terça-feira, 26 de outubro de 2010

Edilson! The KK!

Mais de 6 meses depois completamos a última curva e estamos na reta final do CAM2010. Só falta a bandeirada! No final de semana passado tivemos a penúltima etapa que novamente a exemplo do que ocorreu em anos anteriores selou a hegemonia de Edilson Carneiro, e praticamente o coroou antecipadamente como Campeão de 2010. Basta largar na próxima etapa para selar o título, não importando em que posição chegue ao final. 

Um breve resumo da temporada mostra a trajetória de Edilson para seu 5o título. A adoção este ano do descarte da pior etapa na pontuação fez com que a situação de Edilson parecesse menos confortável durante o campeonato, aliando-se também ao fato de que nas 8 etapas que ocorreram até agora, em nenhuma delas ele levou a bandeira quadriculada em 1o. Somente uma vitória foi creditada a ele por ter sido vítima em um incidente ocorrido na pista que o tirou da liderança da etapa. Mas apesar disso nas 8 etapas disputadas, em somente uma ele não esteve no pódium, ficando em 5o lugar.

Assim, a tarefa de fazer frente a Edilson ficou entre os que conseguiam vencer as etapas no lugar dele. Barros venceu duas das três etapas iniciais, mas depois baixou a produtividade e deu lugar a Iarly, que foi 1o e 2o nas duas etapas seguintes. Na 6a etapa os três primeiros chegaram nas três últimas colocações e com a minha vitória consegui me aproximar do pelotão. Como se pode ver, o campeonato foi disputado, com Iarly e Barros pressionando Edilson até a metade do campeonato, mas poderia ter sido muito mais. Três ótimos pilotos, que tinham grandes chances de disputar o título, não se dedicaram ao campeonato, faltaram em várias etapas e acabaram ficando prá trás: São eles Eduardo, Luiz Carlos e Fábio Vieira.

Edilson manteve sua regularidade durante todo o campeonato, e a partir da 6a etapa assumiu a liderança e foi ampliando sua vantagem mantendo-se sempre no pódium e sem precisar fazer uso dos 6 pontos que estava descartando. Eu e Iarly nos mantivemos disputando a 2a posição enquanto Barros perdeu contato, por ter faltado a 7a etapa. Ao abrir 7 pontos de vantagem na 8a etapa, e ainda tendo 6 pontos de descarte, Edilson garantiu seu título antecipado! Iarly e Eu disputamos a vice liderança separados por 1 ponto. Com a vitória de Barros na 8a etapa, ele permanece na disputa até por um vice ou um 3o lugar geral, contando que ele vença novamente e nem eu nem Iarly não cheguemos entre os 3 primeiros na última etapa.

Vale a pena relatar a situação da outra ponta da tabela, que era bem diferente: Eduardo, Márcio, Vanduy e Luiz Carlos estavam colados nas duas primeiras etapas. Vieira, apesar do pódium da 2a etapa, não tinha comparecido à 1a etapa e vinha atrás. Ele só participou da 2a etapa e assim nem chegou a se efetivar no grupo. Nas duas etapas seguintes Eduardo e Márcio seguiram disputando enquanto Luiz Carlos ficou prá trás na 3a, por ter faltado, e Vanduy na 4a, também com uma falta. 

Na 5a e 6a etapas foi a vez de Eduardo e Márcio faltarem, dando chances de recuperação para Luiz Carlos (que venceu a 5a e foi 3o na 6a etapa) e Vanduy (que foi 2o na 6a etapa). Eduardo participou da 7a etapa enquanto Márcio não, e assim conseguiu abrir certa vantagem para Márcio, mas ambos faltaram na penúltima etapa. Assim, a disputa de Morredor está entre Márcio e Eduardo. Se ambos participarem da última etapa, Márcio precisa vencer e Eduardo chegar em no máximo 6o. Se Eduardo não comparecer, Márcio precisa ser no mínimo 5o.

O CAM2010 por vários fatores se tornou um campeonato muito especial! Além de estarmos ampliando o número de eventos, com a disputa dos campeonatos Open A e Open B, existe também a possibilidade deste ser o último CAM realizado por automobilismo. Durante o ano tanto o Guararapes, onde o evento é realizado, quanto o Race Kart, onde corremos em 2007 e seria uma opção para sediar provas, ambos noticiaram que fechariam no final do ano. O Race Kart já encerrou suas atividades enquanto o Guararapes funciona até o dia 30 de novembro.

É verdade que os dois tiveram seus terrenos pedidos de volta pelos proprietários, e ambos noticiaram que pretendem reabrir em outros locais com novas estruturas, mas por enquanto tudo não passa de notícias e promessas, e a nós só resta aguardar e torcer para que tenhamos circuitos onde disputar o CAM do ano que vem.

E foi assim! Em 5 campeonatos de kart realizados, Edilson somou 4 títulos e um vice-campeonato. Na pista, com sua técnica e talento superiores consegue superar as deficiências do kart e sempre é competitivo. Com muita determinação e disciplina, nunca canta vitória antes da hora, e está sempre focado no título, mesmo quando está atrás. Nas provas, mesmo quando está disputando as últimas posições, consegue tirar o melhor de seu kart e por várias vezes conquistou vitórias e pódiums com karts considerados ruins por outros competidores. 

Tudo isso se reflete nos números dessas cinco temporadas de vitórias. Com 1175 voltas dadas em 68 provas, Edilson soma  23 vitórias e 228 voltas lideradas, contra 11 vitórias de Eduardo (2o lugar). Edilson tem 157 posições conquistadas, contra 50 de Eduardo (2o Lugar). Além de ser disparado o piloto mais rápido e o de melhor aproveitamento entre os Morredores. É o recordista do Guararapes Invertido, com 47.19s, e é o 2o lugar no Guararapes Normal com 47,21s (0,03s atrás do recordista, Iarly).

Edilson sempre foi muito dedicado e sempre entrou em competições para ganhar, não só no Kart. Quando criou os Morredores e o CAM, junto com mais dois amigos, não se importou em competir em categorias nas quais não dominava. Por isso, foi o Morredor nos quatro primeiros anos enquanto disputavam somente 3 competidores. Mas sempre se empenhou, para em 2003 e 2004 ser vice, e em 2005 conseguir seu primeiro título, depois de 7 anos disputando. 

Edilson é um exemplo a ser seguido para os que desanimam, para que sempre dêem o melhor de si e tentem se aperfeiçoar a cada dia. Ele é a prova de que com dedicação e perseverança, um dia os resultados chegarão!

PARABÉNS EDILSON! PENTACAMPEÃO DOS MORREDORES

THE KART KING


Um comentário:

Edilson Carneiro disse...

Obrigado amigo Helder.. tá fazendo falta suas postagens sobre os Morredores!! :-)

Forte abraço.