segunda-feira, 8 de setembro de 2008

5a etapa no próximo domingo.

Próximo domingo, dia 14 de Setembro será realizada a 5a etapa do CAM, marcada para as 16:00. Num campeonato super disputado que chegou a sua metade, 4 pilotos disputam ponto a ponto a liderança, 5 pilotos disputam a intermediária tentando chegar nos líderes e 1 piloto tenta se livrar de ser o Morredor.

Liderando o CAM está Helder Muller, com 33 pts. Helder teve muita sorte na 1a metade do campeonato, foi o único dos líderes que não teve problemas ou se envolveu em acidentes que prejudicassem sua prova e por isso mesmo sendo o único que não venceu, esteve no pódium em todas as etapas até agora.e assumiu a liderança na 4a etapa. Sua vantagem é só de 1 pto e por isso é muito difícil manter a liderança após a 5a etapa, pois largará em 8o atrás de seus concorrentes diretos Vieira e Edilson, e terá que resistir aos ataques de Eduardo.

Em 2o vem Fábio Vieira, vice em 2006 e campeão de 2007, com 32 pts. Vieira liderava o CAM com folga depois de 2 vitórias seguidas nas 1as etapas, mas teve problemas nas 2 etapas seguintes caindo para a vice liderança. Tem grandes chances de reassumir a liderança nessa etapa na disputa direta com Edilson, pois larga em 6o. Vieira sempre foi muito competitivo, tanto que é pentacampeão do CAM e nunca foi menos que vice. Participa desde que o campeonato foi criado e sempre disputa o título (na maioria das vezes com Edilson). Esse ano promete que não será diferente.

Em 3o vem Edilson Carneiro, com 31 pts. Edilson teve problemas em quase todas as etapas até agora, exceto na 3a, que venceu. Mesmo assim sempre consegue se recuperar muito bem e é o piloto mais rápido em atividade. Tem tudo para vencer a 5a etapa e grandes chances de voltar a liderar o CAM dependendo do resultado de Vieira. Edilson foi campeão de 2006 ultrapassado Vieira nas voltas finais da bateria que valeu o título. Em 2007 reinou absoluto em seu grupo na 1a fase, mas teve problemas na fase final, caiu para 3o mas conseguiu na última prova recuperar o 2o lugar. Edilson e Vieira são os únicos campeões do CAM em atividade.

Em 4o vem Eduardo Carneiro, com 29 pts. Eduardo vinha fazendo um ótimo campeonato mas teve problemas na 3a etapa e acabou ficando a 7 pts do 3o colocado. Mesmo assim se recuperou, muito bem, venceu a 4a etapa e voltou ao páreo, reafirmando a sua condição de favorito ao título. Em 2006 não estreou muito bem na bateria única que valeu o CAM, mas em 2007 foi muito bem, liderou seu grupo na Fase Classificatória e chegou na última etapa do campeonato com grandes chances de ser campeão, mas acabou tendo problemas na etapa e perdeu tb o 2o lugar para Edilson.

Em 5o vem Gleyve Páscoa, dando início a disputa intermediária que tenta se aproximar dos líderes. Gleyve tem 19 pontos, 10 atrás de Eduardo. Vinha fazendo um campeonato regular até a 3a etapa, chegando sempre em 5o ou 6o, mas teve problemas na última etapa, chegou em penúltimo e apesar de não ter perdido posições no CAM, aumentou sua distância para os líderes. Corre bem e consegue ser rápido, mas comete alguns pequenos erros que prejudicam suas corridas. Até 2006 foi o "escapa-morredor", chegando sempre em penúltimo e por várias vezes disputando o título de Morredor até a última etapa. Em 2007 não chegou a disputar o título de Morredor, na última etapa ainda conseguiu quebrar o tabú e tomou de Barros o 6o lugar.

Em 6o vem Vanduy Queiroz com 18 pts. Vanduy não teve um bom início de campeonato, tendo um 6o lugar na 2a etapa como melhor resultado. Na 3a etapa teve problemas e foi o último, mas com o grid invertido soube tirar vantagem de largar na ponta e conseguiu um 2o lugar na 4a etapa. Se quiser se recuperar no CAM terá que ultrapassar muita gente nessa 5a etapa e tentar chegar nas 1as posições. Em 2007 foi bem regular nas duas fases do campeonato e conseguiu um 4o lugar, logo atrás dos líderes.

