domingo, 9 de agosto de 2009

Segundo pódium do ano

Chegamos agora na segunda metade do CAM e as tendências iniciais do campeonato vem se mantendo constantes. Nessa 5a Etapa o domínio continuou sendo dos favoritos Edilson e Luiz Carlos. Dessa vez Eduardo perdeu um tempo importante na disputa comigo, Barros e Gleyve e acabou não conseguindo acompanhar os outros dois favoritos. Eu não tive problemas com o kart dessa vez, e apesar de ter caído de 2o para 5o logo na 1a volta, tive sorte de me recuperar rapidamente e mantive a minha posição sem sofrer ameaças.

Infelizmente não conseguimos remarcar a etapa e Márcio não teve condições de comparecer. Gleyve e Vanduy também não conseguiram ser competitivos por conta de seus karts. Gleyve ainda permaneceu na pista, defendeu muito bem sua posição mas não conseguiu repetir os desempenhos das provas anteriores. Já Vanduy teve problemas logo na largada, caiu para as últimas posições e acabou trocando de kart. Com o novo kart passou a ser um dos mais rápidos na pista mas como já estava 1 volta atrás, não conseguiu se recuperar.

No grid, a pole de Márcio estava vazia. Em 2o estava Gleyve, em 3o Vanduy, eu em 4o, Barros em 5o, Luiz Carlos em 6o, Eduardo em 7o, Edilson em 8o e Rodrigo em 9o pela ausência na 4a etapa. Na largada, Vanduy que largava por dentro teve problemas, e acabou prejudicando Barros e Eduardo. Quem estava largando por fora pulou na frente, e na chincane a ordem já era Gleyve em 1o, eu em 2o, Luiz Carlos em 3o e Edilson em 4o. Barros, apesar de prejudicado na largada, consegue ultrapassar Vanduy e vem em 5o.

Mas no mergulho meu kart sai de frente e eu acabo caindo para 5o, atrás de Barros e logo a frente de Vanduy. Com um kart mais lento, Gleyve não tem como se defender e perde a liderança para Luiz Carlos na parabólica. Edilson tenta passar também, mas Gleyve dá o troco no Miolo, e completada a 1a volta Luiz Carlos lidera com Gleyve em 2o, Edilson em 3o, Barros em 4o, eu em 5o, Vanduy em 6o, Rodrigo em 7o e Eduardo em 8o.

Durante a 2a volta Edilson ataca, e dessa vez na parabólica consegue a ultrapassagem sobre Gleyve. Com problemas no kart, Vanduy cai para último, enquanto Eduardo consegue superar Rodrigo, e já passa em 6o. Até a 5a volta Luiz Carlos mantém uma pequena vantagem para Edilson. Os dois abrem distância para o restante, que vem em disputa direta. Na 5a volta eu consigo ultrapassar Barros, e na volta seguinte é a vez de ultrapassar Gleyve, chegando a 3a posição. Os líderes já estão quase 15s a frente e andando bem mais rápido, assim não há como tentar alguma coisa além de tentar abrir vantagem para o 4o lugar. Barros ultrapassa Gleyve na 7a volta, mas já está 3s atrás de mim.

Vanduy para nos boxes e troca de kart, saindo um pouco a frente dos líderes no início da 8a volta. Ele abre passagem, leva uma volta mas passa a andar num ritmo parecido ao dos líderes, os acompanhando. Na 9a volta Edilson consegue ultrapassar Luiz Carlos na saída da florestinha, mas na 1a perna do Miolo ele escapa e Luiz Carlos recupera a liderança. Na volta seguinte Eduardo supera Gleyve e fica com a 5a posição, e uma volta depois consegue ultrapassar Barros, chegando ao 4o lugar. Só que ele está a quase 10s atrás de mim, e andando somente um pouco mais rápido que eu, não há tempo para chegar se eu não cometer algum erro.

Edilson pressiona muito até o fim, mas Luiz Carlos consegue resistir e vence sua primeira etapa do CAM. Edilson chega em 2o e aumenta sua vantagem na liderança do campeonato. Sem ser pressionado eu consigo manter o 3o lugar até o fim. Em 4o vem Eduardo, que não teve oportunidade de brigar por uma melhor colocação. Em 5o chega Barros, em 6o Gleyve, em 7o Rodrigo e em último, com 1 volta atrás chega Vanduy.

Com o resultado da 5a etapa, Edilson soma 49 pts, e amplia sua vantagem na liderança do CAM para 9 pontos. Eduardo continua na vice-liderança com 40 pts, mas fica mais longe de Edilson, e Luiz Carlos que vem em 3o encosta, com 38 pts. Eu subo duas posições no CAM, chegando ao 4o lugar com 31 pts. Gleyve também soma 31 pts e vem em 5o, e Barros vem em 6o com 30 pts. Mesmo com a ausência, Márcio mantém a 7a posição com 18 pts, a mesma pontuação que Vanduy. Rodrigo diminui a diferença para os dois e soma 14 pts.

-----

RESULTADO

1o. Luiz Carlos (Grid: 6o - VMR: 48,46s)
2o. Edilson Carneiro (Grid: 8o - VMR: 48,05s)
3o. Helder Müller (Grid: 4o - VMR: 49,18s)
4o. Eduardo Carneiro (Grid: 7o - VMR: 49,44s)
5o. Fábio Barros (Grid: 5o - VMR: 50,63s)
6o. Gleyve Páscoa (Grid: 2o - VMR: 50,72s)
7o. Rodrigo Monteiro (Grid: 9o - VMR: 50,93s)
8o. Vanduy Queiroz (Grid: 3o - VMR: 48,75s)

CAMPEONATO

[==] 1o. Edilson Carneiro (49)
[==] 2o. Eduardo Carneiro (40)
[==] 3o. Luiz Carlos (38)
[+2] 4o. Helder Müller (31)
[-1] 5o. Gleyve Páscoa (31)
[-1] 6o. Fábio Barros (30)
[==] 7o. Márcio Chaves (18)
[==] 8o. Vanduy Queiroz (18)
[==] 9o. Rodrigo Monteiro (14)

-----

DESTAQUES

Nessa prova, brilhou a estrela da revelação do ano, Luiz Carlos. Consolidou sua posição de favorito conseguindo resistir durante quase toda a prova aos ataques de Edilson, que tinha um desempenho melhor mas não conseguiu. Até mesmo no momento que foi ultrapassado, foi agressivo e conseguiu dar o troco logo em seguida. Mereceu o resultado e confirmou que nas três últimas etapas será um sério candidato a novas vitórias. Apesar do título estar quase na mão de Edilson, provou que a briga pelo 2o lugar será acirrada e está indefinida entre Eduardo e ele.

-----

A 6a Etapa do CAM2009 está marcada para o dia 20 de Setembro, e será a última etapa do ano realizada no traçado normal!

Nenhum comentário: