quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

A pré-temporada continua


Hoje de última hora a minha pré-temporada para o CAM2008 teve seguimento. Acontece que pela manhã recebi um aviso de que o circuito do Race Kart tinha sido mudado radicalmente. Resolvi conferir no final da tarde e como mais nenhum dos morredores pode ir, acabei indo só mesmo. Chegando lá, sabe como eh, né? depois de umas 5 voltas para experimentar o novo circuito, resolvi correr uma bateria prá cumprir a meta de uma bateria por mês até o CAM.

Com relação ao kart, ele não estava tão incômodo quanto o da última vez que corremos, na última etapa do CAM2007. Como eu suspeitava, eles melhoraram a distância do banco e com isso já melhorou muito. Conversando com o pessoal lá eles disseram que com os karts novos diminuiu muito os problemas com karts quebrados. Realmente o kart que eu peguei estava bom, e outros que a galera testou também estavam compatíveis com o que eu estava.

O circuito novo não era tão travado como eu imaginava quando vi o traçado, mas melhorou muito com relação a última etapa. Você continua conseguindo fazer todo o circuito de pé embaixo, mas agora eh muito mais difícil de conseguir fazer isso sem perder muito tempo. Com o meu modo de pilotagem agora temos três pontos que merecem muita atenção:

- As Curvas 1 e 2, depois da largada: Depois que saímos do último "U", que agora é perto da mangueira, aceleramos e mantemos o pé embaixo até contornar o poste. As Curvas 1 e 2, que formam a Curva Parabólica estão nesse trecho. Mas o fator complicador são aquele trecho liso e ondulado que antigamente atrapalhava a tomada do antigo "U". Agora você passa naquele trecho de pé embaixo, o que dependendo do traçado pode te jogar nos pneus na saida da curva.

- As Curvas 3 e 4, que contornam o poste: As curvas 3 e 4, que formam a Curva do Poste pode ser feita ainda de pé embaixo, só que o esforço físico é bem acentuado para controlar o kart, e a tomada da próxima curva, que é mais lenta, fica comprometida. Por isso achei essa uma curva bem técnica e cheia de detalhes. É um ponto de ultrapassagem pois permite ser feita de formas diferentes para tentar sair mais tracionado na próxima curva.

- A Curva 5: Vem logo depois da Curva do Poste e é mais lenta. Daí tudo depende de como você faz a Curva do Poste. Se vc faz ela de pé embaixo, tem que reduzir bem para conseguir fazer a Curva 5. Por outro lado, se você dosa o acelerador na Curva do Poste você consegue abrir um pouco a tomada e entrar mais rápido na Curva 5.

- A Curva 7, o "U" que leva a reta de largada: A Curva do U agora está próximo a mangueira e ficou bem interessante. Você sai retomando da Curva 5, e pode fazer a Curva do U ainda acelerando, mas tomando cuidado com a mangueira pois o carro espalha bem, ou pode também reduzir e abrir bem depois da Curva 6, para sair da Curva do U por dentro, como outra alternativa para tentar uma ultrapassagem.

No fim eu acho que tanto os karts quanto o circuito melhoraram. Mesmo que não seja suficiente para que a galera se anime a fazer etapas por lá, ainda assim acho que lá tem muitos pontos positivos com relação aos outros Kart Indoors. O ambiente é muito melhor, a cronometragem funcionou 100%, os karts agora estão "pilotáveis" e confiáveis e o circuito voltou a ter um grau de dificuldade.

Prá encerrar, vale mencionar que quando eu cheguei lá, me avisaram que o traçado estava maior pois os tempos lá estavam girando entre 23 alto, 24... Na minha bateria eu fiz a melhor volta de 22.510s, várias voltas em 22s e a média de 23,712s, considerando algumas voltas lentas que eu dava para que na cronometragem eu conseguisse distinguir mudanças de traçado (na cronometragem efetiva a média seria menor). Sem contar que também disseram que a galera tava dando 34, 35 voltas e eu dei 37, mesmo com as voltas lentas... :-p

Tá certo que o circuito tá disponível só desde terça, mas mesmo assim já me disseram que uma galera da Unifor se juntou e fez um torneio já no circuito novo. Tomara que essa atuação de hoje se mantenha no CAM. Amanhã talvez eu passe lá novamente para realizar as medições da pista e desenhar o traçado usando um GPS, como fizemos a algum tempo atrás. Se der tudo certo, teremos os dados da pista a partir de amanhã.

Bora nós... Maio deve começar, e até lá espero ter mais pré-temporada.

:-)

Nenhum comentário: