quarta-feira, 2 de julho de 2008

O 2o treino foi um sucesso!

Conforme programado, ontem fiz o meu 2o treino, e só posso dizer que foi MUITO MASSA! E pensar que quase eu não o faço, pois acabei não conseguindo chegar 5h em pto. Cheguei 5:30, já tinha uma bateria correndo e outra esperando, aí qdo eu começei já tava escuro e, por isso novamente a filmagem ficou escura. Mas mesmo sem poder aproveitar a filmagem, resolvi aproveitar o treino principalmente porque a nova cronometragem do Guararapes está 100%, um sistema de sensores, igual ao do RK (mesmo sistema), e funcionando perfeitamente. Infelizmente a pequena desvantagem é que ele não está integrado ao placar, mas isso realmente é o de menos na minha opinião.

Bem, mas vamos logo aos detalhes do treino: Enquanto eu decidia se iria correr, comecei a conversar com um cara lá, o Davi, que tava querendo correr tb. Ele disse que gostava de treinar, q qdo dava corria no kartódromo, treinava em simuladores na casa dele... ou seja, parecia ser fera. Aí qdo ele soube q eu ia correr sozinho, perguntou se não podia correr comigo. Eu falei q eu não ia correr prá disputar, que só ia tomar tempo, treinar; por isso se ele quisesse correr, tudo bem, mas não estava valendo posições, disputas, etc. Eu achei bom pq o cara parecia ser uma boa referência para eu tentar acompanhá-lo e analisar meu desempenho, além do cara ser gente fina.

E pra melhorar um pouco mais o Luiz lá do Guararapes mandou botar um kart prá ele tb q ele também porque ele ia brincar com a gente... Ô, aí eu achei massa, pq eu teria 2 pilotos prá me basear, o Luiz comprovadamente muito bom, daí mesmo não conseguindo acompanhá-lo eu iria tentar ver o traçado dele, tomadas de curvas, etc. Então prepararam 3 karts, eu peguei o tradicional 12 (uma espécie de número da sorte do Edilson), o Davi pegou o do lado e o Luiz o q sobrou...

O Davi saiu na frente, eu um pouco depois e o Luiz mais atrás, só q o Luiz parou na 1a volta no box pq o kart dele tava sem freio, então eu começei a me basear pelo Davi. Nas primeiras voltas eu tava andando na mesma balada dele, hora dava umas vaciladas e perdia distância, hora me aproximava, daí eu percebi q tava fazendo o miolo e o U bem melhor do q o ele, mas tava vacilando antes da florestinha. Então fui tentando consertar, comecei a acertar e passei a andar mais q ele. Tirei a distância em algumas voltas e acabei passando dele.

Depois de umas 2 voltas notei q o Luiz também tava na pista, e já tava chegando... só q ele anda demais, chegou e passou (eu não tava tentando defender tb). Então fiquei acompanhando ele e vendo como ele fazia o traçado... Ele era melhor nas saidas das curvas (já que tem todos os macetes do circuito), e por isso ele ia abrindo distância aos poucos, mas eu já estava satisfeito de estar num ritmo próximo ao dele.

Depois ele me deixou passar e voltou a ficar atrás, daí eu aproveitei prá tentar ensaiar um pouco do traçado defensivo, mas tem uns pontos de ultrapassagens bem difíceis de defender a meu ver... na curva antes da florestinha praticamente não dá prá defender, pois se eu tentava fazer a curva aberta e mais rápida o Luiz fechava, retardava a freada e passava. Já se eu fechava e me defendia, ele fazia aberta e tracionava melhor na subida antes da florestinha. Eu ainda consegui defender algumas voltas, mas ao menor vacilo ele sempre traciona bem nas curvas e passava. Mas quando ele passava, logo ele deixava eu passar de volta, voltava prá trás, e ficamos disputando assim um tempão... foi massa!

Aí teve uma hora q o Luiz fez um sinal e parou... eu não entendi na hora, parei lá na frente e era prá eu trocar de kart com ele, acho q prá sentir o kart dele, as diferenças de desempenho e pilotagem... mas qdo eu olhei prá frente o cara já tava sinalizando q tinha acabado o treino, então segui e entrei no box com o meu kart. O davi chegou no Luiz, acabou trocando de kart com ele e ainda deram mais 2 voltas enquanto eu já tinha parado nos boxes... pena q não deu prá trocar de kart com o Luiz mas mesmo assim foi um super treino!!!

Eu fiquei muito feliz de ter conseguido superar o Davi que parecia ser do nível dos Morredores e fez a volta mais rápida em 49,75s. Além disso, a minha volta mais rápida (48,79s) ficou só meio segundo mais alta q a do Luiz (48,28s). Os tempos de volta gerais ficaram nisso aí, entre 48s e 50s nas vaciladas. Mas a diferença é que enquanto eu só consegui dar 2 voltas em 48s, o Luiz fez a maioria... Essa é a diferença que eu ainda tenho que tirar para disputar a vitória.

Mas infelizmente não dá prá eu ter uma boa noção do que foi realmente meu desempenho porque o kart 12 parece que tem umas regulagens diferentes e é mais tunado. O Edilson inclusive disse que já pediu para que os fiscais não usem o 12 nas etapas, e como não deu prá trocar de kart com o Luiz quando tive chance, não posso ter certeza de que não fui favorecido por eu estar com um kart melhor do que o dele.

Mais alguns detalhes valem ser mencionados: A largada da pista invertida, diferente do que aconteceu no meu 1o treino com o Rodrigo, não aproveita mais as marcaçoes do traçado normal, ou seja, não larga mais quase em cima da chincane. Eles mudaram a largada da pista invertida por causa da cronometragem nova e agora a largada acontece antes da linha de chegada do próprio traçado invertido (antes daquele arco da cronometragem antiga). Além disso eu tive a impressão de que eles fecharam um pouco mais a chincane. Fora isso vale prestar atenção nas primeiras voltas pois com os pneus do kart ainda frios o kart não conseguiu uma boa aderência e eu bati nos pneus logo depois da saída da chincane na 1a volta... Mas nas voltas seguintes fui aliviando dentro da chincane e consegui pegar melhor o jeito da curva.

A 3a etapa está a um pouco mais de 1 semana, e foi confirmado para esse domingo o tradicional Amistoso Oficial pré-etapa, mais importante do que nunca pois o traçado é novo. Até o momento 3 convidados e 4 morredores confirmaram, mas pena que nenhum dos favoritos ainda confirmou. Além dele, ainda pretendo treinar mais uma vez na semana que vem. Tanto treino é justificável: Todos os Morredores estão demonstrando um nivelamento muito grande, e com isso mesmo os que se destacam se tem problemas são muito prejudicados por isso.

Então tenho que aproveitar que esse traçado não é conhecido pela maioria, e tenho que aproveitar a chance para tentar me manter nas primeiras posições do CAM. Apesar de ainda considerar muito difícil, mas sem dúvida essa será a minha maior chance de vitória no ano. E não sou só eu que acho, uma vez que até agora no bolão os dois que apostaram também apostaram numa vitória minha. Tenho que conseguir um pódium e torcer para que o Vieira não vença para ainda ficar próximo à liderança do CAM.

Bom, basicamente é isso... Nesse domingo tem mais, se tudo der certo na semana que vem também, e no outro sábado tem a 3a etapa!!! Mais noticias no decorrer dos acontecimentos.

Nenhum comentário: