quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Mais um detonado...


Nesse momento mais um jogo entra prá galeria dos detonados por mim. Call of Duty 4. Sábado passado, após uma certa resistência em jogar FPSs, mas depois de dar o braço a torcer para jogar Swat4, fui convencido pelo meu amigo Mardônio a instalar e experimentar COD4. Bem, a princípio minha opinião não mudou... ele é sim mais um FPS! Mas não é por isso que não conserva muitas qualidades.

Eu imagino que hoje em dia os FPSs para se tornarem jogos de referência tem que ter um algo a mais, e isso sem dúvida COD4 tem. A história é muito bem elaborada, tem toda uma trama, e você não segue como tradicionalmente acontecem nos jogos o caminho de um só personagem do início ao fim, mas assume o posto de vários personagens no decorrer do jogo. Iinclusive morre algumas vezes, executado por um terrorista, ou no meio de uma explosão nuclear, mas sempre como parte da história, tendo contato com o sentimento e o sofrimento de alguns personagens, e não só com a vitória do herói que salva tudo.


Acho q nem é preciso mencionar que os gráficos são lindos... Muitos FPSs atuais estão investindo fortemente nos gráficos, mas acho q no caso de COD4 eles não deram foco somente ou principalmente aos gráficos, mas também não os deixaram de lado. E o importante é que até em computadores não tão modernos os recursos podem ser desabilitados e o jogo pode ser jogado. No meu PC, que não é tão atual mas ainda é forte, ele rodou com efeitos consideráveis (o próprio Mardônio elogiou alguns detalhes que no PC dele não aparecem).

A diversidade de situações do jogo é que impressiona. Como parte da tropa de elite (não é o bope não, hein!) do exército britânico ou americano, e às vezes com essas duas forças atuando juntas, você se infiltra no campo do inimigo, ou foge dos inimigos tentando chegar ao ponto de extração, ou executa missões de Sniper onde o importante não é matar todo mundo, mas passar desapercebido pelo campo do inimigo matando somente os personagens chaves.


Destaques para as missões onde você atua também como o canhoneiro de um bombardeiro, dando cobertura para seus aliados em solo, ou nas missões onde você sobe no helicóptero de dá detona os inimigos lá de cima. Como já foi dito, são diversas situações que fazem você imergir na história, como se tivesse num filme.

Bem, de sábado prá cá estive jogando, mas é importante salientar que não foi com 100% de dedicação. O jogo não é grande, mas isso não o torna menos interessante. E também não é difícil. Existe um teste no início que indica qual nível inicialmente você jogará (eu e o Mardônio começamos no easy mesmo), e quando o jogo acaba, novas dificuldades e algumas dicas são destravadas, garantindo o fator replay do jogo.


Bem, prá finalizar, foi bom eu reiniciar minha fase de FPS com esse jogo. Não tô com muita paciência prá certos jogos não, inclusive temporariamente abandonei o Splinter Cell Double Agent, e principalmente para os FPS, mas alguns com certeza merecem atenção. E COD4 definitivamente foi um deles...

Nenhum comentário: