domingo, 23 de novembro de 2008

A disputa chega ao fim no CAM

Finalmente conseguimos realizar a decisiva penúltima etapa do campeonato. Ontem, 14:30 entramos na pista para tentar levar a decisão para a última etapa. Mas sem Vieira na pista, Edilson não teve adversários e conquistou fácil, com uma etapa de antecipação o CAM2008. Apesar de ter feito sua melhor corrida do campeonato, Márcio acaba com somente uma chance microscópica de se salvar, e já é considerado o Morredor de 2008. Vanduy consegue quebrar a hegemonia dos favoritos e conquista a vitória da etapa.

Com a exceção de Vieira que já havia anunciado seu abandono do campeonato, e Rafael que comprovou o desinteresse pelo CAM tendo faltado as 3 últimas etapas, entramos os oito pilotos no grid. Na pole, Eduardo, tentando se recuperar da 6a etapa e favorito à vitória. Em 2o Rodrigo, que vinha melhorando no campeonato, em 3o Helder, ainda sonhando em levar a decisão do campeonato para a última etapa. Em 4o Vanduy, que tenta brigar pelas 1as posições do CAM, em 5o o lugar vazio de Vieira, em 6o Edilson, que correria para definir o campeonato ali naquela etapa, em 7o Márcio, que ainda tenta escapar de ser o Morredor, em 8o o lugar de Rafael, em 9o Gleyve, e em 10o Barros.

Logo na largada, antes da 1a curva tudo se embola. Vanduy, que tinha conseguido pegar o melhor kart no sorteio pula de 4o para a 1a posição. Eduardo e Rodrigo não largam bem, enquanto Helder cola em Eduardo. Márcio, Edilson e Gleyve vem muito mais rápido, passam Rodrigo e entram também na briga pela 2a posição. Rodrigo cai para 7o e Barros se mantém em 8o. E enquanto Vanduy abre distância com pista livre, Eduardo, Helder, Edilson, Gleyve e Márcio disputam a 2a posição por algumas voltas. Edilson conquista a 2a posição e abre distância. Eduardo ainda tenta defender a 3a posição mas Helder passa, e logo depois Gleyve e Márcio também conseguem a ultrapassagem, com Eduardo caindo para a 6a posição.

Vanduy corre livre na liderança. Edilson vem em 2o, mas vem pensando que está liderando, confundido pela ótima largada de Vanduy que pulou de 4o para 1o. Por isso Edilson passa a administrar a corrida sem arriscar e sem buscar a aproximação para Vanduy. Prá ele aquela posição já lhe garantia o título e já era suficiente. Mais atrás, Helder sofre a pressão de Gleyve, que acaba conquistando a 3a posição. Márcio, que havia perdido o contato, vem se aproximando, chega a disputar a 4a posição nas últimas voltas mas não consegue passar.

No fim Vanduy domina a prova e vence sem dificuldades, quebrando a hegemonia dos 3 favoritos e se unindo aos poucos que conquistaram vitórias esse ano. Edilson conquista por antecipação o título do CAM2008 chegando em 2o. Gleyve conquista seu 1o pódium do ano chegando em 3o. Helder chega em 4o seguido por Márcio com seu melhor resultado chegando em 5o. Eduardo chega em 6o, com Rodrigo em 7o e Fábio Barros em 8o. Mas apesar do ótimo resultado de Márcio, são mínimas as chances que ele tem de não ser o Morredor. Ele teria que vencer, sem que Barros largasse, ou chegar na frente de Rafael com ele se efetivando (para isso ele tem que chegar em 3o)

-----

RESULTADO FINAL

1o. Vanduy Queiroz (4o)
2o. Edilson Carneiro (6o)
3o. Gleyve Páscoa (9o)
4o. Helder Muller (3o)
5o. Márcio Chaves (7o)
6o. Eduardo Carneiro (1o)
7o. Rodrigo Monteiro (2o)
8o. Fábio Barros (10o)

CAMPEONATO

1o. [==] Edilson Carneiro (62)
2o. [+1] Helder Muller (52)
3o. [-1] Fábio Vieira (50)
4o. [==] Eduardo Carneiro (46)
5o. [==] Vanduy Queiroz (43)
6o. [+2] Gleyve Páscoa (31)
7o. [-1] Rodrigo Monteiro (30)
8o. [-1] Fábio Barros (28)
9o. [==] Rafael Benevides (18)
10o. [==] Márcio Chaves (18)

-----

DESTAQUES

Os destaques da penúltima etapa vieram todos da intermediária. Vanduy, Gleyve e Márcio. Edilson até chegou em 2o, mas todos sabiam que ele pularia prás 1as posições logo no início. Mas Vanduy largou muito bem, e antes do U já havia ganho a 1a posição ultrapassando por fora. Depois dominou a prova e não foi ameaçado em nenhum momento. Gleyve brigou muito para conseguir seu primeiro pódium, com o 3o lugar e Márcio evoluiu muito, mostrou interesse e disputou até o fim (por pouco não chega em 4o). Pena que com relação ao título de Morredor, sua reação tenha vindo muito tarde.

-----

MINHA CORRIDA

Tendo a impossível missão de chegar à frente de Edilson para me manter vivo no campeonato, completamente sem ritmo e sem conseguir ser rápido durante todo o CAM, só pude entrar na pista e tentar fazer o melhor que desse. E foi o que eu fiz. Larguei bem (como sempre tenho conseguido) e estava no grupo que disputava o 2o lugar. Mas logo Edilson passou, e ali eu vi meu CAM2008 terminando. Ainda consegui passar o Eduardo, mas Edilson estava abrindo distância e minha meta de chegar na última etapa com chances matemáticas foi por água abaixo.

Mas como sempre, não consegui ser rápido. nas etapas passadas Vieira, Vanduy, Gleyve, Barros, já estavam andando mais rápido que eu. Nessa Barros teve problemas e não pode disputar, mas Gleyve e Márcio estavam mais rápido que eu. Gleyve teve tempo para chegar, disputar e conseguiu tomar a 3a posição. Márcio ainda chegou, mas contra ele eu consegui defender a 4a posição.

E com isso se encerra o CAM2008. Não tenho metas para a última etapa, e vou correr só pelo calendário. A vice liderança do campeonato foi jogada no meu colo com o abandono de Vieira, mas não me sinto nem um pouco merecedor dessa posição. Pelo contrário, analisando meu desempenho acho que tive um campeonato pior que os dois anteriores (tô falando de desempenho). Não consegui ser competitivo, coisa que em 2006 e 2007 eu fui mais. Nos CAMs passados tive ótimas disputas com Edilson Vieira e Eduardo, referências de pilotagem.

Nesse ano não consegui ser rápido, nem consegui me defender quando me atacavam. Tive sorte nas primeiras etapas, talvez até por conta de estar treinando antes de o início do CAM, consegui manter uma regularidade e me manter com uma boa pontuação mas depois que todo mundo se habituou, estive sempre por ali na intermediária. E minhas maiores chances de vitória já se foram. Uma vitória na última etapa, só com uma zebra grande. Pode acontecer, mas não é nada que se possa ter como referência. Bom, a última etapa está marcada para daqui a 2 semanas, dia 6 de dezembro. É provavel que ela seja adiada, mas de qualquer forma para mim ela será só para cumprir o calendário. O CAM2008 acabou ontem.


Só resta dar os PARABÉNS AO CAMPEÃO DE 2008, Edilson Carneiro. Teve problemas nas duas 1as etapas, mas a partir da 3a dominou o campeonato. Se recuperou, assumiu a liderança e não deu chance prá ninguém. Nessa etapa, sem a presença de Vieira (único com chances reais de dificultar o título) não teve problemas para administrar o resultado. Tomara que em 2009 Vieira volte e nós consigamos evoluir para se aproximar do nível dos dois, senão em 2009 teremos um campeão com mais de uma etapa de antecedência.

[:-p]

2 comentários:

Edilson Carneiro disse...

Opa! calma lá.. ainda não sou o campeão não. Pelas regras do CAM2008 ainda posso zerar na pontuação da próxima etapa. Praticamente impossível, pois preciso só participar da etapa, porém.. Matematicamente ainda não sou campeão!!

;-)

Helder Jannotti Müller disse...

Você é campeão SIM!!! Você nunca faltou e teria que ser um motívo muito séríssimo para vc faltar uma etapa!

Fora isso, mesmo se faltasse, em primeiro lugar a chance é microscópica que eu vença largando em 5o (já larguei em 4o e 3o e mesmo assim não consegui).

Em segundo lugar, da mesma forma que eu não me sinto vice, não iria me considerar campeão nessas circunstâncias, com vc inusitadamente faltando, e mesmo q estivesse vencendo iria pensar seriamente se não desacelerava e deixava o 2o passar... sério mesmo.