sexta-feira, 23 de maio de 2008

Só dá Vieira e Edilson!

É amigos! Ainda não foi dessa vez que vimos a disputa direta entre Fábio Vieira e Edilson entre a liderança de uma prova. Mas o campeonato tem tudo para ser decidido entre os dois, enquanto os outros estão correndo atrás de chegar ao nível deles (inclusive eu)!

Dos cerca de 15 morredores e convidados que afirmaram que iriam ou que pelo menos fariam o possível, acabamos nos reunindo somente em 6, e na última hora conseguimos chamar mais um convidado. Dos morredores estávamos eu, Edilson, Eduardo, Fábio Vieira e Rodrigo, junto com Ary Júnior da Seduc e por fim Luiz Carlos da Seplag.

Como a cronometragem não estava funcionando, boa parte dos objetivos que eu tinha na prova foram prejudicados, uma vez que eu queria baixar meu tempo de volta tentando corrigir alguns detalhes. Mas mesmo assim a diversão estava garantida! No sorteio do grid foi comprovado que além de talentoso, Vieira tem também muita sorte pois ficou com a pole. Ao lado dele Rodrigo, que queria largar em 2o para ensaiar a largada da 2a etapa do CAM, onde também largará em 2o mas terá a seu lado Márcio. Em terceiro Eu, em 4o Ary Júnior estreiando no kart, em 5o Eduardo, em 6o Edilson e em 7o Luiz Carlos.

Na largada, Vieira não teve problemas em manter a ponta enquanto Rodrigo defendeu a 2a posição. Eu que larguei em 3o me mantive por dentro tentando ultrapassar Rodrigo. Eduardo, Edilson e Luiz Carlos conseguiram ultrapassar Ary logo na largada, e Eduardo se posicionou atrás de Rodrigo. No U Rodrigo defendeu bem a posição e se manteve em 2o enquanto eu a esquerda dele não pude voltar para trás porque Eduardo já ocupava a posição. Então acelerei para tentar fazer a próxima curva por fora, mas enquanto estava emparelhado com Eduardo, ele tentou sair de trás do Rodrigo e jogou meu kart nos pneus. Ainda consegui controlar e só raspar nos pneus, mas quando tentei voltar para a pista logo atrás vinha Edilson e tive que abrir para ele passar ficando definitivamente preso nos pneus. Os fiscais vieram mas eu estava já bem atrás, e quando eu saí até Ary que vinha bem lento já tinha passado. Mas como ele estava devagar, consegui passá-lo logo em seguida.

A partir daí só me restou tentar uma corrida de recuperação. Como estava muito atrás e não tivemos cronometragem, não deu para saber o que ocorreu mais a frente. Pelo mapa e pelos relatos dos outros, Rodrigo ainda conseguiu defender bem a 2a posição dos ataques de Eduardo e completou a 1a volta em 2o, mas Eduardo o ultrapassou na 2a volta. Depois foi a vez de se proteger contra Edilson, que só conseguiu ultrapassar na 4a volta, e na 5a volta acabou perdendo a posição para Luiz Carlos, enquanto eu estava ainda bem atrás. Edilson, enquanto disputava a 2a posição com Eduardo acabou sendo ultrapassado por Luiz Carlos mas recuperou sua posição na mesma volta, voltou a atacar Eduardo e conseguiu a ultrapassagem na 8a volta, partindo para tentar a aproximação de Vieira.

Edilson até sentiu que estava aos poucos se aproximando, enquanto aumentava a distância para Eduardo, mas mesmo assim não conseguiu chegar e Vieira venceu sem problemas, com Edilson em 2o. Luiz Carlos nas 3 últimas voltas encostou em Eduardo e ainda disputou a 3a posição, mas não conseguiu a ultrapassagem e Eduardo terminou em 3o com Luiz Carlos em 4o. Mais atrás a corrida ainda foi emocionante depois da 8a volta. Quando consegui chegar no Rodrigo passamos várias voltas disputando a posição. Ele estava mais lento, mas estava fazendo um traçado defensivo, e por isso foi muito difícil ultrapassá-lo. Passei várias voltas tentando e em vários trechos, até que consegui a ultrapassagem na 13a volta, mas não tinha mais contato com Eduardo e Luiz Carlos, nem tive como estimar se estava me aproximando ou não deles. Depois dessa ultrapassagem as últimas posições foram definidas comigo em 5o, 1 volta atrás, Rodrigo em 6o e Ary Júnior que vinha bem lentamente em último com 14 voltas.

