sábado, 1 de agosto de 2009

Matando a saudade da disputa

Neste sábado finalmente consegui matar a saudade de uma disputa de igual para igual com o Edilson. Nas remotas épocas de Race Kart em 2007, apesar de termos terminado o CAM em posições bem diferentes, em amistosos durante a fase classificatória eu ainda conseguia disputar com ele, pressionando às vezes, sendo pressionado em outras. Mas quando nos juntamos no mesmo grupo da Fase Final pela disputa do CAM ele se destacou enquanto eu fiquei prá trás, e de lá prá cá nunca mais tinha conseguido disputar nada com ele. Tive alguns resultados melhores, mas sempre por ele ter pego um kart muito ruim, ou ter incidentes durante a prova que não permitiam que ele chegasse e passasse. Aliás, depois que mudamos para o Guararapes, não me lembro de nenhuma vez em que eu conseguisse defender minha posição contra ele (ele sempre chega e passa) e nem que eu conseguisse pelo menos pressioná-lo... Mas nesse 10o amistoso senti novamente esse gostinho.

Bem que tentamos divulgar, animar o pessoal para uma ampla participação, mas os poucos que confirmaram não apareceram, e os que convidávamos não podiam ir. Daí só fomos eu e o Edilson representando os Morredores, e mais o estreante Rafael Aquino, que a tempos queria correr conosco mas nunca tinha a oportunidade. Enquanto esperavamos a nossa vez, ficamos atentos aos desempenhos dos karts nas baterias que estavam acontecendo. Quando chegou a nossa hora, apesar de sermos só 3, conseguimos nos juntar com mais duas turmas e mais um cara que apareceu prá correr, totalizando uma bateria com 10 pilotos. Uma das turmas também estava analisando os desempenhos dos karts, e já correu para sentar nos melhores, mas como optamos pelo sorteio, acabei dando muita sorte de pegar o melhor kart.

Pisei fundo na volta de reconhecimento e constatei que realmente o kart tinha um desempenho muito bom. Abri a volta de classificação mas depois me dei conta do grande vacilo que dei por ter acelerado na volta de reconhecimento, pois na saída do mergulho encostei em dois dos estreantes que vinham lentos, não consegui passá-los na subida e acabei tirando o pé e comprometendo completamente minha classificação. Mas tive muita sorte pois o cara que se classificou em 3o lugar rodou e atrapalhou muita gente, por isso mesmo com uma volta muito ruim (não tivemos acesso à cronometragem da tomada de tempo) ainda consegui largar em 2o, atrás do Edilson.

Na largada, apesar do Kart estar muito bom, por conta do meu peso Edilson largou melhor e não tive condições de atacar. Para não perder a 2a posição me posicionei atrás dele antes da chincane. Até a metade da 2a volta o Edilson ainda estava um pouco mais rápido que eu, e apesar de eu encostar no miolo e na saída do mergulho, ele sempre abria distância nas retomadas. Mas, na minha opinião, ele passou a se preocupar mais em defender a posição do que em andar rápido (passou a olhar muito prá trás, me procurando) e com isso eu passei a ser mais rápido que ele.

Mas apesar de ter um kart visivelmente melhor, não conseguia atacar de forma efetiva, e ele sempre se defendia bem, não dando nenhuma chance para que eu tentasse ganhar a liderança. Então passei a contar com a ajuda dos vários retardatários que já começamos a pegar nas 1as voltas, já que enquanto estávamos andando em 49s, quem vinha atrás andava a no mínimo 52s... Ainda coloquei de lado algumas vezes, e por duas oportunidades o Edilson foi atrapalhado por um retardatário e eu quase passei, no miolo e no U. Já para o fim acabei derrapando no mergulho para não bater no Edilson e perdi um pouco o contato, mas outro retardatário ficou "dançando" na frente dele e não deu passagem, e acabei encostando de novo.

No fim não houve zebra. Apesar de ter o kart inferior, Edilson ficou com a vitória de ponta a ponta, e eu fiquei em 2o mesmo. Marquei a volta mais rápida da prova com 49,13s e Edilson foi o 2o melhor com 49,22s

-----

Como tinhamos corrido no traçado normal e a próxima etapa será no invertido, fizemos lá nosso malabarismo financeiro com os carimbos dos cartões de fidelidade e corremos um treino só nós 3. Mas dessa vez Edilson mostrou por que está liderando o Campeonato e é o favorito ao título, e me deu um banho em todas as voltas, reinando absoluto durante todo o treino.

Iniciamos com os mesmos karts do amistoso mas eu não senti o mesmo desempenho que tive antes. Perdi o contato logo no início e nas voltas iniciais o Edilson foi mais de 1s mais rápido que eu. Só nas 3 últimas voltas que ele passou a ser um pouco mais lento, pois devia estar fazendo experiencias de traçados, e meu tempo ficou parecido com o dele, em 50s. Minha volta mais rápida com o kart 14 foi 50,10s, enquanto ele com o kart 10 fez 49,29s. Trocamos os karts na segunda metade e aí sim ele foi em média 2s mais rápido que eu em todas as voltas. Minha melhor volta com o kart 10 foi 50,82s enquanto Edilson no kart 14 fez 49,01s.

Poizé, o treino serviu prá me colocar de volta no meu lugar [:-p] mas foi bom pois assim não fiquei alimentando ilusões para o resto do campeonato. Disputei o Amistoso com o Edilson, mas tá bom... vamos voltar prá realidade [:-D] Agora é torcer para conseguir terminar as corridas que faltam nas posições intermediárias para não cair demais e acabar tendo que me preocupar em escapar de ser o Morredor (se bem que tá difícil pois estou com 13 pontos de diferença para o Rodrigo)

A 5a Etapa do CAM está marcada para o próximo domingo, dia 9.

2 comentários:

Edilson Carneiro disse...

Me preocupei em defender pq vi que vc tava chegando mesmo eu correndo rápido. Não tive como administrar não, vc pressionou pra caramba e achei MASSA!! :D

Helder Jannotti Müller disse...

Pior que não cara... Eu não tava me aproximando até o momento que vc começou a olhar prá trás e mudou seu traçado... Bem, acho q vc não tá mais acostumado com essa cena de eu estar muito perto... hehhehehe