segunda-feira, 6 de outubro de 2008

7o Amistoso Oficial.

Neste sábado foi realizado o 7o Amistoso Oficial, que precede a antepenúltima Etapa dos Morredores marcada para esse final de semana. Com um grid de 9 karts (5 morredores e 4 convidados) a corrida foi muito disputada e na minha opinião marca o começo da escalada de um piloto que pode vir a disputar o CAM ano que vem: Luis Carlos. Ele vem sendo considerado candidato ao posto de OComplicador ano que vem, e já demonstrou que conseguirá se efetivar e pode até brigar pelo título.

Após o sorteio das posições, demos as voltas de reconhecimento e de Tomada de Tempo e o grid ficou definido da seguinte forma: Eduardo em 1o, com 51.31s, Gustavo (convidado) em 2o com 51.50s, Rodrigo em 3o com 52.26s e Helder em 4o com 52.56s. Em 5o, Edilson com 52.67s, já mostrando que seu kart não estava bom. Em 6o Luis Carlos (convidado) com 55.68s, ainda tentando pegar o jeito do traçado invertido. Em 7o Gleyve com 56.04s, em 8o Felipe Furtado (convidado) com 56.68s e em 8o Felipe Vieira com 66.24s.

Na largada Eduardo mantém a ponta seguido por Gustavo. Helder passa de Rodrigo e assume a 3a posição. Edilson tem problemas e cai para as últimas posições. Ainda na 1a volta Helder consegue a ultrapassagem sobre Gustavo e tenta se aproximar de Eduardo. Completam a 1a volta Eduardo em 1o, Helder em 2o a quase 3s e Luis Carlos que completa a ultrapassagem sobre Gustavo em 3o. Gustavo cai para 4o, Rodrigo vem em 5o e Edilson passa colado em 6o, se recuperando da largada. Gleyve passa em 7o, Furtado em 8o e Felipe em 9o.

Na 2a volta Eduardo já vinha abrindo distância, mas escapa no mergulho caindo para 4o. Helder lidera por alguns momentos mas Luis Carlos consegue a ultrapassagem e cruza em 1o, com Helder em 2o, Gustavo em 3o e Eduardo em 4o. Edilson ultrapassa Rodrigo e volta à 5a posição. Luiz Carlos vai abrindo distância enquanto Eduardo vem tirando rapidamente a diferença. Na 4a volta ele chega em Helder e começa a disputar a posição. Na 5a volta eles fazem a entrada do Miolo lado a lado, disputam até a entrada do U, mas na saída Eduardo consegue tracionar melhor e retoma a 2a posição, enquanto Edilson se aproxima de Gustavo. Mas na volta seguinte Gustavo tem problemas e cai para a 7a posição.

Enquanto isso a corrida já está tranquila para Luis Carlos, que vai aumentando cada vez mais a diferença para Eduardo. Da mesma forma Eduardo não dá chances de aproximação para Helder, que tenta a todo custo manter sua vantagem para Edilson. Rodrigo acompanha mais atrás, se defendendo de Gleyve e Gustavo. Edilson consegue encostar em Helder na 14a volta, depois que eles ultrapassam o retardatário, mas com um kart muito instável, não consegue atacar. Na mesma volta Gustavo consegue a ultrapassagem sobre Gleyve.

No fim, Luis Carlos vence com folga, fazendo a volta mais rápida da corrida com 48.28s. Eduardo chega em 2o com a 2a volta mais rápida, 49.36s. Eles são os únicos que baixam da casa dos 50s. Helder consegue manter a 3a colocação e Edilson chega em 4o, colado. Rodrigo chega mais atrás em 5o, Gustavo em 6o e Gleyve em 7o. Felipe Furtado chega em 8o a 1 volta atrás e Felipe Vieira não faz jus ao sobrenome, chega em último com 2 voltas a menos e andando muito lento (volta mais rápida de 58.08s e média de 59.670s)

-----

RESULTADO FINAL

1o. Luis Carlos (6o) - CONVIDADO
2o. Eduardo Carneiro (1o)
3o. Helder Muller (4o)
4o. Edilson Carneiro (5o)
5o. Rodrigo Monteiro (3o)
6o. Gustavo (2o) - CONVIDADO
7o. Gleyve Páscoa (7o)
8o. Felipe Furtado (8o) - CONVIDADO
9o. Felipe Vieira (9o) - CONVIDADO

-----

DESTAQUES

Os dois destaques do amistoso na minha opinião são Luis Carlos, que largou atrás sem ter corrido nenhuma vez no traçado invertido, logo na 2a volta já tinha assumido a liderança, e não deu chance de aproximação para Eduardo. Também Edilson, que correu com um kart completamente desalinhado, caiu para as últimas posições mas se recuperou na classificação, fez a 3a melhor volta da prova e por pouco não consegue o pódium. Eduardo até se destacou, tinha grandes chances de disputar a vitória mas se ainda se adaptando no traçado invertido, já que não corre nele desde a 3a etapa, passou do limite no mergulho, sobrou e perdeu várias posições. Andou muito bem e conseguiu se recuperar, mas perdeu a chance de disputar a vitória.

-----

MINHA CORRIDA

Desde a 5a etapa, quando não consegui me adaptar com o Kart 6 que isso ficou engasgado. Digo porque já haviam comentado que esse kart não é bom de curvas, mas seu motor é bem forte e recupera nas retas, e realmente tenho visto em várias baterias que assisto outros pilotos (até mais pesados) ganharem as baterias no kart 6. O próprio Rodrigo já treinou nele, pegou outros karts e achou o 6 melhor e o Edilson já demonstrou seu interesse em correr nele prá testar (é até bom que não corra, prá não me humilhar [:-p]).

Mas parece que esse kart me persegue, e no sorteio para o amistoso, eu fiquei com ele. Novamente insisti para ver se consigo melhorar nele, mas não teve jeito. Realmente o kart não pareceu tão instável quanto na etapa, mas novamente o pessoal passava de mim e não tomava nem conhecimento. Consegui largar bem, pulei prá 3a posição e assumi o 2o lugar depois da florestinha, mas quando tentei acompanhar o Eduardo, ele não deu nem chance... Abriu uma boa vantagem mas acabei passando-o quando ele ficou no mergulho. Liderei por alguns segundos mas Luis Carlos já vinha colado. Tentei defender mas na reta mesmo ele abriu e passou. Não tive nem condições de acompanhar e algumas voltas depois Eduardo encostou também. Novamente tentei defender mas ele botou de lado e passou na reta.

Não sei se eu não consegui pegar o jeito do kart para tracionar melhor na saída das curvas, mas só sei que só não perdi também a 3a posição porque o Edilson ficou parado na largada. Mesmo com um kart completamente desalinhado ele vinha tirando diferença, e quando dei azar de alcançar o retardatário na tomada da florestinha, ele encostou. Só não perdi mais uma posição porque ele também não conseguiu se posicionar para atacar, mas eu não tinha muito o que fazer.

Bem, consegui um pódium mas novamente auxiliado pelos problemas do Edilson (kart + largada). Se um desses fatores não tivessem o atrapalhado, eu não teria chance contra ele. O título parece cada vez mais longe considerando o fato de que não quero contar com a sorte para conquistá-lo. Sei que tenho minhas qualidades como piloto, mas cada vez mais vejo que eu dependo muito mais de um kart bom, afinado, do que os outros. Não sei se por causa do meu peso, da técnica, ou outro fator. Já consegui ser rápido, bati o recorde do traçado invertido, baixei meu tempo também no traçado normal, mas só com pista livre e escolhendo o kart. No CAM isso não existe, o cara tem que tirar resultados bons do que ele tem na mão e isso eu não tô conseguindo fazer.

A 6a etapa continua sendo a minha maior chance de vitória até agora, mas já não parece ser tanta chance assim... Nesse amistoso o Eduardo caiu lá prá trás, se recuperou, passou e foi embora. O Edilson com um kart muito ruim, mesmo assim chegou. Fora o Vieira, que não correu o amistoso e com certeza virá bombando na etapa. Acho q só vai dar prá vencer mesmo se eu tiver sorte no sorteio dos karts, mas ainda assim tudo vai depender da situação dos karts dos outros e dos incidentes na prova. Por isso não adianta criar muita espectativa não. Vou lutar pelo menos prá manter o contato com os favoritos até o fim do CAM, mas já não penso em título não. Quem sabe depois da Etapa isso mude, mas por mim, prefiro mesmo "que vença o melhor".

:-|

2 comentários:

Eduardo Carneiro disse...

Eu acho que tu tem todas as condições de vencer essa 6ª etapa sim.

Como você disse eu "passei e fui embora" mesmo, mas o meu kart tava muito bom. E o teu ao que me consta não tava lá essas coisas.

Triste fiquei eu que tomei 1.3s do Luis Carlos e tava com um kart super "afiado".

Abração!!!

Helder Jannotti Müller disse...

Eh, eu posso vencer, mas dependo muito mais do que vcs de pegar um kart bom para que consiga. E em todas as etapas vcs vem andando mais que eu, só que acabam tendo problemas nas etapas e em algumas ficam atrás.

Mas é isso msm.