Mas não foi só isso! Quando estávamos saindo da pista eis que chega "só um pouquinho atrasado" Vanduy, perguntando se alguém mais ia correr. Eu, como até postei no blog, já estava preparado para correr duas baterias, e no fim conseguimos reunir eu, Vanduy, Edilson e Vieira, junto com dois caras (Michel e Filipe) que estavam lá esperando para serem encaixados em alguma bateria. Edilson e Vieira resolveram pegar os mesmos karts, enquanto eu resolvi mudar para avaliar minha pilotagem em um kart diferente. Além disso, os dois resolveram largar atrás também para tentarem a recuperação.

Na volta de apresentação o kart que peguei (que era o mesmo que o Eduardo tinha corrido na bateria anterior) estava com problemas para travar o banco. O Eduardo corre com o banco todo para trás, mas para mim a posição estava incômoda e eu resolvi trocar de kart. Com isso o grid foi definido aleatóriamente, com Vanduy na pole, Michel em 2o, Filipe em 3o, Eu em 4o, Edilson em 5o e Vieira em 6o. Mas não teve jeito! Na largada Edilson tracionou melhor e Vieira chegou a bater na traseira do meu kart de tão melhor que ele tinha largado. Vieira botou o kart entre eu e o Edilson e passou a disputar com ele, enquanto eu tirei o pé para evitar alguma confusão no U. Vieira conseguiu passar o Edilson antes do U, e Filipe ainda na mesma volta, completando a 1a volta em 2o, atrás de Michel. Vanduy caiu para último ainda na 1a volta, e permaneceu assim durante a prova. Logo na 2a volta Vieira já conseguiu a liderança.

Disputando a 3a posição colados estavam Filipe, Edilson e eu. Filipe fazia um traçado diferente, abrindo bem a na tomada da curva, mas quando Edilson tentava ultrapassar, ele fechava a porta. Mesmo na reta ele jogava o kart por cima. Mas na 2a volta, na saída do W, Edilson tracionou melhor, botou pela esquerda, mas Filipe jogou o kart, daí Edilson tentou pela direita e novamente Filipe jogou o kart. Edilson então colou e na curva da florestinha retardou a freiada, botou de lado e surpreendeu Filipe, que se atrapalhou e foi para os pneus... Eu quase que consigo passar também mas Filipe raspoi os pneus na esquerda e imediatamente jogou o kart prá cima do meu na direita. Tive que freiar para não ficar também nos pneus e não consegui ultrapassar ali. Na 4a volta Edilson conseguiu ultrapassar Michel, mas os fiscais mandaram ele devolver a posição (errôneamente, no nosso julgamento). Edilson teve que tirar o pé para que Michel chegasse, novamente ficando atrás e disputando por algumas voltas, até que na 8a volta ele conseguiu a ultrapassagem.

Enquanto isso eu disputava a 5a posição com Filipe. Ele estava mais lento e saia de traseira nas curvas, mas se defendia jogando o kart por cima e atrapalhando a tração na curva. Em vários pontos ele errava e jogava o kart e por várias vezes ele jogou meu kart nos pneus. Lá na frente, sem que eu tivesse consciência, na 11a volta o pneu de Vieira furou e ele teve que parar nos boxes. Edilson assumiu assim a ponta, sem nenhuma ameaça até o fim enquanto Vieira caiu para último. Com essa posição herdada, eu estava disputando a 3a posição sem saber, e na 12a volta Filipe vacilou na florestinha, eu consegui me posicionar por dentro na curva da subida e enquanto ele na saída da curva novamente tentou jogar o kart contra o meu, eu consegui tracionar melhor e dessa vez ele não conseguiu me atrapalhar. Como eu estava mais rápido, logo na volta seguinte cheguei e passei Michel, conquistando assim o 2o lugar e mantendo até o fim. Ainda na 13a volta Filipe conseguiu ultrapassar Michel, e Vieira também conseguiu alcançar e passar Vanduy. Na volta seguinte Michel deu o troco e retomou a posição. No fim Edilson em 1o, Eu em 2o, Michel em 3o, Filipe em 4o, Vieira em 5o e Vanduy em 6o fechamos a prova.

RESULTADOS FINAIS

Bateria A

1o. Fábio Vieira (1o)
2o. Edilson Carneiro (6o)
3o. Eduardo Carneiro (5o)
4o. Luiz Carlos (7o)
5o. Helder Muller (3o)
6o. Rodrigo Monteiro (2o)
7o. Ary Júnior (4o)

Bateria B

1o. Edilson Carneiro (5o)
2o. Helder Muller (4o)
3o. Michel (2o)
4o. Filipe (3o)
5o. Fábio Vieira (6o)
6o. Vanduy Queiroz (1o)

-----

DESTAQUES

Não há como não reconhecer que Edilson e Fábio Vieira foram absolutos nas duas baterias... Mesmo largando atrás não deram chance para ninguém nas provas. Na Bateria A Vieira dominou e não deu chance para Edilson se aproximar, enquanto na Bateria B ele saiu da última posição, se livrou rapidamente dos adversários e manteve a liderança até ter problemas. Edilson acabou sendo prejudicado pelas situações de corrida nas duas provas e não teve condições de se aproximar para brigar deixando a espectativa da disputa mais esperada entre os Morredores para a 2a Etapa do CAM.

Mas a meu ver não temos somente os destaques óbvios da prova. Por isso, nesse amistoso eu acho que mais um destaque foi o Morredor Rodrigo! Ele está se empenhando para melhorar, já tinha a intenção de ensaiar a largada na 2a posição para exatamente treinar o traçado defensivo. Não sei se os outros tiveram a mesma dificuldade que eu prá ultrapassá-lo, mas pelo mapa constatei que não foi fácil: na 1a volta ele ainda estava em 2o, pressionado pelo Eduardo. Na 2a volta ele estava em 3o, mas ainda segurou Edilson até a 4a volta, e Luiz Carlos na 5a. Eu ainda demorei prá me aproximar, mas mesmo assim passei várias voltas tentando ultrapassá-lo, e ele disputou com garra e sempre sendo leal. Parabéns Rodrigo! Falta só vc pegar umas dicas, melhorar o traçado e se tornar mais rápido, mas ao q parece a vontade vc já tem!

-----

MINHA CORRIDA

Bem, sem dúvida me diverti muito, mas infelizmente dessa vez não saí com a sensação de missão cumprida (com relação ao CAM), como tinha saído no treino e na 1a etapa. É bem verdade que diversas situações fizeram com que eu não possa tirar uma conclusão clara sobre o amistoso, como a falta da cronometragem (para avaliar se eu estava melhorando meu tempo, por exemplo) ou o acidente da bateria A, onde perdi todo o contato com os líderes e não pude avaliar meu desempenho comparado a eles. No fim, a sensação que ficou é que demorei demais para ultrapassar o Rodrigo (na bateria A) e o Filipe (na bateria B) e não consegui melhorar meu desempenho a ponto de me aproximar de Fábio Vieira e Edilson.

Por isso, vou fazer as contas e cortar alguns gastos até o fim do mês para tentar juntar dinheiro e efetuar um treino se a cronometragem estiver funcionando. Já vi que em amistosos a gente sempre disputa, então para baixar o tempo e corrigir os erros, só vai em treino mesmo. Dessa vez acho q não vou conseguir ter a ajuda na pista do Edilson, mas espero conseguir ainda melhorar alguma coisa, pois apesar do campeonato ainda estar no início, estou vendo cada vez mais a disputa ser concentrada entre Edilson e Vieira, com Eduardo correndo por fora e eu tentando acompanhar.

Bola prá frente. Não foi uma decepção, mas com certeza ficou faltando alguma coisa.

Nenhum comentário: