domingo, 8 de fevereiro de 2009

Eduardo novamente se confirma como um dos favoritos.

Finalmente consegui postar meus comentários sobre o 1o Amistoso Oficial dos Morredores. Semelhante ao que aconteceu na temporada passada, onde Eduardo venceu a primeira prova no Guararapes (ainda em 2007), e depois no primeiro amistoso de 2008 ele disputou a liderança e terminou em 2o, esse ano novamente ele confirma sua qualidade e técnica apuradas quando corre com a cabeça tranquila e vence o 1o Amistoso, a 2 meses do início programado da temporada.

Com cerca de 12 pilotos previamente confirmados, e dentre eles quase todos os participantes do CAM09 (oito dos nove previstos) e muitos convidados, acabamos reunindo 9 pilotos (4 morredores, OComplicador e 4 convidados), para a largada do 1o amistoso, estreia da grande maioria nas pistas em 2009. Dentre os Morredores participaram os 3 primeiros de 2008, Edilson, Helder e Eduardo, e mais Gleyve. Márcio, Morredor de 2008 e OComplicador em 2009 também marcou presença. Dentre os convidados, temos o retorno dos irmãos Emanuelle (que correu em 2006) e Fábio Cisne (2006 e 2007), e estreando Leonardo Cisne. Também estreando Lano Chaves, irmão do Morredor 2008 Márcio.

Após duas tentativas de tomada de tempo que não deram certo por problemas na cronometragem, formamos o grid de forma aleatória, com os convidados à frente e os Morredores depois. Na pole Fábio Cisne, em 2o Leonardo, em 3o Emanuelle e em 4o Lano. Em 5o Gleyve, em 6o Márcio, em 7o Eduardo, em 8o Edilson e em 9o Helder.

Na 1a volta, Emanuelle, Lano e Leonardo já ficam prá trás, enquanto Fábio mantém a ponta e Gleyve pressiona com Márcio logo atrás. Eduardo consegue passar Fábio e Gleyve na 3a volta para assumir a ponta e ter pista livre para voar baixo. Edilson passa Márcio também na 3a volta, quando ele se atrapalha no U com Lano, que havia derrapado. Helder não consegue desviar, acaba batendo forte e perde tempo. Na volta seguinte Edilson ultrapassa Gleyve e na 6a volta assume a 2a posição ultrapassando Fábio, já com alguma distância de Eduardo mas deixando Fábio e Gleyve entre ele e Helder (que consegue deixar Márcio para trás).

Aos poucos Helder vai se aproximando e na 8a volta entra na briga entre Fábio e Gleyve, consegue passar Gleyve na saída do miolo, enquanto ele atacava Fábio, e na volta seguinte retarda a freada no U e assume a 3a posição. Márcio também ultrapassa Gleyve e Fábio, e os três disputam até a 13a volta, quando Gleyve assume a 4a posição, Márcio fica em 5o e Fábio em 6o. Helder aos poucos vai se aproximando de Edilson, mas não chega a ameaçar até a bandeirada.

A cronometragem da bateria acaba deixando de registrar várias voltas dos pilotos. Eduardo vence e tem sua melhor volta registrada em 48.60s (de 9 voltas computadas). Edilson chega em 2o mas não tem voltas registradas. Helder chega em 3o com a melhor volta em 50.01s (12 voltas computadas). Gleyve em 4o só tem uma volta computada em 52.19s e Márcio em 5o com a melhor volta em 50.61s (11 voltas computadas). Fábio Cisne é o 1o dos convidados, chegando em 6o com a melhor volta em 53.01 (2 voltas computadas). Leonardo estreia em 7o sem voltas computadas, chegando 1 volta atrás e Emanuelle retorna em 8o com a melhor volta em 55.39s (6 voltas computadas). Lano Chaves chega em 9o, 2 voltas atrás, e também não teve voltas computadas.

-----

RESULTADO FINAL

1o. Eduardo Carneiro (7o)
2o. Edilson Carneiro (8o)
3o. Helder Muller (9o)
4o. Gleyve Páscoa (5o)
5o. Márcio Chaves (6o)
6o. Fábio Cisne (1o)
7o. Leonardo Cisne (2o)
8o. Emanuelle Cisne (3o)
9o. Lano Chaves (4o)

-----

DESTAQUES

Todos correram bem nesse amistoso, dentro das limitações de cada um. Até mesmo os convidados e estreantes disputaram muito, exceto Lano Chaves, que não se deu bem com as curvas e derrapava muito, mas isso é só questão de treino. Eduardo não deu chance prá ninguém, foi chegando e ultrapassando rapidamente quem estava a sua frente e já na 3a volta liderava. Depois foi rápido para não dar chances de aproximação a quem vinha atrás. Edilson também saiu das últimas posições para o topo. Demorou um pouco para ultrapassar Gleyve e Fábio, e isso pode ter custado sua possibilidade de disputar a vitória. Ele é favoritíssimo ao Bicampeonato consecutivo nesse ano. Fábio Cisne liderou nas voltas iniciais e defendeu bem a posição contra Gleyve e Márcio até as últimas voltas.

-----

MINHA CORRIDA

Fiquei intencionalmente em último na largada para tentar treinar as ultrapassagens, e até minha batida estava indo muito bem, acompanhando de perto Edilson na escalada pelas primeiras posições. Após a batida consegui me recuperar, alcançar quem estava na frente e não perdi muito tempo com ultrapassagens. Não acho que daria para lutar pela vitória pois o Eduardo conseguiu chegar na ponta muito rápido, mas se eu não tivesse batido acho que teria acompanhado o Edilson e talvez até tentado disputar a 2a posição. De qualquer forma foi muito bom!

Poizé, a 1a etapa está programada para o dia 4 de abril, e estamos pensando em tentar agendar um 2o amistoso já para março! As novidades estarão por aqui.

Nenhum comentário: