segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Agora sim o ano tá começando.

Bom, 2008 tem um prognóstico de ser bem melhor que 2007... Havia a possibilidade de um novo emprego, mas que acabou não se confirmando. Mesmo assim a situação no emprego atual promete melhorar (vamos aguardar prá ver), mas a primeira novidade do ano se confirmou na sexta passada...


Depois de um final do ano conturbado, com problemas por cima de problemas, gastos por cima de gastos, diagnósticos errados, chegando a gastar até quase 1500 reais só do reveion prá cá, finalmente criei coragem e com o apoio dos meus pais resolvi trocar de carro. Analisando os preços e meu gosto automobilístico, resolvi procurar um Siena 1a geração e dar meu carro como parte do pagamento.

Já no reveion fiquei sabendo de um Palio 500 anos 2000 completo, e um Mille 2002 só com ar, que estavam na agência em que um grande amigo é sócio. Bem, não são os carros que combinam comigo, e a diferença é enorme de um Omega para um Palio (ainda mais para o Mille), mas eu já estava inclinado a pegar um carro com manutenção mais barata, então fui ver o Palio.


Bem, os Palio 500 anos são completos, mas esse não estava 100% em acabamento... Meu amigo ainda não tinha visto o carro quando falou q tinha, e o carro tinha alguns arranhões, uns amassadinhos, peças quebradas, a lanterna solta... Bom, não fui muito com a cara dele qdo vi, mas meu amigo disse que a maioria dos problemas seriam resolvidos antes de me passarem o carro.

No início da semana passada resolvi pesquisar também os Sienas, que eram a minha 1a opção. Percorri os jornais mas só encontrava Sienas 6 marchas, os quais eu também não tava inclinado a pegar. Fiquei sabendo q os motores 1000 da Fiat antes dos Fire (chamados Fiasa) são bons, mas são meio gastadores para 1000, então resolvi procurar os 1.6 (8 ou 16v). O primeiro Siena que me interessou e que eu fui visitar foi um achado! Um Siena Stile 1.6 16v completo... Agora qdo eu digo completo, é COMPLETO MESMO!!! Até Air Bag e ABS o carro tinha!!!


Por outro lado, o carro tinha sido bem usado... Por dentro, puxadores de portas, volante, alavanca do câmbio e pedaleiras estavam gastas, demonstrando que o carro tinha sido bem "aproveitado". O odômetro marcava quase 110.000 km e depois que eu saí de lá, fiquei pensando que um ABS desses dando problema seria um gasto maior até do que fazer o freio do Omega...

O carro era realmente muito bonito, vistoso, mas não inspirou confiança. Os próprios vendedores disseram que tinha uma mangueira furada que eles descontariam do preço do carro (ou comprariam e instalariam) que custava 180 reais (a mesma mangueira eu troquei no Omega e custou 100,00 reais). Por fim, eles também não aceitariam meu carro de volta por que o carro "não atendia ao público deles". Então desisti, mas nem fiquei muito chateado não, pois estava procurando um carro que não me daria dor de cabeça, e não um carro bonito.


No dia seguinte me interessei por outro Siena... Esse, 1.6 8v (já era mais simples q o 16v) só tinha o Ar Condicionado. Mas esse não estava bem conservado, apesar de sua linda cor. Um banco estava com um rasgado, volante gasto, no painel faltavam botões, as calotas não eram nem do tamanho da roda do carro. Parecia carrinho de playboy, com o encosto do banco lá em baixo, calotas imitando rodas maiores... E outro detalhe me chamou atenção: O motor não era MPFI, o que prejudicaria no consumo... Bem, devido ao estado do carro eu já tinha o descartado, e ainda o vendedor avaliou meu carro baixíssimo, querendo comprar meu Omega a preço de Monza.

Bom, eis que conversando com o meu amigo da agência (que eu só tinha ido rapidamente, e só tinha visto o Palio) ele me diz que além do Palio e do Mille, ele tem outro carro lá que está muito bom, só que não combina comigo: Uma Corsa Wagon 98. Pelo que ele contou, o carro estava muito bem conservado, mas não era da agência, e sim de um particular que temporariamente tinha deixado o carro lá.


Quando fui ver o carro, logo me interessei. GL 1.6 MPFI, completinha, com rodas originais e o melhor: Super conservada, com um pouco mais de 50.000 km rodados e praticamente único dono (comprada zero por uma senhora que depois de uns anos passou prá filha). Realmente, não faz o meu estilo de carro mas foi o melhor carro que eu tinha visto. Infelizmente ele não poderia aceitar o Omega pois o carro era particular.


Bem, o plano agora era tentar vender meu carro rapidamente e por um preço justo, pegar o restante do dinheiro emprestado com meu pai e conseguir pegar a Corsa antes que ela fosse vendida, mas de repente tudo dá certo na sexta de manhã... Meu pai pede para dar uma olhada no carro e lá mesmo fecha negócio, sem nem mesmo ter que vender o Omega. Na verdade ele demonstra interesse em ficar com o Omega e talvez levantá-lo, pois já que ele tem mais grana, prá ele fica fácil, e como ele tem outro carro prá rodar, uma vez deixando o Omega bom, ele não se acaba nunca.

Poizé, assim foi desde sexta até hoje... Já estou rodando na Corsa e o Omega está lá na casa dos meus pais (ele até já deu algumas voltas e mexeu em algumas coisas). Ainda falta dar o restante do dinheiro lá na agência mas o mais difícil já passou... Vamos ver pelo menos se as dores de cabeça automobilísticas diminuem. De qualquer forma, estou num carro mais novo, teoricamente mais simples e fácil de manter. Ainda tenho q comprar pneus para a Corsa, mas aí é normal. Vamos ver como ficam os gastos daqui prá frente, mas tudo indica que 2008 vai ser bem melhor, como já disse no começo.

E vamos nós...

Nenhum comentário: