segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Uma etapa de oportunidades perdidas.

Essa etapa foi marcada pelas oportunidades perdidas, e não só prá mim... Eu perdi a oportunidade de vencer, por problemas no kart, e também de voltar ao pódium, por uma decisão errada na corrida. Eduardo também perdeu a oportunidade de se aproximar na disputa pelo 3o lugar do CAM, também com problemas no kart. Com a ausência de 4 Morredores que são seus concorrentes diretos e problemas em diversos karts, Márcio perdeu mais uma oportunidade de ter uma boa pontuação e tentar lutar para não ser Morredor. Fábio Barros e Gleyve perderam a oportunidade de se aproximar da disputa do 3o lugar, considerando os problemas que eu e o Eduardo tivemos e Rafael vem desperdiçando a cada etapa sua possibilidade de se efetivar como um Morredor. Estava a somente 8 pontos faltando 4 etapas, mas desperdiçou 2 etapas e agora vai ter que se esforçar para poder se efetivar, lembrando que se ele não se efetivar, sua vaga no ano q vem não está garantida.

Depois de muitos problemas de agenda para cada um dos Morredores, finalmente fechamos a data do Domingo a noite, que era a que menos prejudicava a galera. Mesmo assim devido a alguns imprevistos corremos somente 6 na Bateria deixando vários espaços no Grid. Rodrigo largou em 2o, Helder em 4o, Vanduy em 5o, Eduardo em 6o, Vieira em 8o e Edilson em 9o. Como vem acontecendo frequentemente, consegui largar bem. Rodrigo largou mal, por fora e Vanduy não conseguiu ocupar o espaço de dentro, então puxei prá direita e na chincane já tinha assumido a liderança. Na 1a volta consegui abrir quase 2s para Vanduy em 2o. Vieira já vinha colado em 3o e Edilson em 4o a 5s. Eduardo e Rodrigo disputavam as 2 últimas posições a 3s atrás.

Na 2a volta consegui aumentar a diferença para mais de 3s sobre Vieira, que tinha passado Vanduy (Edilson tb), mas começei a sentir que o kart falhava na saída de algumas curvas, principalmente na saída do miolo. Com voltas perto de 50s , contra voltas em 48s de Vieira e Edilson, não deu prá segurar a posição e na 5a volta Vieira já toma liderança no U. Ainda tentei defender, mas não teve jeito. A partir daí o kart piora muito, falha geralmente na saída das curvas (sintoma de pane seca, qdo o pouco combustivel balança dentro do tanque e não é puxado para o carburador) e chega quase a morrer na saída do miolo. Com voltas entre 51s e 53s Edilson passa na 7a volta e Vanduy que estava a cerca de 15s começa a tirar a diferença.

Eduardo e Rodrigo vem bem atrás e ainda na 7a volta quando o kart de Eduardo piora considerávelmente, Rodrigo ultrapassa e assume a 5a posição, enquanto Eduardo perde contato e perde qualquer chance de disputa, chegando em 6o no final com 2 voltas atrás. Edilson vem aos poucos se aproximando de Vieira, enquanto Vanduy se aproxima de mim. Na 14a volta Edilson sai do miolo e emparelha a esquerda de Vieira. A preferência do U é de Vieira, mas os dois acabam se tocando, com Vieira levando a pior ficando na contramão e Edilson assumindo a liderança. Vieira consegue se manter em 2o pois eu vinha muito atrás.

Na mesma volta, sem idéia de em que volta estávamos, com o kart falhando muito e com Vanduy muito próximo, resolvo trocar de kart para sair a frente de Rodrigo ainda. Vanduy herda a 3a posição e eu volto em 4o, mas logo depois é dada a bandeirada. Se eu soubesse que estávamos nas últimas voltas, tinha arriscado terminar a corrida e manter o pódium. Bom, bola prá frente! Rodrigo chega em 5o e Eduardo em 6o.

-----

RESULTADO FINAL

1o. Edilson Carneiro (9o)
2o. Fábio Vieira (8o)
3o. Vanduy Queiroz (5o)
4o. Helder Muller (4o)
5o. Rodrigo Monteiro (2o)
6o. Eduardo Carneiro (6o)

CAMPEONATO

1o. [==] Edilson Carneiro (53)
2o. [==] Fábio Vieira (50)
3o. [==] Helder Muller (45)
4o. [==] Eduardo Carneiro (41)
5o. [+1] Vanduy Queiroz (32)
6o. [+2] Rodrigo Monteiro (26)
7o. [-2] Fábio Barros (25)
8o. [-1] Gleyve Páscoa (23)
9o. [==] Rafael Benevides (18)
10o. [==] Márcio Chaves (12)

-----

DESTAQUES

Os destaques da etapa foram sem dúvida Edilson e Vieira. Largaram nas últimas posições e desde a largada disputaram acirradamente a corrida bem ao estilo Massa X Hamilton que vemos na Fórmula 1 de hj. Na largada Vieira não deu espaço e Edilson ficou nos pneus, perdendo muito tempo. Mas como sempre voou baixo se recuperando enquanto por sua vez Vieira foi ultrapassando todo mundo para assumir a liderança. No fim da prova, quando Edilson conseguiu encostar, os dois novamente acabaram se encontrando na pista e dessa vez Vieira levou a pior. Ainda manteve a 2a posição pois os dois foram absolutos na prova e abriram muita distância para quem vinha atrás.

-----

MINHA CORRIDA

Minha etapa só foi boa nas primeiras voltas. Larguei bem, vi que estava me aproximando de Rodrigo, e tive a impressão de Vanduy estar conseguindo ocupar o espaço ao meu lado, mas tive tempo para botar por dentro, evitar a ultrapassagem de Vanduy e passar Rodrigo antes da chincane. Fiz o mergulho com cuidado por causa dos pneus frios, mas qdo contornei a florestinha vi que já tinha uma pequena folga, e no decorrer das primeiras voltas notei que estava abrindo vantagem. Mas umas 2 voltas depois senti que o kart começou a falhar na retomada do miolo... A partir daí o kart foi piorando, ainda tentei sem sucesso defender a liderança mas quando o Edilson chegou eu já abri espaço pois não havia condições de lutar pela 2a posição.

Em alguns momentos o kart chegava quase a morrer, e dessa forma eu vi a minha maior chance de vitória da temporada ir se esvaindo a cada curva. Peguei um dos melhores karts (o mesmo kart que o Luiz Carlos tinha vencido o amistoso anterior), mas mesmo assim não deu. Depois que o Edilson passou eu fiquei na dúvida se havia tempo de trocar de kart e ainda manter a 3a posição, ou pelo menos voltar em condições de brigar por ela, e me concentrei em administrar a diferença para Vanduy, que vinha se aproximando. A cada volta eu só prestava atenção nos pontos de referência, e em um determinado momento eu vi que não ia dar prá me manter na frente... Então sinalizei para o fiscal que trocaria de kart, pois vi que dava para voltar a frente de Rodrigo. O que eu não contava era q fosse a penúltima volta Talvez até desse sim para ter ficado em 3o, mas parei para trocar de kart e só dei uma volta com o novo kart.

Pelo menos só perdi 1 pto, mas esse pontinho pode fazer muita diferença, considerando que na próxima etapa Eduardo larga na pole e está somente 4 pts atrás. Considerando que ele é muito rápido, largando na ponta e pegando um kart bom ele é sério candidato a vitória. Além disso, Edilson e Vieira estão voando na pista, sempre largando nas últimas posições e chegando até a liderança. Basta uma vitória de Eduardo e Edilson e Vieira passarem por mim, que ele já me ultrapassa na classificação geral logo na próxima etapa. Lógico que muita coisa pode acontecer, mas essa situação não é difícil de se configurar.

Já com relação ao título, o sonho vai se desfazendo na reta final. Não adianta ficar contando com a sorte sempre. Em poucas etapas a sorte pode até prevalecer e te dar uma falsa sensação de competitividade, mas no decorrer do campeonato é natural que os pilotos que são realmente melhores se destaquem, principalmente quando aqueles que só podem contar com a sorte não são agraciados com ela. Sim, ainda existem possibilidades matemáticas de título, mas a 8 pts de Edilson e 5 pts de Vieira, a 2 provas do fim, é muito difícil que eu consiga reverter essa situação. Vale lembrar que essa já é a 3a dobradinha dos dois e a 2a etapa consecutiva em que eles estão lado a lado no pódium.

Pelo menos também estou matematicamente fora da zona do Morredor. Aliás, pelo visto o Título de Morredor esse ano foi definido com 8 rodadas de antecedência. Márcio desde o início do CAM está muito apático, ainda ensaiou uma reação quando empatou nos pontos mas passou pelos critérios de desempate de Rodrigo no início do CAM, mas enquanto todos tentam melhorar, fortalecer suas qualidades e corrigir suas fraquezas, ele se limita a correr somente as etapas (e olhe lá). Larga sempre nas 1as filas, mas cai para as últimas posições, só superando aqueles que tem problemas ou trocam de karts.

Mas é isso aí... Agora é me concentrar no Eduardo na 7a etapa, tentar pelo menos acompanhá-lo e ficar próximo dele na classificação final da prova. No traçado normal com um kart competitivo dá prá defender, mesmo que quem venha atrás esteja com um kart melhor, então espero ainda lutar para me manter em 3o no CAM, que já seria uma vitória para mim.

[:-|]

2 comentários:

Eduardo Carneiro disse...

Bom, sem querer me gabar, essa dobradinha da 6ª etapa do Edilson e Vieira foi pura sorte. Se eu tivesse pego um kart bom muito provavelmente teria evitado isso.

Mas não resta dúvida que eles são os dois melhores pilotos do CAM 2008.

Agora quanto a você acho que não deve desanimar não. Você ainda tem grandes chances de ser vice. E enquanto há esperança de ser campeão deve lutar por ela.

É isso ai!!!

Helder Jannotti Müller disse...

Nah, gosto de ter uma visão realista das coisas, e não ficar me atendo a esperanças... Só tenho chances matemáticas de ser campeão ou vice, mas na pista mesmo eu só conseguiria se os três favoritos continuassem tendo azar... Vou continuar fazendo o melhor q posso, mas como não dependo só de mim já não foco mais o título. Minha meta agora é me ater ao real e me concentrar prá me manter em 3o no CAM. (ou 2o, dependendo dessa "novidade" do Vieira)