domingo, 11 de maio de 2008

Um ótimo início de campeonato!


Foi um sucesso o início do CAM2008! Todos compareceram e proporcionaram uma festa muito bonita na estreia do Guararapes sediando o CAM, com direito a cobertura externa, filmagem digital e várias câmeras, inclusive na pista. A prova foi muito disputada, com vários incidentes que foram decisivos para determinar o resultado final. Foram 17 voltas (mais uma de reconhecimento) muito emocionantes deixando claro que o campeonato será muito disputado.

Alinhados no grid estavam os seguintes pilotos e suas respectivas cores: Gleyve (azul escuro) em 1o, Fábio Vieira (amarelo) em 2o, os estreantes Márcio (branco) em 3o e Rafael (verde escuro) em 4o, Fábio Barros (cinza) em 5o, Vanduy (azul claro) em 6o, Eduardo (preto) em 7o, Edilson (laranja) em 8o, Rodrigo (verde claro) em 9o e Helder (vermelho) em 10o.

Na largada, como muitos já previam, Vieira que geralmente larga muito bem pula na frente, deixando Gleyve em 2o. Edilson também ganha posições na largada, mas como alguns previam também na 1a e mais complicada curva, o U, um problema entre os estreantes Márcio e Rafael acaba prejudicando quase todos os que vinham atrás disputando a largada. Todos ficaram parados no U, exceto Eduardo, Rodrigo e Helder, os três últimos, que conseguem encontrar um espaço e se livrar da confusão. Eduardo pula de 7o prá 3o, Rodrigo ainda se assusta e freia forte para conseguir passar enquanto Helder que já vinha preparado para a situação consegue tracionar melhor e ganha a 4a posição logo na saída do U. Dos que se prejudicaram no U, Fábio Barros consegue sair antes e fica em 6o, com Rafael em 7o e Vanduy em 8o. Edilson é o último carro a sair, mas consegue ainda ganhar a posição de Márcio antes do fim da 1a volta e já passa em 9o começando uma corrida de recuperação, enquanto Márcio permanece em último até terminar.

Vieira domina absoluto por toda a prova, abre muita vantagem e não tem problemas para manter a liderança até o fim. Gleyve não consegue manter a 2a posição e é ultrapassado por Eduardo e por Helder enquanto Edilson já recupera a 8a posição em cima de Vanduy ainda na 2a volta. Helder se aproxima de Eduardo para brigar pela 2a posição, enquanto Rafael passa Barros subindo para 6o, deixando para Barros a tarefa de segurar Edilson que se aproxima. Ainda na 4a volta Helder conquista a 2a posição, a partir daí abrindo aos poucos uma vantagem confortável para Eduardo e tentando chegar em Vieira, mas não conseguindo se aproximar até o fim da prova. Nesse momento os 3 primeiros já estavam definidos.

Ainda na 4a volta Rodrigo perde a 5a posição para Rafael e na volta seguinte perde também para Barros e Edilson, caindo para 8o. Na 8a volta Barros devolve a ultrapassagem da 3a volta sobre Rafael, trazendo com ele Edilson, que acompanha Barros desde o início tentando ultrapassá-lo, e deixando Rafael em 7o até o fim. Na volta seguinte as posições restantes também são definidas quando Vanduy ultrapassa Rodrigo, conquistando o 8o e deixando Rodrigo em 9o. Márcio vem em 10o, mais distante e sem condições de brigar. Na 14a volta, a 3 voltas do fim, Gleyve perde a 4a posição para Barros e Edilson, caindo para 6o, posição em que termina. Na volta seguinte, depois de passar 10 voltas disputando com Barros, Edilson finalmente consegue a ultrapassagem assumindo a 4a posição, mas restando só 3 voltas para o fim, não há mais tempo para alcançar Eduardo.

No fim das 17 voltas Fábio Vieira (amarelo) confirma o favoritismo e vence. Helder (vermelho) faz uma boa corrida, cautelosa e sem erros e termina em 2o . Eduardo (preto) acompanha Helder por toda prova e termina em 3o. Edilson (laranja), que apesar de ter caído para último na 1a volta se recupera durante a prova e termina em 4o, um pouco depois de levar uma volta de Fábio Vieira. Fábio Barros (Cinza) resiste contra as investidas de Edilson quase até o fim, e fica em 5o. Gleyve (azul escuro) disputou muito as posições da frente, mas acaba caindo para 6o. Rafael (verde escuro) disputa muito também, chegou a 5o mas acabou caindo para 7o. Vanduy (azul claro) em 8o, Rodrigo (verde claro) em 9o, e Márcio (branco) com 15 voltas em 10o fecham a classificação. Consequentemente o resultado da prova é o mesmo do campeonato, com Vieira liderando com 11 pts, Helder em 2o com 9 pts e Eduardo em 3o com 8 pts. OComplicador Rafael, que tem a meta de conquistar 26 pts até o fim consegue um bom resultado com 4 pts, bastando manter essa média até o fim do CAM.

-----

RESULTADO FINAL

1o. Fábio Vieira (2o)
2o. Helder Muller (10o)
3o. Eduardo Carneiro (7o)
4o. Edilson Carneiro (8o)
5o. Fábio Barros (5o)
6o. Gleyve Páscoa (1o)
7o. Rafael Benevides (4o)
8o. Vanduy Queiroz (6o)
9o. Rodrigo Monteiro (9o)
10o. Márcio Chaves (3o)

CAMPEONATO

1o. Fábio Vieira (11)
2o. Helder Muller (9)
3o. Eduardo Carneiro (8)
4o. Edilson Carneiro (7)
5o. Fábio Barros (6)
6o. Gleyve Páscoa (5)
7o. Rafael Benevides (4)
8o. Vanduy Queiroz (3)
9o. Rodrigo Monteiro (2)
10o. Márcio Chaves (1)

-----

DESTAQUES

A meu ver tivemos vários destaques nessa prova: Em primeiro lugar cito Fábio Barros, que conseguiu segurar por 10 voltas as investidas de Edilson, um dos pilotos mais rápidos e sério candidato ao título de 2008. Depois o próprio Edilson, que caiu para último na 1a volta, ficou parado muito tempo mas mesmo assim foi conquistando posições e tirando a diferença até o fim. Com certeza se não tivesse se envolvido no incidente no U teria brigado pela vitória. Não podemos esquecer de Fábio Vieira, que não deu chance prá ninguém, conquistou a 1a posição e abriu distância, não dando chance de ninguém se aproximar para brigar.

MINHA CORRIDA

Quanto a minha corrida, eu já vinha prevendo problemas no U desde que o grid tinha saído. Não é desmerecendo ninguém não, mas numa disputa de largada, tentando ser rápido e chegando no U tentando defender e ganhar posições, alí seria um ponto muito complicado para os que não conheciam o circuito. Vale lembrar que 3 pilotos ainda não tinham corrido lá, entre eles o 3o e o 4o do grid. Por isso eu já tinha decidido e até divulgado que mesmo largando em último, não disputaria a largada e só tentaria ganhar posições a partir do U...

Dito e feito. 5 pilotos ficaram e 5 pilotos escaparam do incidente no U. Os que escaparam, os 2 primeiros que já haviam passado, e os 3 últimos que tiveram tempo de freiar e desviar. No meu caso ainda tirei vantagem pois como estava preparado para algo, consegui fazer o U limpo e tracionei melhor que Rodrigo, que tinha se assustado com o acidente e fez o U mais irregular. Depois corri com calma pois logo nas 1as voltas vi que estava me aproximando de Gleyve e Eduardo. Consegui ultrapassá-los sem problemas, me aproveitando de pequenos erros que eles cometeram, e depois foi só tentar me aproximar do Vieira.

O problema era que o Vieira aproveitou as primeiras voltas na liderança com pista livre prá andar muito rápido e abrir distância, sendo assim, ele já estava bem a frente quando eu cheguei em 2o. A meu ver, eu estava andando no mesmo ritmo do Vieira, algumas voltas mais rápido, outras mais lento, mas quando começaram a chegar os retardatários eu preferi não forçar ultrapassagens, sendo cauteloso e perdendo algum tempo, mas passando com segurança. Aí perdi algum tempo e o Vieira abriu mais um pouco. Então, como estávamos a meu ver equivalentes, não deu prá me aproximar. Mas em compensação eu vinha controlando bem a distância para o Eduardo, então não tive o 2o lugar ameaçado.

Foi uma corrida muito boa e espero manter a regularidade desta prova durante todo o campeonato. Prá quem não lembra, na pré-temporada de 2007 eu vinha bem tb, era um dos favoritos do ano, liderei a 1a etapa e só não venci por que meu parachoque quebrou e tive que parar e depois terminar a prova segurando o parachoque... Ainda fui 2o, mas mesmo assim meu campeonato não foi regular. Apesar de Vieira e Edilson estarem muito rápidos ainda, agora já dá prá sonhar com a vitória, sem esquecer de Eduardo, que deu uma queda de desempenho mais ainda pode voltar ao ritmo. Mas mesmo assim acho q o importante é a regularidade.

Vamos nós, a 2a etapa está marcada para 14 de junho, e até lá quem sabe não teremos amistosos? Muita espectativa até a 2a etapa, onde o campeonato começa a se formar.

Nenhum comentário: