sexta-feira, 10 de junho de 2011

A febre do AV me pegou

Aproveitando que o blog foi "acordado", com um visual renovado e a atualização sobre o CAM já foi feita, tenho que registrar aqui o outro lazer que desde o início do ano está tomando conta do meu dia a dia: O Automobilismo Virtual. Sempre na minha vida envolvendo os jogos eletrônicos houve um espaço reservado para os de Automobilismo.

Começando pelos pré-históricos Enduro (Atari), que quando vc finalizava, o jogo recomeçava mas vc ganhava um trofeuzinho no painel, Indy 500 (PC) no monitor de fósforo verde, que ficava marcado com a pista de tanto jogar (eu sempre quis correr as 500 milhas, comecei umas 3x mas não tinha tempo para terminar), as séries Need for Speed, Test Drive, entre outros inúmeros exemplos.

Mas até aí eu sempre joguei sozinho, ou no máximo com conhecidos. Me lembro de um torneio que eu e meus amigos Wilson e Mardônio fizemos com o jogo PGR no XBox dele. Foi a minha melhor atuação em um torneio de qualquer coisa. Entre nós três eu era sempre o mais fraco, mas naquela noite eu não sei que raios de inspiração eu tive que das 10 etapas que programamos para correr, eu venci as 10. Ainda hoje guardo a capa do jogo, que o Wil assinou, datou e me entregou em reconhecimento ao meu feito.

Com o lançamento do jogo Gran Turismo 5 em Novembro do ano passado, um dos jogos que me fez escolher comprar o PS3, minha imersão nos simuladores de corridas aumentou. Comprei também um volante, na época um dos mais conceituados pelo que pude pesquisar, o Logitech G27, e mergulhei nas corridas do GT5.

Ao mesmo tempo alguns amigos de CAM insistiram para que eu experimentasse o RFactor no PC. O RFactor é um jogo muito popular dentro do Automobilismo Virtual, que fornece a base para a simulação enquanto os modelos de carros e pistas podem ser customizados pelos usuários. A princípio eu utilizei o mod (pacote de carros e pistas) indicado por eles, o da LigaVPG T3-2010 que continha as categorias Light, a mais básica de carros compactos, como Golf, Focus, Punto, etc; a Speed, com sedans como Focus Sedan, Bora, Vectra, etc, a Challenge que era composta do Muscle Car Mustang GT500; a Open, única de monopostos, com o Fórmula 3; e a Pró, com os supercarros Porsche, Ferrari, Lamborghini, etc. Começamos a brincar entre nós em rede no início do ano fazendo algumas corridas em diversas categorias.

Com a brincadeira a empolgação cresceu exponencialmente! Comecei a pesquisar e acompanhar a LigaVPG (http://www.ligavpg.com) e de repente contaminado (ou contaminando, não sei) os colegas Edilson e Falcão, acabamos decidindo e nos inscrevendo no campeonato. Para a 1a Temporada de 2011 (T1-2011) as inscrições na categoria dos iniciantes já estava esgotada, mas como a Challenge estava utilizando os mesmos carros, permitiram que nos inscrevêssemos lá.

Criamos a nossa equipe, a Morredores Racing Team, inicialmente com o Edilson, o Falcão e eu. Mas desde a nossa 1a corrida, em Hockenhein, vimos que a brincadeira ia ser muito difícil. Prá começar ficamos muito atrás nos tempos e descobrimos que é muito importante acertar o set dos carros a cada pista (nas nossas brincadeiras amadoras simplesmente escolhíamos o carro e íamos prá pista disputar). De lá prá cá estamos sempre treinando, estudando, tentando aprender dicas de setup e pilotagem, mas mesmo assim ainda tá muito difícil disputar.

Agora a MRT disputa agora a sua 2a temporada (na LigaVPG temos 3 temporadas por ano, cada uma durando de 2 a 3 meses, com 7 etapas). Estamos correndo em quatro categorias, e com seis pilotos (todos participantes do CAM). Mas já constatamos que mesmo os iniciantes na LigaVPG na sua grande maioria já tem experiência em disputas online, em outras ligas, e já entram muito melhores que nós, que estamos a pouco mais de 6 meses aprendendo, então ainda tá muito longe de começarmos a disputar realmente.

Confesso que tem horas que é chato, tanto nas categorias mais altas quanto na de iniciantes, que ainda conseguimos nos inscrever nessa temporada, ficar sempre em último com os outros simplesmente chegando e passando. Dá vontade de desistir as vezes, mas adotei uma postura de resistir para tentar aprender, afinal não é justo eu começar agora e esperar disputar de igual prá igual com gente que tem 5 anos ou mais de experiencia. Acredito que a diversão virá quando eu tiver começando a brigar dentro da pista. Por enquanto tô só aprendendo mesmo.

A galera da LigaVPG é muito gente boa, nunca negam ajuda e dicas, e sempre tem alguém disposto a ceder um set competitivo só pelo bem da brincadeira, então eu recomendo a quem quiser iniciar no AV, dar uma pesquisada lá. Os mods e servidores de treino são abertos e as voltas são registradas online para efeito comparativo.

Bom, quem acompanha o twitter já viu que agora eu tenho mais esse assunto prá postar por aqui. Vale a pena então atualizar com relação aos resultados no AV: Na T1-2011 disputamos duas categorias: A Challenge, desde o início, e a Light, a partir da 4a etapa. Acabamos tendo um resultado muito melhor na Challenge pelo grid mais vazio, o que nos dava pontos em quase todas as etapas

Na Challenge a MRT até foi muito bem, conquistando o 5o lugar (entre 11 participantes) e ficando atrás somente das equipes que somaram mais de 100 pontos. No campeonato de pilotos, dos 30 participantes, o Edilson ficou em 14o, eu em 16o, o Falcão em 19o e o Ney (que entrou com o campeonato em andamento) em 20o. Já na Light só ingressamos a partir da 4a etapa (de 7 no total), e a MRT conseguiu o 8o lugar entre as 15 equipes que disputaram. Entre os pilotos, dos 37 participantes o Falcão ficou em 26o, eu em 27o e o Edilson em 28o.

Nessa T2-2011 estamos disputando 4 categorias. Eu, o Edilson e o Falcão pela MRT Principal disputamos os campeonatos da Pró (pela ordem Porsche, Porsche e Ferrari), Open (Formula GP2), Speed (Alfa 159, Linea e Civic) e Light (Alfa 147, A3 e Punto). Temos corridas toda segunda e quarta feiras a partir das 22:30, com transmissão ao vivo pelo site http://www.racebrasil.com.br (quem quiser prestigiar, eu agradeço). Pela Light ainda temos a MRT B, composta pelo Ney, André e Patrick (C4, Fit, Clio).

Então é isso. Ainda buscamos o aprendizado, na esperança de dentro de algumas temporadas estarmos disputando posições mais altas, quem sabe até pódiums. Até lá, espero atualizar muito mais aqui o blog.

Abração amigos!

Um comentário:

Wilson disse...

Eu me lembro bem daquela noite inspirada no PGR do Xbox. Realmente não teve pra ninguém.

Boas corridas virtuais no AV.

Abs.