sábado, 3 de maio de 2008

Tô vivo!

FINALMENTE!!! Depois de 5 treinos no Guararapes, resultados inexpressivos e voltas irregulares, sem conseguir ser constante, ontem de última hora consegui me encontrar com o Edilson, caminhamos na pista, peguei umas dicas com ele e com o Luiz (lá do Guararapes), e por fim resolvi fazer um último treino antes do CAM. Eu e o Edilson tiramos a prova só para tentar melhorar o traçado, e o Luiz deu umas 5 voltas também nos ajudando... E FOI SHOW!

Logo de início, já com as dicas teóricas do Luiz eu já senti uma melhora considerável na saída das curvas. Acho que pela minha vontade de melhorar eu estava brigando demais com o kart, perdendo tempo e achando que estava perdendo tempo por não estar suficientemente rápido, mas o problema é que eu estava rápido demais e passava do ponto nas curvas.

Nas voltas iniciais o Edilson ainda estava abrindo pouco a pouco de mim, mas bem menos do que nas provas anteriores, até que num determinado momento notei que começei a conseguir acompanhá-lo. Ele ainda tinha uma vantagem na subida antes da chincane, onde ele abria e eu não conseguia passar colado na chegada. Depois ele me deixou passar e começou a me acompanhar, e realmente deu prá notar que entre dois pilotos equivalentes, se o da frente não errar fica bem difícil pro de trás ultrapassar...

Depois de umas 3 voltas o Luiz entrou tb na pista, nos acompanhou um pouco, depois abrimos espaço, ele passou e fomos acompanhando seu traçado. Ele indicava os pontos de tangência e no fim consegui acompanhá-lo também (tá, acredito que ele estava aliviando um pouco, pois ele fez uma volta em 47,38s. O acompanhamos por umas 3 voltas e depois ele saiu.

Novamente deixei o Edilson passar e a partir daí sim, já do meio pro fim do treino eu consegui ficar colado nele. Inclusive na subida antes da chincane em alguns momentos eu já estava conseguindo ter um desempenho melhor que o dele, tendo que tirar o pé na chincane para não bater. Passei várias voltas colado, e pensei até em tentar arriscar uma ultrapassagem para testar, mas acabei não tentando. No fim, apesar do Edilson não ter tido um de seus melhores desempenhos, pois estava variando e testando muito, acredito que dê para tirar uma referência para concluir que eu consegui melhorar.

No nosso 1o amistoso de 2008, em março, o Edilson fez uma média de 50,212s e uma volta mais rápida de 49,22s enquanto eu tinha feito 51,566/50,37, ou seja, perdia mais de um segundo por volta prá ele. No 2o amistoso, de 12 de abril o Edilson melhorou para 49,657/48,89 enquanto eu continuava perdendo 1s com 50,623/49,28, com só 2 voltas em 49s. No amistoso relâmpago do fim de abril Edilson melhorou mais um pouco, fez várias voltas em 48s e marcou 49,414/48,46 enquanto eu novamente só consegui fazer 2 voltas em 49s e piorei um pouco, prá 51,288/49,08, perdendo quase 2s prá ele.

Mas finalmente nesse treino eu evoluí consideravelmente. Fiz 49,731/49,27, e mesmo não conseguindo a minha melhor volta, mas fiz mais da metade das voltas em 49s, considerando que em algumas voltas tirávamos o pé para esperar um ao outro, achei um resultado muito positivo. Melhorei em quase 1s minha média e me aproximei bem das médias do Edilson. Consegui até superar o Edilson nesse treino, que fez 49,854/49,58. Como eu falei, ele estava fazendo experiências também, e além disso no kart indoor dependemos muito dos karts q pegamos, mas pelo menos eu consegui me aproximar.

Agora já dá prá sonhar com alguma disputa. Apesar de um treino ser bem diferente de um amistoso, disputando posições, não podendo arriscar tanto, e muito mais diferente de uma etapa do CAM, pelo menos dessa vez eu consegui encontrar o caminho para tentar acompanhar os favoritos...

Estamos a uma semana da 1a etapa do CAM! A espectativa é grande, mas agora ainda há uma esperança... A vitória ainda é muito difícil, principalmente largando atrás, mas se eu conseguir ganhar posições, e consequentemente pontos importantes, vou conseguir me manter vivo para tentar chegar no fim com chances de disputa.

Essa semana vai ser uma espectativa só!

:-)

Nenhum comentário: