quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Começa o CAM2009!

O título desse tópico poderia ser "É dada a largada para o CAM2009", mas na verdade a largada ainda não foi dada. Temos 90% das coisas definidas, e estamos agora naquele passo antes da largada, com muitos só esperando o sinal verde! Nos bastidores ainda temos coisas a resolver, mas para aqueles que estão competindo, só falta pisar fundo para a 1a etapa. Já tivemos nosso 1o Amistoso Oficial de 2009, e o 2o já está marcado para o dia 7 de março (daqui a menos de duas semanas).

Agora mais cedo tivemos o passo que define o início do CAM prá mim, que é o sorteio do grid para a 1a etapa. Agora sim começam as especulações, traçam-se estratégias para a corrida, começam a aparecer tímidamente os oponentes diretos nas brigas pelas posições do campeonato. Ainda falta muito para termos certeza de alguma coisa, mas o fato é que agora o campeonato já está valendo!

A um pouco mais de uma semana atrás quando foi definida a data e hora para o sorteio do grid, o exemplo que foi usado foi o do sorteio daquele dia (dia 17), e nesse exemplo lá estava eu em último... Na quarta feira de cinzas (dia 25) alguns colegas foram trabalhar e estavam até animados pensando que o sorteio prá valer era naquele dia, e nesse sorteio novamente lá estava eu em último... Poizé, cheguei a comentar com alguns que eu já tinha gasto todo o meu azar nesses dois sorteios, e ia acabar ficando na pole, e não é que fiquei mesmo???!!! Sou o Pole-Position da 1a etapa do CAM2009. O Grid ficou assim:




1o. Helder Muller




2o. Eduardo Carneiro




3o. Gleyve Páscoa




4o. Vanduy Queiroz




5o. Fábio Barros




6o. Rodrigo Monteiro




7o. Luiz Carlos




8o. Márcio Chaves




9o. Edilson Carneiro







Analisando com mais atenção esse grid vemos detalhes muito interessantes:

Edilson, o Campeão de 2008 e o único Morredor em atividade que detém títulos do CAM em seu currículo é líder em todos os rankings e estatísticas, considerado o melhor piloto em atividade e que todos tentam chegar a seu nível, acaba largando em último. Eu acho isso muito bom pois dá chance para os outros pilotos disputarem a liderança da prova e do campeonato no início. Além disso, Edilson é perfeitamente capaz de se recuperar de maus resultados em etapas, e mais ainda, é capaz de mesmo largando em último disputar a vitória da prova. O fato de ele largar atrás promete muitas ultrapassagens na prova.

Outro detalhe: Na 1a fila largam o 2o e o 3o do CAM2008. Vieira, o 4o do ano passado não corre esse ano. Daí, na 2a fila largam o 5o e o 6o do ano passado, na 3a fila o 7o e o 8o e na 4a fila largam os 2 OComplicadores deste ano. Teóricamente teremos equilíbrio e disputas em todas as posições do grid. Além disso, Eduardo (2o), Gleyve (3o) e Vanduy (4o) venceram ano passado e vem de resultados positivos, com a moral alta. Fábio Barros (5o) e Rodrigo (6o) travam uma saudável disputa pessoal. Luiz Carlos (7o) apesar de não correr a algum tempo, sempre tem um bom desempenho e resultados, e entra com a promessa de ser um grande adversário. E Márcio (8o) apesar de ter sido Morredor duas vezes consecutivas e de ter passado grande parte do ano passado apático, no final acordou, melhorou, fez ótimas provas de lá prá cá (inclusive no amistoso desse ano) e promete disputar.

Bom, quanto a mim, confesso que fiquei bem desnorteado com essa pole na hora que soube. Esperava ficar lá prá trás, até preferia mesmo. Faz muito tempo que não sei o que é a pressão de ser um piloto de ponta. Ano passado, de 18 provas disputadas, não venci nenhuma prova e só liderei 6 voltas das 284 que dei. Sei que fui o vice, mas lembremos que o Vieira abandonou o campeonato a 2 etapas do fim, e tanto ele quanto Edilson e Eduardo tiveram vários problemas durante a primeira metade do campeonato, coisa que eu não tive.

Mas depois do baque da notícia já estou conseguindo colocar a cabeça no lugar. Durante o campeonato passado eu já tive a experiência de ficar me preocupando com detalhes fora da pista e acabei não me dando bem com isso. Aliás, meio que me prometi que não iria mais fazer isso, mas já estava começando 2009 fazendo [:-S].

Pode ter sido até uma grande sorte (maior do que simplesmente largar na frente) ter conseguido essa pole. Confesso que para 2009 eu já não estava estabelecendo nenhuma meta, como fiz no início do ano passado mas não consegui cumprir, de estar na disputa matemática pelo título no fim do CAM. Nesse ano eu queria correr por correr, lógico que sempre tentando fazer o melhor, mas sem focar em maiores conquistas.

Com essa pole acabei concluindo que o caminho não é por aí. Com essa oportunidade de largar na frente é fato que eu já começo o campeonato com uma vantagem muito pequena em relação aos outros, mas ainda assim é uma vantagem. Sim, posso perdê-la antes de chegar na 1a curva, mas não posso desprezar que começo na frente. Além disso, é perfeitamente compreensível que eu perca para quem for melhor do que eu, ou quem tenha mais sorte, ou seja mais agressivo... Não adianta ficar me preocupando com isso não. Agora é inaceitável que eu perca prá mim mesmo. Tenho que fazer o melhor que eu puder sempre, não importa se do meu lado larga um dos favoritos ao título, ou que os três imediatamente após minha posição vem de vitórias recentes. Tenho que lutar, fazer o melhor para defender minha posição, e se no fim das contas alguém me superar, parabéns, mas eu terei feito a minha parte, que é ter feito o melhor que eu pude.

Por isso não vou perder prá mim mesmo não. Posso perder por problemas no kart ou incidentes na pista, mas se tudo correr bem comigo, quem quiser vencer a 1a etapa vai ter que ser melhor que eu. E é isso aí, espero sair da 1a etapa aproveitando essa sorte que tive. Sei que nas etapas de 2oo8 não tivemos nenhum caso do piloto ter largado em 1o e ter vencido, mas vou correr prá quebrar esse tabú, e também prá quebrar o jejum de 624 dias (1 ano, 8 meses e 15 dias) sem uma vitória reconhecida pelos Morredores, a minha primeira no Guararapes.

Que venha a 1a etapa! Até lá, as novidades serão postadas aqui no blog

[:-)]

2 comentários:

Eduardo Carneiro disse...

Show de bola cara! Vejo que você está pondo em prática uma parte da nossa conversa do ano passado.

Correr fazendo o melhor possível.

Massa!!!

mas cara, traça objetivos sim. É sempre bom.

Flw e boa sorte!

Helder Jannotti Müller disse...

Cara, mas eu sempre corri fazendo o melhor possível... Eu só não vou me decepcionar com maus resultados, uma vez que eu tenha feito o melhor q pude.

Como sempre venho feito, vou tentar melhorar aos poucos e chegar ao nível dos favoritos. Não deu em 2008, se não der em 2009, quem sabe em 2010, 2011...

[:-)]