrigo. Na volta seguinte Edilson também ultrapassa Rodrigo. Luiz Carlos, que vinha em 2o, derrapa na 6a volta e cai para último. Eduardo, que havia largado em último, assume a ponta. Helder ultrapassa Márcio e fica em 2o. Márcio cai para 3o, com Edilson em 4o, Rodrigo em 5o e Fábio em 6o. Luiz Carlos se recupera, passa Fábio e Rodrigo, e parte para o ataque a Edilson. Fábio também passa Rodrigo, e os dois acompanham a briga entre Luiz Carlos e Edilson.

As condições da corrida ficam muito variáveis por conta da chuva fina que cai, molha a pista e depois para. Com isso a pista varia em seca em alguns momentos e molhada em outros. Eduardo abre distância na liderança enquanto Helder tenta se defender contra os ataques de Márcio. Na 9a volta na disputa de posições novamente Edilson cai para último com Luiz Carlos em penúltimo. Na volta seguinte Eduardo tem problemas no motor e acaba sendo ultrapassado por todos até conseguir chegar aos boxes para trocar de kart. Helder assume a liderança, ainda sendo pressionado por Márcio. Fábio já vem em 3o, enquanto Luiz Carlos ultrapassa Rodrigo e assume a 4a posição. Rodrigo vem em 5o sendo pressionado por Edilson em 6o.

Na 11a volta depois de um toque na florestinha Helder acaba indo parar nos pneus, perdendo a liderança para Márcio. Seu kart perde rendimento, e na volta seguinte Fábio ultrapassa por fora na reta depois do Miolo, e em mais uma volta Edilson e Rodrigo também ultrapassam na curva da chegada. Na penúltima volta Edilson acaba levando a pior novamente na disputa com Rodrigo, que fica com a 3a posição, e Helder sobe para 4o. Edilson cai para 5o e novamente passa a disputar com Luiz Carlos.

A cronometragem deixa de pegar algumas voltas iniciais, mas a partir da 7a volta passa a funcionar. As posições se mantém até a bandeirada com Márcio em 1o com a 3a melhor volta da prova em 54.09s. Fábio chega em 2o marcando a melhor volta com 53.49s). Rodrigo é 3o com a 2a melhor volta em 53.52s. Novamente Fábio e Rodrigo juntos na classificação, com 1x0 para Fábio. Helder cruza em 4o com a 4a melhor volta em 54.19s. Luiz Carlos chega em 5o com a 5a melhor volta em 54.41s. Edilson cruza em 6o e marca a 6a melhor volta com 54.51s. Eduardo chega em 7o com a 7a melhor volta em 55.09s. As voltas de seu 1o kart foram com certeza mais rápidas, uma vez que ele liderava e abria vantagem para o 2o, mas essas voltas não foram registradas...

-----

RESULTADO FINAL

1o. Márcio Chaves - OComplicador (1o)
2o. Fábio Barros (6o)
3o. Rodrigo Monteiro (5o)
4o. Helder Müller (3o)
5o. Luiz Carlos - OComplicador (4o)
6o. Edilson Carneiro (2o)
7o. Eduardo Carneiro (7o)

-----

DESTAQUES

Foi uma corrida bem atípica por conta da chuva e das condições da pista que variavam a todo momento. Acho que não é justo destacar alguém por conta somente do resultado final pois quase todos foram muito equivalentes. Muita gente foi prejudicada por problemas e quase todos caíram para as últimas posições e tiveram que se recuperar. Então dessa vez não vou destacar ninguém, e ao mesmo tempo estarei destacando todos pois em condições tão adversas foi uma corrida onde todos estiveram bem nivelados tecnicamente.

-----

MINHA CORRIDA

Foi uma corrida de altos e baixos. Na largada mantive a 2a posição, consegui fazer o U com muita cautela mas inesperadamente antes da entrada do miolo, por conta do pneu dianteiro esquerdo que estava rachado, derrapei e caí para a penúltima posição. Mesmo assim fiz uma boa corrida de recuperação não me preocupando em defender a posição mas em atacar quem estava na minha frente e me adaptando aos problemas de aderência. Caí para 6o e é verdade que herdei mais posições do que conquistei com ultrapassagens, mas nos ataques que fiz fui bem sucedido até chegar na ponta. Com um toque que me jogou nos pneus perdi a liderança e no momento em que a pista molhou de novo e meu pneu voltou a me prejudicar, caí novamente para 5o. No fim, herdei novamente a posição do Edilson prá chegar em 4o. Apesar de ter me decepcionado com a perda da liderança e com o resultado final, acho q posso tirar de positivo o fato de não ter cometido erros, nem que prejudicassem os outros, e nem que prejudicasse a mim mesmo. Com a pista tão difícil do jeito que ela estava, consegui me manter na pista e controlar o kart muito bem.

-----

E apesar de tradicionalmente essas serem as últimas linhas de meus relatos sobre as corridas, dessa vez não para por aqui. Todos ficaram muito empolgados com a corrida na chuva e apesar do Guararapes estar lotado, resolvemos aproveitar a empolgação da galera prá realizarmos nosso 3o amistoso oficial ali mesmo. Até mesmo o Luiz Carlos que tinha um compromisso resolveu participar, mas um pouco depois teve que voltar atrás e não pode participar do amistoso de última hora. O Márcio também não ia participar, mas de última hora demos um jeito para que ele corresse.

Para o 2o amistoso nos juntamos com uma turma do Eugene (que já tinha corrido com a gente em Julho do ano passado). A bateria foi composta por Eugene, Euler, Ricardo, Ginley e José Américo como convidados, e Edilson, Eduardo, Fábio, Rodrigo, Helder como Morredores, e o Morredor 2008 Márcio como OComplicador. Com a cronometragem funcionando dessa vez, fizemos a tomada de tempo. A pole fica com Fábio, seguido de Helder em 2o. Na segunda fila Eduardo fica em 3o e Euler em 4o. A terceira fila é composta por Ricardo em 5o e Eugene em 6o. Na quarta fila, Edilson em 7o, prejudicado em sua volta rápida por Ricardo, e Rodrigo em 8o. Na 5a fila, Márcio em 9o e Ginley em 10o, e fechando o grid, José Américo em 11o.

Na largada, os 4 primeiros mantém suas posições, mas após o U Helder sente o pneu traseiro esquerdo furado, e já no Miolo começa a perder posições. Com o pneu completamente seco acaba parando antes de completar a volta para trocar de kart, e tem sua corrida completamente comprometida. Eduardo disputa com Fábio enquanto eles se distanciam de Euler. Rodrigo logo na 2a volta já passa na 4a colocação. Com a pista seca a disputa fica mais difícil e as trocas de posições se resumem ao final do grid. Helder faz uma corrida de recuperação e ultrapassa José Américo, que vinha muito lento, ainda na 3a volta.

As posições se mantém até a 7a volta, quando Eduardo conquista a liderança e não larga mais. Edilson na mesma volta supera Ricardo, que tinha o atrapalhado na tomada de tempo, na disputa pela 5a posição. Márcio, Eugene e Ginley trocam disputam acirradamente a partir da 7a posição, trocando de colocações a cada volta. Helder corre um pouco a frente, mas no ritmo dos lideres. Ele arrisca tudo para recuperar posições mas acaba passando do ponto na freada do U e roda. Ele consegue se recuperar sem a ajuda dos fiscais, mas abre passagem para os dois primeiros e perde tempo na recuperação de posições.

Helder fica colado em Fábio e aproveita seu ritmo forte e as bandeiras azuis dadas para os retardatários para ultrapassar os concorrentes e recuperar posições. Na 10a volta ultrapassa Márcio e na volta seguinte ultrapassa Ginley e Eugene, chegando até a 7a posição. Eduardo consegue colocar uma volta em Ricardo, o 6o colocado, mas ele não abre passagem para Fábio, que perde contato com Eduardo. Consequentemente Helder que vinha colado com Fábio também não tem oportunidade de brigar pela 6a posição.

No fim Eduardo vence com a volta mais rápida da prova em 48.81s. Fábio termina em 2o com a 2a melhor volta em 49.41s. Euler, apesar de não ter sido tão rápido marcando somente a 8a melhor volta da prova em 51.84s termina em 3o. Rodrigo chega em 4o com a 6a melhor volta em 51.10s. Edilson chega em 5o marcando a 5a melhor volta em 50.71s. Ricardo chega em 6o a 1 volta atrás marcando a 7a mehor volta com 51.18s. Helder chega em 7o mas não tem voltas registradas. Eugene chega em 8o apesar de ter marcado a 3a melhor volta em 50.31s. Ginley chega em 9o com a 4a melhor volta em 50.62s. Márcio chega em 10o com a 9a melhor volta em 51.95s e José Américo não consegue acompanhar o ritmo dos outros pilotos e chega a 3 voltas atrás, com a 10a melhor volta em 58,75s.

Infelizmente tivemos uma péssima experiência com um único piloto convidado, o Ricardo, que ao final da prova descobrimos que correu embriagado. Ele ficava fazendo zigue zague na pista, atrapalhava a todos, inclusive quando levava bandeira azul e chegou ao cúmulo de jogar o Edilson prá fora da pista ainda na volta de classificação. Uma falta de espírito esportivo e de caráter sem tamanho. Seus amigos vieram pedir desculpas por ele, e como era só um amistoso a gente não levou nenhum estresse prá fora do capacete. Mas não é esse tipo de companheiro que procuramos para compartilhar a pista com a gente. Uma pena que uma pessoa não saiba se divertir sem estragar a corrida dos outros. Espero que sem o álcool na cabeça ele seja uma pessoa diferente, mas não pretendo dar uma oportunidade prá conferir não... prefiro não arriscar mais.

-----

RESULTADO FINAL

1o. Eduardo Carneiro (3o)
2o. Fábio Barros (1o)
3o. Euler - Convidado (4o)
4o. Rodrigo Monteiro (8o)
5o. Edilson Carneiro (7o)
6o. Ricardo - Convidado (5o)
7o. Helder Müller (2o)
8o. Eugene - Convidado (6o)
9o. Ginley - Convidado (10o)
10o. Márcio Chaves - OComplicador (9o)
11o. José Américo - Convidado (11o)

-----

DESTAQUES

E lá está novamente Eduardo no topo! Foram 2 vitórias nas 3 corridas de 2009, sendo que na corrida em que ele não venceu, ele liderava e abria distância para o 2o colocado quando seu motor quebrou... Dificilmente perderia aquela bateria. Começou o ano melhor que todos, inclusive que o favorito ao título Edilson, e calou a boca de todos que não o consideravam um dos favoritos. Finalmente ele reencontrou sua técnica, e vai dar trabalho a Edilson esse ano. Fábio Barros também voltou a ser rápido, obtendo ótimos resultados nas duas provas. Mas Fábio ainda carrega o estigma de 2008, onde tinha bons resultados quando largava na frente, mas se desmotivava quando largava atrás e não conseguia manter a constância.

-----

MINHA CORRIDA

Na volta de reconhecimento pisei fundo na pista já seca e vi que o kart estava muito bom! Larguei no final do pelotão mas fui abrindo passagem até abrir a voltá rápida, acelerando forte nas retas e com o kart muito estável nas curvas. Dei um pequeno vacilo no mergulho e perdi um pouco de tempo, mas ainda consegui o 2o lugar. Acho até que sem o vacilo poderia ter conquistado a pole. Só que depois da largada, na saída do U, notei o barulho estranho do pneu, e já no Miolo senti o kart instável. Consegui controlá-lo, mas tive que abrir espaço pois estava mais lento... consegui levar o kart até os boxes e quando parei, com a corrida completamente comprometida tive que decidir se corria só por correr ou se economizava aquela grana.

Acabei pegando outro kart e saindo um pouco a frente dos líderes Fábio e Eduardo. Sem nada a perder pisei fundo e arrisquei tudo para ser rápido e conseguir recuperar o máximo de posições que desse. Estava rodando no ritmo dos líderes e eles não se aproximavam, mas acabei passando do ponto numa freada do U e rodei. Consegui voltar pro traçado sem ajuda, mas facilitei a passagem dos dois líderes e passei a acompanhar o Fábio, colado. Por um lado, apesar de ter perdido um tempo valioso com a rodada, no ritmo do Fábio quando eles passavam pelos concorrentes com a bandeira azul, eu conseguia chegar com o motor cheio e aproveitava prá passar também. Quando perdia um pouco de contato com o Barros negociando as ultrapassagens, com pista livre acabava encostando de novo.

Poderia ter disputado a 6a posição também (talvez até a 5a com o Edilson, se não tivesse rodado) mas o Ricardo apesar de receber várias bandeiras azuis foi totalmente antidesportivo e não abriu passagem para o Fábio, e consequentemente impossibilitando de que eu brigasse com ele pela posição. No fim não pude avaliar minha possibilidade de disputar diretamente com o Barros, não pude avaliar minha pilotagem e acabei não podendo avaliar meus tempos também pois a cronometragem não registrou minhas voltas... acabei correndo só por correr, mas pelo menos valeu pelo prazer de estar na pista.

-----

Enfim foi isso... Dois amistosos oficiais em um só dia, com muitas emoções, corrida com pista molhada, com pista seca. Mas eu confesso que gostaria de ter saído com um resultado melhor. Na verdade, Eduardo larga na 2a etapa com toda a moral prá vencer a prova, tendo sido absoluto nessa pré-temporada. Com Edilson e Luiz Carlos largando atrás, e eu não conseguindo ser tão rápido, Eduardo é favoritíssimo para a vitória da 1a etapa.

Para mim só resta cumprir meu objetivo de fazer o melhor que der.

[:-|]

Um comentário:

Anônimo disse...

De fato 2 amistosos muito disputados ... Entretanto vale ressaltar a presença do fotógrafo e cinematográfico que vos posta, q apesar de sérios problemas técnicos com o equipamento de trabalho fez seu papel de maneira discreta e versátil.
Obg pela oportunidade deste :)