quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

O valor dos amigos

Ontem (terça) pela manhã ocorreu uma nova pane em um dos servidores do P100. O servidor de banco de dados financeiros disparou um alerta de disco, e reiniciando a máquina constatamos que o RAID estava degradado e a máquina não dava boot. De início iniciei a restauração do RAID, que só foi terminar perto da hora do almoço, mas não resolveu e a máquina continuou fora do ar.

Resumindo, passei a tarde e a noite tentando restaurar o servidor mas não consegui. Dando boot pelo CD eu conseguia acessar algumas pastas, mas seria difícil restaurar o banco de dados dessa forma, então as 10hrs da noite botei o servidor embaixo do braço e o trouxe prá Fortal para no outro dia encaminhá-lo para uma assistência técnica.

Oito horas eu já estava na 1a assistência, onde me indicaram que eu tinha que levar a máquina para a autorizada, pois eles não mexiam mais naquela máquina (um servidor Itautec). Depois de muito penar com o trânsito do centro da cidade para chegar na assistência da Itautec, lá eles me informaram que precisariam de uma nota para que eu desse saída do servidor da empresa, e desse entrada lá com eles.

Bem, como iria demorar para que eu conseguisse essa nota (se conseguisse), resolvi apelar para o meu grande amigo Edilson (isso mesmo, o Morredor Campeão desse ano), que já estava me dando dicas de como proceder. Entrei em contato com ele e ele disse que poderia dar uma olhada na máquina lá no trabalho dele, então umas 10:30 fui prá lá.

Não há muito a dizer... Com a grande experiência e conhecimento que ele tem, passou a diagnosticar a máquina, efetuou novamente a reconstrução do RAID (que não deu certo da 1a vez), até que resolvemos trocar um dos discos. A reconstrução sempre parava em 26%, mas depois que o disco foi trocado ela passou direto, então foi só aguardar (muito) para que a reconstrução terminasse e a máquina foi restaurada, sem nenhuma perda.

Ainda tentamos fazer um backup, mas já era tarde então eu me despedi e levei a máquina de volta para o P100... 9hrs da noite a máquina já estava funcionando e com todos os serviços disponíveis. SHOW DE BOLA!

VALEU MESMO EDILSON!!! Espero que um dia eu possa retribuir esse grande favor e os outros que vc sempre tem feito! De antemão pode contar comigo pro que der e vier!!!

Um comentário:

Edilson Carneiro disse...

Que é isso velhinho!! Amigo é pra isso mesmo! Obrigado pela consideração. A recíproca é verdadeira!! ;-)