domingo, 28 de setembro de 2008

Treinos a mil.

Pela segunda sexta seguida eu e o Rodrigo nos reunimos para treinar para a 6a etapa. E apesar de no 1o treino não termos conseguido aproveitar muito, nesse tivemos a meu ver uma proveitosa noite, novamente cheia de situações e que reafirmou a importância de conseguir se adaptar com o kart, mesmo que ele não esteja tão bom. Da primeira vez só tomamos tempo e não conseguimos fazer voltas boas, mas dessa vez corremos duas baterias e de quebra prá fechar a noite ainda fiz uma tomada de tempo e consegui finalmente baixar meu tempo para a casa dos 47s, tanto no circuito normal quanto no invertido, depois de conseguir pegar um kart excepcional. Bom, foi assim que tudo aconteceu:

A gente novamente chegou cedo e ficamos conversando por um bom tempo. Esperávamos uma bateria para podermos entrar e disputar uma corrida, e não só tomar tempo novamente. Mas a primeira bateria que houve depois que o Rodrigo chegou estava lotada (13 pessoas correram!!!) e a seguinte foi com crianças. Ainda esperamos um bom tempo até que uma turma chegou, mas também estavam lotados... Só que quando já estavam alinhados no grid esperando os últimos colegas chegarem, estes acabaram cancelando e conseguimos encaixar na bateria. Na realidade eles iam correr duas baterias. A primeira com o grid formado pela classificação invertida da tomada de tempo e com 8 voltas, e a segunda re-sorteando os karts, invertendo a ordem de chegada da 1a bateria e com 16 voltas, ambas no circuito normal.

Como eles já estavam alinhados pegamos dois karts que estavam sobrando nos boxes e partimos prá tomada de tempo... Muita gente se enrolou logo na 1a volta do reconhecimento e eu consegui sair lá de trás para iniciar a volta rápida sem ser atrapalhado. Consegui marcar o melhor tempo da tomada de tempo com 5o.01s. Rodrigo ficou com o 6o tempo da tomada, com 52.28s, mas o fiscal o classificou em 5o. Consequentemente largamos eu em 10o e ele em 6o. Não larguei muito bem e continuei atrás, mas já no U fui ultrapassando a galera e subindo posições... No miolo ganhei mais uma posição e por fim no mergulho ultrapassei mais um e já completei a 1a volta em 6o. Na 2a volta consegui chegar a 4o, e quando o 3o derrapou na florestinha, eu emparelhei por fora. Não daria prá passar no mergulho, mas qdo o cara me viu simplesmente jogou o kart dele por cima do meu e me jogou nos pneus. Fiquei preso e caí novamente prá último, perdendo o contato com o pelotão. A partir daí fiz uma corrida de recuperação, e nas 6 voltas que restavam consegui ainda chegar até o 6o lugar, cravando o 3o melhor tempo (50.04s). O Rodrigo defendeu muito bem sua posição, e apesar de ter ficado com o 8o tempo da prova (51.24s) terminou em 3o.

Sorteamos novamente os karts e a galera resolveu tomar tempo e correr 14 voltas. No segundo sorteio peguei um kart muito ruim, sem retomada e completamente desalinhado (na reta ele puxava para a esquerda), e na tomada de tempo só consegui marcar o 8o tempo com 52.68s, enquanto o Rodrigo marcou o 7o (52.55s). No alinhamento passei direto para trocar de kart nos boxes, e depois me dirigi para o 3o lugar (grid invertido) com o Rodrigo em 4o.

Na largada, o 1o largou mal e qdo o 2o começou a ultrapassar, ele puxou prá fora para fechar prá ele, só que abriu espaço prá mim... eu consegui encaixar o kart e fui auxiliado pelo kart 1 que bateu na minha traseira me impulsionando para emparelhar com o 2o... Daí, por dentro, foi só contornar o U e já estava na liderança. O kart 1 acompanhou e ainda pressionou, mas deixei o lado de fora na entrada do miolo, saí do miolo tracionado e ele não conseguiu atacar na florestinha e no mergulho... Ainda fiz até o miolo na 2a volta defensivamente, mas logo que abri um pequeno espaço voltei a fazer o traçado normal e com voltas mais rápidas fui aumentando a diferença.

