terça-feira, 8 de julho de 2008

Último amistoso antes da 3a etapa.

Domingo passado foi realizado o último amistoso oficial antes da 3a etapa do CAM, que será realizada no traçado invertido do Guararapes nesse sábado. Dos nove que estavam confirmados, cinco morredores e quatro convidados, só compareceram mesmo 4 morredores. Lá convencemos o Edilson a correr também, mais tinha um cara, o Eugene, que pediu prá correr conosco e ainda na última hora o Luis resolveu brincar também.

Fizemos a tomada de tempo cronometrada e Helder consegue a pole com o tempo de 50,80s, com o Eugene em 2o com 50,84s. O fato de que os dois já tinham corrido no traçado invertido acabou fazendo a diferença. Em 3o, Edilson na sua 1a volta rápida no traçado já começava a pegar o jeito da pista com o tempo de 51,69s. Em 4o Gleyve, com 52,70s e em 5o Vanduy com 53,12s. Rodrigo ficou em 6o mesmo já tendo corrido no traçado, mas ele teve problemas com o kart na volta rápida, ficou nos pneus e terminou com o tempo de 99,45s. Luis largou em 7o sem tomar tempo.

Na largada Helder mantém a ponta, sendo atacado por Eugene e Edilson logo atrás. Logo na 1a volta Vanduy ultrapassa Gleyve e Luis ultrapassa Rodrigo, e na volta seguinte Luis deixa Gleyve prá trás. Lá na frente Eugene luta pela liderança e após tracionar melhor na saída do U, bota o kart de lado e consegue ficar com a 1a posição na entrada da chincane no fim da 3a volta. Por pouco Edilson não aproveita o espaço e ultrapassa também, mas Helder consegue fechar a porta e mantém a 2a posição. Lá atrás Rodrigo consegue a ultrapassagem sobre Gleyve.

Enquanto Eugene e Edilson fazem voltas em 49s, Helder continua fazendo as voltas em 50s, e com isso Edilson ataca enquando Eugene chega a abrir mais de 2s de vantagem, mas na 6a volta Eugene começa a perder desempenho e Helder volta a diminuir o espaço. Os três ficam colados até que na 9a volta Edilson consegue a ultrapassagem sobre Helder, e na volta seguinte de forma semelhante a de Eugene, Edilson traciona bem na saída do U, bota de lado e conqusta a liderança para não largar mais. Helder consegue acompanhar Edilson, ocupa o espaço na entrada da chincane e fica em 2o também até o fim. Luis tem problemas, perde tempo e cai para último, a 7s de Gleyve.

Eugene perde desempenho e não consegue acompanhar os líderes, passa a perder mais de 2s por volta e acaba abandonando na 12a volta. Na volta seguinte Gleyve tem problemas e Luis consegue o ultrapassar, mas na última volta Gleyve ainda consegue retomar a posição. E assim é dada a bandeirada para Edilson, que vence na primeira vez em que corre no traçado invertido. Helder termina em 2o, colado em Edilson, que preferiu passar a fazer o traçado defensivo e acabou não conseguindo mais fazer as voltas em 49s. Vanduy cruza em 3o a 11s, Rodrigo em 4o colado nele, Gleyve em 5o a 15s atrás e Luis em 6o a 1s. Eugene é o 7o com 12 voltas completadas.

Edilson mesmo na sua 1a corrida no traçado invertido ainda crava a melhor volta e a 2a melhor média (49,27s/50,330s). Eugene faz a 2a VMR mas não consegue ser muito regular faz somente a 4a MMR (49,30s/50,770s). Helder faz a 3a VMR mas em compensação é muito regular conseguindo a 1a MMR com (50,06s/50,260s). Luis faz a 4a VMR mas faz a última MMR com (50,08s/51,140s). Rodrigo faz a 5a VMR e a 3a MMR (50,36s/50,750s). Gleyve tem a penúltima VMR e a 5a MMR (50,47s/50,880s) e Vanduy faz a última VMR e a penúltima MMR (50,48s/51,130s).

-----

RESULTADO FINAL

1o. Edilson Carneiro (3o)
2o. Helder Muller (1o)
3o. Vanduy Queiroz (5o)
4o. Rodrigo Monteiro (6o)
5o. Gleyve Páscoa (4o)
6o. Luis (Guararapes) (7o)
7o. Eugene (Convidado) (2o)

-----

DESTAQUES

Precisa dizer? O Edilson detonou logo na primeira vez que correu no circuito invertido! Venceu, cravou a melhor volta e só não ficou com a melhor média também por que preferiu ensaiar o traçado defensivo, fazendo voltas mais lentas depois que assumiu a liderança. Prá quem não lembra na primeira vez em que corremos no Guararapes, ainda em 2007, ele já tinha ido muito bem mas teve que dividir a prova com o Eduardo (melhor para o Eduardo naquela ocasião), enquanto o 3o lugar chegou muito atrás.

Dessa vez o negócio foi mais equilibrado, mas mesmo correndo pela primeira vez ele conseguiu superar quem já vinha treinando no traçado invertido. Com certeza ele ainda tem que tomar cuidado com Fábio Vieira e Eduardo, que também se adaptam muito rápido a novos circuitos, mas ele já se firmou como o favorito para a vitória na próxima etapa. Vale ressaltar também o bom desempenho dos outros estreantes no traçado Vanduy e Gleyve, que conseguiram acompanhar e andar na mesma balada dos que já conheciam, e também Rodrigo, por ter conseguido acompanhar os outros em um kart que ele considerou muito ruim.

MINHA CORRIDA

Todo mundo achava que a vitória seria minha por eu ter treinado mais, até o momento em que o Edilson disse que iria correr, mas na verdade a situação não foi tão fácil assim... Gostei de ter conseguido largar bem e mantive a liderança ainda por duas voltas, mas os dois de trás estavam bem mais rápidos que eu. O Eugene passou logo na 2a volta e o Edilson demorou um pouco mais mas passou. Tenho que corrigir ainda a saída de curvas, principalmente a do U (onde Eugene botou de lado e passou) e no miolo. Tá meio em cima e não sei se vou mesmo treinar antes da etapa, por isso vou depender de um kart bom para conseguir baixar para os 49s e tentar ganhar.

Mas sinceramente as chances de vitória não são grandes. Podem ser as maiores que terei no CAM pois eu entro num nível mais próximo dos favoritos, que treinaram menos, mas mesmo assim como eu disse tanto Eduardo como Vieira conseguem aprender o traçado ideal rapidamente, e em poucas voltas se eles não tiverem problemas já estarão disputando as posições da frente. Bom, só me resta torcer para manter a sorte que venho tendo com relação aos incidentes prá tentar disputar as posições e me manter numa boa colocação no CAM.

Poizé, sábado as 4h estaremos lá. Dessa vez já tá valendo o acordo com relação aos atrasos: Atrasou, não ligou, não justificou? Não corre. Então a bateria deverá ser mais pontual.

:-)

2 comentários:

Edilson Carneiro disse...

Me convenceram a correr?!?!?!?!

Rapaz, um convite desses (free) não se recuza não!! :D

Forte abraço!!

Helder Jannotti Müller disse...

Sei como é... aliás, já passei por isso tb e vc foi um dos q pagou a minha, chapa!

:-D

Abração!