quinta-feira, 16 de junho de 2011

Uma ótima corrida para a MRT

Ontem a noite foi realizada a 2a etapa da categoria Light da LigaVPG, e foi uma das melhores corridas já realizadas pela Equipe Morredores! Contando com duas sub-equipes e seis pilotos na categoria, conseguimos ótimos resultados considerando o grid inicial de 32 carros. 

Infelizmente, um dos melhores pilotos da equipe, Edilson Carneiro, inicialmente teve problemas técnicos no qualy, entrou sem tempo para o warmup, mas teve que desconectar por problemas pessoais e não participou da prova. Ontem realmente não foi a noite dele.

Dos demais participantes da MRT Principal, eu e o Falcão, estávamos com bons tempos considerando o Hotlaps da categoria. A melhor volta era 2:15.287, e eu figurava na 22a posição entre os 49 que registraram tempo, com 2:17.343. Prá quem ficava sempre atrás entre 4s a 5s, estar a um pouco mais de 2s da volta mais rápida era muito empolgante. O Falcão também estava bem, e com 2:18.113 figurava na 30a posição. 

Dentre a Morredores II, um desempenho excepcional de Patrick Brilhante, que disputando sua 2a etapa desde que iniciou o AV também estava na casa dos 18, em 38o com 2:18.799. Com pouco tempo de treino, André Lira em 40o com 2:19.485 e Ney Moura em 42o com 2:20.332 completavam a participação dos Morredores. 

A empolgação aumentou ao ver que a maioria dos pilotos não estava acertando o qualy. Se tivesse repetido minha volta no Hotlaps no qualy, teria largado em 4o lugar. Mas eu fui mais um dos que ficaram mais lentos e não baixei da casa dos 18s, largando em 17o. Falcão foi o 18o no grid, Patrick o 21o, André o 24o e Ney o 28o. 

Na categoria Light, quanto mais a frente conseguimos largar, mais limpa e segura é a largada. Apesar de alguns incidentes a nossa frente, tanto eu quanto o Falcão conseguimos passar limpos e ganhamos várias posições já na primeira curva. Cruzei a 1a volta em 1o, e na 2a ganhei mais uma posição, enquanto o Falcão vinha em 14o.

Durante a prova cometi alguns pequenos erros, e como todos vinham muito colados cheguei a cair para 16o, mas vinha num ritmo muito bom e no momento do pit eu já vinha novamente em 11o. O Falcão também vinha sempre próximo, as vezes a minha frente, outras um pouco atrás. Nossa balada era boa, pois enquanto os líderes andavam em 17s, nós vinhamos sendo somente 1s mais lentos.

Mas a minha corrida foi completamente prejudicada por conta do desastroso pit. Eu tinha acabado de conquistar a 11a posição, e já enxergava o 10o a minha frente, quando vi que ele ia entrar nos boxes. Eu pararia na volta seguinte, mas resolvi antecipar prá manter a minha referência para o da frente. Da mesma forma, normalmente eu não troco os pneus, só que numa corrida treino da noite anterior, no final da prova cheguei com os pneus traseiros muito gastos, então resolvi trocar os pneus para me manter no ritmo durante toda a prova.

Só que quando eu entro nos boxes vejo que um piloto estava chegando no pit na posição demarcada para mim. Ou seja, eu teria que passar direto ou esperar... resolvi arriscar e esperar. Resultado, uns 15s esperando até ele sair. Segundo desastre: Esqueci que tinha levado uma batida na porta, na largada. Não havia afetado meu desempenho, mas por default, os boxes aparecem selecionados para o conserto dos danos, e eu esqueci de desabilitar. Mais uns 35s de parada... Resultado, entrei em 11o lugar em saí em 22o.

É fato que fiquei chateado, mas como até aquele ponto a corrida tinha sido tão divertida, com muitas disputas e eu andando num ritmo bom, e como eu também estava com pneus novos e tanque cheio, resolvi tentar chegar pelo menos na zona de pontuação, seis posições a frente. Enquanto isso o Falcão vinha bem, chegou a 9o antes do pit, parou e voltou em 13o. Provavelmente se eu não tivesse os problemas, tinha voltado por ali, em 14o ou 15o, visto que o Falcão trocou só os pneus da frente.

Já Patrick, André e Ney tiveram uma corrida mais conturbada, com vários incidentes, uma vez que a corrida para o pelotão de trás sempre é mais movimentada. Tiveram altos e baixos em suas colocações, muitas disputas, alguns vacilos, mas ficaram sempre ali na tentativa de chegar à zona de pontuação.

Na parte final da prova comecei a contar com a durabilidade do equipamento, enquanto pilotos que eu pressionava começavam a sair de traseira nas curvas, perder os freios ou até cometerem erros. Durante a 14a volta consegui chegar na zona de pontuação (16o), enquanto Falcão vinha 4 posições a frente. Em mais 4 voltas contando com mais abandonos o Falcão vinha em 9o eu em 12o. Por fim, na última volta ganhamos mais uma posição, terminando em 8o e 11o, e somando preciosos pontos para a equipe.

Pela Morredores II Patrick terminou em 19o, Ney em 20o e André em 22o, os três na mesma volta do líder. 24 pilotos terminaram a prova. Com esse resultado, sem contar os descartes, a MRT figura na 7a posição entre as equipes, enquanto a MRT II vem em 13o, das 15 equipes relacionadas.

Para mim, apesar do desastre nos pits, foi uma das, senão a melhor corrida que fiz até hoje no AV. Foi muito empolgante acompanhar pilotos conhecidos, disputar de igual prá igual, pressionar, defender... Até mesmo ganhar posições pelas quebras e erros dos outros, pois uma vez que cuidei do meu equipamento, mereci estar onde estive.

Espero manter o mesmo desempenho na próxima pista. Notei muita evolução depois das categorias Speed e Light, e agora em Salzburgring vou comprovar se simplesmente peguei o jeito da pista de Motorland ou se realmente minha pilotagem está melhorando.

A partir da próxima segunda, dia 20, começa a 3a etapa na Áustria, e a MRT estará lá disputando!

Grande abraço!




Um comentário:

José Fa;cão disse...

O Helder fez uma bela corrida, tinha desempenho pra ter ficado num top 5, pelo que vi de erros dos pilotos que estavam a frente, talvez até um pódio. Pena que o pit prejudicou muito a corrida dele passou mais ou menos 50 segundos, na minha parada só fiquei 9 segundos e no fim da prova ele já vinha próximo. Vamos continuar treinando, os resultados já estão aparecendo... em breve, quem sabe um pódio.