Em 7o vem também com 18 pts vem Rafael Benevides. Rafael estreia no CAM esse ano como OComplicador, com o objetivo de conseguir no mínimo 30% dos pontos possíveis, no caso 26 pts. Ele não tinha começado bem o campeonato mas foi evoluindo no decorrer das etapas. Já está sendo rápido e dando muito trabalho para ultrapassar, mesmo por quem vem mais rápido. Pode se efetivar como Morredor já na 5a etapa, bastando terminar em 3o lugar.

Em 8o vem Fábio Barros com 17 pts. Barros já começou o CAM correndo bem, dando trabalho desde a 1a etapa. Mas não conseguiu ser consistente, e na 1a metade do campeonato alternou bons resultados (como o 2o lugar da 3a etapa) com últimos lugares (foram 2, um na 2a etapa e outro na 4a). Novamente vai largar na frente e como na 2a etapa promete dar trabalho prá quem quiser ultrapassá-lo. É um dos grandes favoritos a vitória dessa etapa, provando que tem potencial para se recuperar e melhorar muito sua classificação no CAM. Em 2007 não conseguiu ir para o Grupo Campeão, e acabou perdendo na última etapa o 1o lugar do Grupo Morredor para Gleyve, terminando em 7o no CAM.

Em 9o vem Rodrigo Monteiro, também com 17 pts. Atual Morredor da turma, Rodrigo não começou bem o campeonato ficando nas últimas posições nas 2 primeiras etapas. Mas vem se dedicando e evoluindo, participando de treinos e amistosos e os resultados começam a aparecer. Foi 6o na 3a etapa e só perdeu a 3a posição na 4a etapa nas últimas voltas. Já conseguiu ser rápido em alguns momentos mas seu ponto forte com certeza está sendo o traçado defensivo. Está sendo muito consistente e está dando muito trabalho para ser ultrapassado, mesmo quando está mais lento. Estreiou ano passado e acabou sendo o Morredor por antecipação quando teve problemas de saúde na 1a etapa e ficou distante do restante do grupo. Nas etapas seguintes se desmotivou, abandonou a prova na penúltima etapa e nem correu na última.

E no momento o Morredor está sendo Márcio Chaves, em 10o com 10 pts. Márcio, começou o CAM inexperiente, mas vem aos poucos melhorando e passando a disputar mais. Apesar de estar correndo melhor, não está conseguindo manter as posições e nas 4 etapas terminou sempre nas últimas posições (seu melhor resultado foi um 7o na 2a etapa). Ainda disputa as posições nas primeiras voltas mas parece entregar os pontos antes do fim da prova e acaba perdendo posições. Não consegue participar de amistosos e treinos, e por isso está ficando para trás no CAM. Está a 7 pts da disputa intermediária, mas ainda tem condições de se recuperar caso se esforçe. Vale lembrar que na 3a etapa Eduardo estava a 7 pts do 3o lugar e conseguiu diminuir essa diferença para 2 pts. Estreiou em 2oo6 e acabou sendo Morredor na bateria única que definiu o CAM. Em 2007 correu somente a 1a etapa mas teve que abandonar o CAM por motivos pessoais. Retornou em 2008 somente com essas duas baterias de experiência.

Poizé, o CAM 2008 está disputadíssimo! Os 4 primeiros se encontram num intervalo de 5 pts. 10 pts atrás começa a briga intermediária, onde 5 pilotos se encontram num intervalo de 3 pts. 7 pts atrás vem tentando se recuperar o Morredor no momento. O grid invertido pode mudar tudo. Quem larga na frente se conseguir fazer uma corrida consistente pode ganhar muitos pontos e mudar toda sua situação no campeonato. Por outro lado quem quer disputar o título e está largando mais atrás tem que ser agressivo e tentar de toda forma ultrapassar para ganhar pontos. Cada ponto é importante onde as diferenças são de 1 pto ou as vezes até são definidas pelos critérios de desempate.

No próximo domingo começa a reta final do campeonato. Já chegamos até aqui e agora quem teve um bom início tem que lutar para manter os bons resultados, enquanto quem tenta se recuperar tem que lutar para crescer. O grid invertido pode mudar toda a situação do CAM. E por falar em grid, encerro com o Grid da próxima etapa:

1o. Fábio Barros _______________

_______________ 2o. Gleyve Páscoa

3o. Márcio Chaves _______________

_______________ 4o. Edilson Carneiro

5o. Rafael Benevides _______________

_______________ 6o. Fábio Vieira

7o. Rodrigo Monteiro _______________

_______________ 8o. Helder Muller

9o. Vanduy Queiroz _______________

_______________ 10o. Eduardo Carneiro


Domingo nos vemos lá!!! Um abração!

:-D

Nenhum comentário: