sexta-feira, 10 de junho de 2011

Muita disputa no CAM2011

Poizé amigos! Depois do Twitter, com a correria do dia a dia, fica difícil parar prá escrever algo por aqui no blog. Mas apesar de praticamente esquecido, sempre acaba sobrando um tempinho prá gente dar uma atualizada aqui. E o assunto de sempre é o CAM (Campeonato Anual dos Morredores, prá quem ainda não sabia o que significava).

Quase na metade do ano, mas ainda estamos somente com duas etapas disputadas. Do final do CAM2010 até o início do CAM2011 tivemos um jejum das pistas, causado pelo fechamento dos dois Kart Indoor disponíveis. O Race Kart já não frequentávamos desde 2007, apesar de eu ainda ter corrido lá no início de 2008 quando o CAM passou a ser realizado no Guararapes. Mas de repente, no fim de 2010 os dois ficaram indisponíveis e ficamos sem pistas para os amistosos.

Mas a infraestrutura dos dois Indoors já havia sido adquirida e com a promessa do novo Kart Indoor a organização do CAM2011 seguiu com força total. E após a inauguração do Sprint Kart, no dia 18 de março, fechamos nosso calendário com o início dia 8 de maio, com nove etapas previstas. Nesse ano com as categorias Open A e B consolidadas, as regras das duas passaram a ser a mesma dos Morredores, e o CAM, que antes se tratava somente da bateria dos Morredores, passou a ser considerado o evento como um todo, sendo disputado nas 3 categorias (A tradicional dos Morredores, Open A e a Open B dos iniciantes)

Na Categoria dos Morredores temos o retorno de Gleyve, antigo "escapa-Morredor" que a muito tempo já vinha vencendo e tendo bons resultados no campeonato, mas em 2010 não pode participar. Além disso temos a primeira mulher a disputar a categoria, Tayná Lorena, que ingressa como oComplicador (é assim msm, marca registrada, não tem gênero) em 2011. Os três melhores da Open B em  2010 se juntam aos melhores da Open A, formando uma categoria de altíssimo nível, enquanto na Open B a disputa se equilibra. E assim se inicia o CAM2011, que contará com nove etapas, sendo que os dois piores resultados serão descartados.

E hoje, com duas etapas já realizadas podemos afirmar que esse promete ser um dos melhores CAMs já disputados. Várias são as evidências apontando para esse fato: Em primeiro lugar, das seis baterias já disputadas nas etapas, tivemos seis vencedores diferentes. Entre os Morredores, a diferença do 2o para o 5o lugar é de somente um ponto. No Open A a diferença entre o 1o e o 5o é de dois pontos e no Open B o 2o, 3o e 4o lugares estão com o mesmo número de pontos.

Bom, tá certo, tem algumas coisas que não mudam. Edilson lidera o campeonato já abrindo 4 pontos de vantagem para o 2o lugar, Vanduy, que venceu a última etapa. Mas com o primeiro descarte, que já começam a contar a partir da próxima etapa, essa diferença pode diminuir. Somente Luiz Carlos ainda não disputou nenhuma etapa do CAM

Na Open A muito equilíbrio, com Cássius liderando com uma vantagem de 1 ponto. O campeão do ano passado, Antonio Neto, ainda não disputou nenhuma etapa e é dúvida se ainda vai participar do CAM. Na Open B estrearam três novos pilotos que nunca tinham corrido com os Morredores: Daniel Sampaio, Daniel Maia e Fábio Sakita. E eles estrearam muito bem, já figurando entre as 4 primeiras posições do campeonato até agora. Daniel Sampaio se destacou e lidera também abrindo 4 pontos de vantagem para o segundo colocado.

Sem dúvida muita coisa ainda pode rolar no campeonato, mas posto aqui a minha opinião sobre o que já pude concluir a partir desse início de campeonato: Na Open B é grande a chance de título de Daniel Sampaio, apesar de achar que ele pode se prejudicar por ser muito afoito. Em alguns momentos ele é agressivo demais nas tentativas de ultrapassagem e como agora temos um diretor de prova aplicando punições no decorrer da prova, ele pode vir a se prejudicar e perder pontos importantes. Outros candidatos a título, e que vão disputar entre si para subir para a A em 2012 são Daniel Maia, Fábio Sakita, Alexandre Pinheiro e Patrick Brilhante.

Já na Open A eu não tenho como arriscar um palpite. O campeonato está muito equilibrado, com todos os pilotos disputando de igual prá igual. Tá tudo em aberto até agora e todos tem chances, mesmo os que tiveram um mau início, como André Lira por exemplo.

Já entre os Morredores, na minha opinião Edilson leva esse ano também. Apesar de estarmos em um novo kartódromo e até agora estarmos sempre variando os traçados, Edilson tem muito mais talento e técnica que os outros concorrentes, e está sempre conseguindo superá-los e chegar no pódium. Os problemas com karts parecem ser mais raros no Sprint Kart, pois a manutenção está sempre em dia e tem muitos karts reserva, então vai ser difícil alguém conseguir segurar ele.

O meu campeonato é indefinido. Já apostei várias vezes que seria o Morredor, ou pelo menos estaria disputando, considerando somente a técnica de meus oponentes, mas acabo conseguindo resultados melhores por características que não fazem tanta diferença na pista. Dentro da pista a vários anos não consigo ser rápido, nem consigo atacar meus adversários diretos, geralmente só me defendendo durante as provas. Mas mesmo assim, no decorrer do campeonato a galera acaba faltando etapas, se desmotivando, e eu acabo conseguindo ficar entre os três melhores no final. Ano passado fui o vice graças a ausência do Iarly (se ele tivesse corrido, seria vice e eu teria ficado em 4o lugar). Nesse ano pretendo continuar comparecendo a todas as etapas. Vai ser muito difícil vencer, então espero ficar entre os 5 primeiros frequentemente, somando pontos e contando com os descartes para conquistar mais um trofeuzinho no fim.

Bom, é isso amigos. Acho q já deu prá resumir o que aconteceu de 2010 prá cá. Agora é seguir e tentar postar mais resumos desses no decorrer do campeonato. Atualizações mais frequentes estão no meu Twitter.

Grande abraço a todos!

3 comentários:

Gleyve disse...

Bom post, ótima visão geral do CAM e suas categorias..Quanto a hegemonia do Edilson eu concordo, é fora de sério! Agora sei que você é uma pessoa modesta e assim foi em seu post ao comentar de si mesmo. Mas vale ressaltar que você é um dos pilotos do CAM com mais talento, técnica e experiência. E mesmo quando não está tão rápido na pista, costuma fazer a diferença. E juntando com a sua assiduidade ao CAM então, os troféus conquistados não são a toa.

Mas é isso ai, que todos continuemos lutando a fim de manter o bom nível do campeonato sempre.

Gleyve disse...

Bom post..ótima visão geral do 2011 e suas categorias.
Concordo com a hegemonia do Edilson, mas já conseguimos ver alguns pilotos impondo alguma dificuldade a ele em alguns momentos, isso é bom para o CAM..Agora, sei que é uma pessoa modesta e assim foi ao comentar de si mesmo. Mas vale ressaltar que você está sim entre os pilotos do CAM com mais técnica, talento e experiência e quando junta com sua já conhecida assiduidade ao CAM os resultados que tem obtido ao final dos CAMs são mais que justos e não apenas golpe de sorte ou devido a ausência de outros pilotos.

É isso aê, que todos continuemos lutando para manter o bom nível do CAM. Até a próxima etapa!!

Helder Jannotti Müller disse...

Eu agradeço pelos comentários cara, mas na verdade eu discordo um pouco. Minhas conquistas são mais baseadas nos problemas dos outros do que na minha própria qualidade.

Mas é isso aí, tá todo mundo muito nivelado, exceto o Edilson que já sobra faz tempo!