Com uma distância confortável para o kart 1 vi que o Rodrigo vinha em 3o mais lento e segurando muita gente atrás dele. O kart 14 ainda conseguiu ultrapassá-lo, mas ele manteve a 4a posição até o fim da prova, marcando o 8o tempo (51.15s). Conseguindo aumentar a distância aos poucos, fiquei acompanhando a evolução do kart 1 e do kart 14, que vinha se aproximando. Ele ultrapassou o kart 1 e notei que ele se aproximava de mim. A impressão era que ele era muito mais rápido nas retas e trechos de alta. Quando eu terminava de contornar o U ele já vinha passando o 1o poste. Eu tentava fazer as curvas da forma mais limpa e ele não conseguia se aproximar muito. Eu fazia o miolo rapido, mas com cuidado, e quando fazia a florestinha ele estava passando no início da parabólica, isto é, ele se aproximava no U mas perdia tempo no miolo... e assim eu consegui administrar até o fim da prova, chegando a 4s na frente dele e 26s na frente do 3o (kart 1). O kart 14 provou estar mais rápido cravando a melhor volta com 48.74s contra 49.37s da minha volta, que foi a 2a melhor.

Como no fim das contas eu acabei não treinando no circuito invertido, resolvi correr uma tomada de tempo (nessa o Rodrigo não quis ir). Peguei o kart 14 para ver se o cara realmente era melhor que eu ou se era mais rápido pelo kart. E MINHA NOSSA!!! O kart estava VOANDO!!! Logo na 1a volta no mergulho eu quase passo direto e fico nos pneus! O kart retomava e subia de giro muito rápido, mas os pneus dianteiros estavam gastos. Fui ajustando os pontos de freada e tangência e em 10 voltas consegui marcar o tempo de 47.51s, novo recorde oficial dos Morredores no traçado invertido. O recorde anterior era 48.13s de Edilson. Eu já tinha marcado 48.11s num treino, mas não haviam mais Morredores presentes então o tempo não valeu como recorde. Dessa vez, apesar de o Rodrigo não ter treinado, ele estava presente e testemunhou o tempo.

Como o kart estava voando, resolvi gastar as 7 últimas voltas no traçado normal para ver se eu conseguia baixar o tempo do cara na bateria anterior. Consegui fazer 47.79s, o 2o melhor tempo dos Morredores no traçado normal (Edilson ainda detém esse recorde com 47.49s) mas no fim os pneus do kart já pareciam estar no fim e nas duas últimas voltas não consegui melhorar o tempo, voltei para a casa dos 48s com o kart saindo muito de frente, principalmente no miolo.

No fim valeu. Finalmente baixei dos 47s!!! Fora isso fui bem nas duas baterias, e só não tive um resultado melhor na 1a por ter sido jogado nos pneus (mas valeu a corrida de recuperação). Na 2a bateria o que valeu mais não foi a vitória, mas o fato de ter defendido a posição nas 2 primeiras voltas, e conseguido administrar a aproximação do kart mais rápido até o fim da prova. Se ele chegasse eu ainda defenderia novamente a posição, mas nem precisei. E apesar de não ser oficial, foi a 2a vitória do ano (conta só para os meus arquivos).

Agora temos mais um final de semana e no outro já é a 6a etapa. Há rumores que faremos nosso amistoso oficial nesse final de semana, e eu espero que se concretize. Ainda pretendo treinar antes da etapa pois largo em 4o e tenho que aproveitar a minha melhor posição no grid para tentar alcançar os 1os lugares ainda no início da bateria e abrir vantagem para os favoritos. Ainda é muito difícil vencer, mas acho q essa é uma das maiores chances que tive até agora nesse ano. Posso tentar me aproximar dos líderes e ainda ter possibilidades matemáticas de título. Ou seja, essa corrida é decisiva.

Então vamos nós. A temporada está na reta final!!!

:-D

Nenhum comentário: