sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Um bom kart É TUDO!!!

Eai amigos!

Tô de volta com as notícias do CAM. Muitos sabem que quinta feira da semana passada (24.7) eu já havia feito um treino, mas dessa vez eu resolvi englobar meus treinos individuais num só post. Mesmo porque o treino da semana passada não foi assim tão proveitoso. Treinei sozinho, escolhi o kart 12, que geralmente era um dos melhores, mas só consegui fazer voltas entre 51s, 50s e uma em 49,97s. Tinha ficado até desanimado com meu desempenho, visto que o Edilson, o Vieira e o Eduardo já vem a muito tempo fazendo voltas em 48s no Guará.

Pois bem, no início da semana o Vanduy demonstrou o interesse em treinar na terça, mas não pode ir e acabou adiando para quinta (ontem). Como eu estava liberado, apareci por lá no kart para esperá-lo no fim da tarde e fiquei por lá vendo a galera correr decidindo se treinaria ou não. Foi aí que tive uma idéia: Resolvi que treinaria com dois karts... Daria metade das voltas com um kart, pararia e trocaria de kart, e completaria o treino com outro. Falei com o pessoal lá e não teve problema. Enquanto ainda esperava a bateria o Vanduy chegou e concordou com o formato do treino.

E fomos prá pista, o Vanduy na frente e eu acompanhando... Durante o treino vi q eu estava mais rápido que ele. Eu chegava nele, as vezes passava do ponto e perdia tempo, mas chegava nele de novo. Então tirei o pé e com espaço consegui fazer duas voltas em 48,62s e 48,90s, enquanto o Vanduy fez quase todas as voltas em 49s e cravou em sua melhor volta com 49,62s. Acabamos dando 10 voltas com os primeiros karts, paramos e trocamos de kart. O segundo tava visívelmente mais fraco que o primeiro, sem retomada nas saídas das curvas. com isso dei as últimas 7 voltas na casa dos 50s, com a volta mais rápida de 50,22s. O Vanduy também pegou um kart pior que o 1o e fez as voltas em 52s, com a melhor de 52,26s.

No fim do treino deu prá concluir que eu até consigo andar rápido, mas dependo muito de um kart bom. Talvez por causa do peso, ou esteja faltando algum detalhe, mas de qualquer forma tenho que torcer prá ter sorte de pegar um bom kart nas etapas prá acompanhar Edilson e Vieira, e Eduardo tb se ele se recuperar, fora os que estão entrando na briga como Barros e Rafael. O importante é que o campeonato tá cada vez mas equilibrado, mas em contra-partida está cada vez mais difícil vencer para conseguir me manter próximo dos líderes. Bola prá frente.

Mas quem disse que acabou? Poizé, não para por aí não. Quando íamos começar o treino, o César Coelho, um dos pilotos profissionais que correm no Campeonato Cearense de Kart perguntou se podia brincar com a gente. Como era um treino e tinha esse esquema de trocar de kart, a gente preferiu correr só, mas qdo terminamos o treino eu me animei prá correr junto com eles. Na turma tinha outro piloto do Cearense, Aydes Carneiro. Daí o Vanduy foi embora e eu fiquei esperando pela bateria.

Quando chegou a nossa vez, sorteamos o grid, e nós 3 mais experientes resolvemos largar atrás (eu fiquei em último). Eles resolveram correr o circuito invertido, que não conheciam ainda, mas eu não me incomodei pois já tinha feito o treino mais cedo para o traçado da 4a etapa. Então largamos para 17 voltas direto. Eu larguei bem e acompanhei o Aydes (que tinha largado a meu lado. O Cesar (a minha frente) teve problemas no kart e não conseguiu largar. Ainda correu algumas voltas, trocou de kart, mas não teve jeito e acabou abandonando. Colei no Aydes e já ganhei uma posição enquanto ele ultrapassava, antes da chincane... A partir daí eu o acompanhei e enquanto ele ultrapassava eu aproveitava também, até chegarmos em 1o e 2o. Mas com pista livre ele começou a abrir e não deu prá disputar com ele.

Fiquei administrando a vantagem para o 3o colocado por várias voltas qdo vi que o Aydes tinha parado... Assumi a liderança e fiquei animado com a possibilidade da minha 1a vitória no ano, mas depois de várias voltas liderando e administrando a vantagem para o 2o, nem notei q na verdade o Aydes já tinha se recuperado, e inesperadamente me ultrapassou sem q eu pudesse me defender... Ainda tentei acompanhar mas ele estava bem mais rápido. No fim fiquei sabendo q ele parou foi prá brincar mesmo... foi lá prá trás e foi recuperando as posições.

Realmente ele é piloto profissional, mas acho q ele estava tão mais rápido também por causa do kart. Ele fez a melhor volta em 48,54s enquanto eu fiz em 50,91s. Eu estava uns 3s por volta mais lento do que ele, mas mesmo ele sendo piloto profissional, eu já consegui fazer 48s no traçado invertido. Por isso acho q novamente o desempenho do kart influenciou. Mas é isso mesmo, alí é um kart indoor e esse fator faz parte da disputa.

Acho q a fase de treinos antes da etapa acabou. Consegui fazer uns tempos bons com um kart afinado, mas acho q já estou batendo no meu limite, talvez por causa do peso. Infelizmente agora só me resta tentar emagrecer ou torcer prá que os outros não peguem karts tão bons. A 4a etapa está marcada para daqui a um pouco mais de uma semana, e nesse domingo tentaremos realizar um amistoso oficial.

Estamos quase na metade do campeonato e a briga tá cada vez mais acirrada... É Show!


:-D

Nenhum comentário: