terça-feira, 30 de setembro de 2008

A coroa do Morredor de 2008 já tem dono?

A somente 3 etapas do fim do CAM a pergunta que nos perseguiu durante o ano todo começa a se fortalecer: Márcio Chaves novamente será coroado como o Morredor do ano? Em 2006, com todos inexperientes e a decisão sendo tomada em uma bateria única, Márcio acabou levando o título. Em 2007, sem ter corrido os amistosos da pré-temporada, Márcio começou o ano mal, sendo o último de sua bateria na 1a etapa, abandonando a prova completando menos de 25% das voltas. Logo depois por problemas pessoais teve que abandonar o CAM.

Nesse ano Márcio novamente retornou, mas sua situação já começou muito difícil. Tendo corrido somente 2 etapas desde que o CAM passou a ser disputado nos karts, enquanto a grande maioria já tinha disputado os CAMs anteriores e participaram dos amistosos no início do ano, ele teve muita dificuldade para pegar o ritmo. Largou em 3o na 1a etapa, mas logo na 1a curva se envolveu em um incidente e acabou ficando prá trás. Terminou em último.

De lá prá cá Márcio vem melhorando, mas não consegue acompanhar a evolução dos outros. Sua melhor volta na 1a etapa foi 53.03s. Na 2a etapa ele já conseguiu melhorar para 50.80s, e nas etapas seguintes estacionou na casa dos 51s. Aliás, seu melhor desempenho foi na 2a etapa, terminando em 7o. Chegando atrás, ele vem sempre largando na frente por conta do grid invertido, mas não consegue se manter na frente e acaba sempre caindo para as últimas posições.

Rodrigo, atual Morredor e considerado seu concorrente direto ao título vem evoluindo bem mais. Também começou a 1a etapa mal, chegando em penúltimo e com um tempo pior que o de Márcio (53.40s), mas vem treinando, participando dos amistosos e evoluindo bem mais com o tempo. Vem fazendo voltas em 49s em quase todas as etapas e vem se especializando na defesa de sua posição. Tanto que na 4a etapa, quando estava com um kart ruim e não conseguiu baixar de 51s, mesmo assim manteve o 3o lugar até as últimas voltas, foi ultrapassado e chegou em 4o.

Barros e Vanduy já chegaram em último lugar, e mesmo Rodrigo também chega nas últimas posições, mas com o treino eles conseguem aproveitar a vantagem de largar na frente e se recuperam de resultados ruins se mantendo na frente ou caindo poucas posições na etapa seguinte. Já Márcio não consegue se manter na frente... logo nas primeiras voltas começa a perder posições e não consegue recuperá-las. Em 2008 foi quem mais perdeu posições somando 30 posições perdidas nas 5 etapas do CAM que disputou.

Agora vem a pergunta: O que está ocasionando essa performance ruim? Poucas baterias disputadas? É bem verdade que Márcio entrou no CAM deste ano com somente 1 bateria de 2006 e 7 voltas de 2007 no seu currículo. Pode ser um dos fatores, mas não acho que seja essa a razão. A grande maioria dos amistosos são divulgados, todos são convocados, e além disso vários treinos são marcados. OComplicador Rafael, que está lutando para se firmar como um Morredor, entrou esse ano sem nunca ter corrido, também não participou de nenhum amistoso ou treino, tem uma etapa a menos e está 6 pontos a frente...

Eu acho que para alguns (não só para o Márcio) falta é interesse. Não entendam isso como uma crítica, pois não é! Todos tem vontade de ser o campeão e poucos se acomodam com o fato de se tornarem o Morredor, e sei que cada um tem suas prioridades, seus problemas, sua vida a resolver. Uns tem o seu lazer, e correm de kart como mera diversão. Outros tem o kart como o seu lazer, sua válvula de escape. Para uns, basta correr, se a vitória vier, ótimo, senão vale a diversão. Mas no caso específico do Márcio parece que ele já se acomodou com a posição de Morredor. Acho que se outros estivessem no lugar dele, quando começassem a perder contato na pontuação, já se interessariam em treinar, se aperfeiçoar, corrigir erros, etc, para se tornar mais competitivo e pelo menos se livrar da posição de Morredor.

Mas o Márcio cada vez mais vai ficando prá trás e acaba não fazendo nada prá mudar essa situação. É o último do CAM desde a 1a etapa, se livrou na 2a empatando nos pontos com Rodrigo mas passando nos critérios de desempate, voltou a última posição na 3a etapa, 2 pontos atrás do penúltimo mas na 4a etapa caiu para 7 pts atrás... Na 5a etapa teve a chance de se recuperar com a ausência de Rafael, mas só conseguiu somar 2 pts e está 6 pts atrás do penúltimo. Sua situação já está complicada, pois além de se manter na frente ele terá que torcer por tropeços de seus concorrentes mais próximos. Mas sem treinar, vai ficar difícil...

Uma pena, pois por vários anos a disputa para escapar de ser o Morredor foi mais emocionante até do que a disputa pelo título. Ano passado, por conta de seu problema de saúde, Rodrigo também acabou perdendo contato e não teve como lutar prá se livrar... abandonou a penúltima etapa e nem correu a última... Nesse ano, se Márcio não tiver uma mudança de atitude e tentar lutar para se livrar desse posto, treinando, se interessando, traçando uma estratégia para o fim do CAM, mais uma vez o título será decidido de forma antecipada. Mas da mesma forma se o Márcio se interessar e mudar sua postura, se ele conseguir se livrar e passar o bastão para outro, ele vai acabar tendo mais destaque do que o campeão pois sua situação é difícil nesse momento. Mas a gente sabe que tudo pode acontecer numa prova... um kart ruim, um incidente, tudo pode influenciar, mas o primeiro passo é uma mudança de atitude! É ter vontade e correr atrás... se esforçar e conseguir o sucesso!

Torço para que ele se recupere, e para que a disputa pelo título de Morredor ainda traga muitas emoções! É provável que sábado tenhamos um amistoso, e essa era uma grande oportunidade do Márcio sentar com a galera, pegar umas dicas, até treinar e tentar aprimorar o traçado (tanto ofensivo quanto defensivo)...

A oportunidade ainda está aí! Vamos ver se ele corre atrás...

Nenhum comentário: