quarta-feira, 10 de outubro de 2007

2a Etapa Final do CAM 2007

Nesse final de semana foi realizada a 2a Etapa da Fase Final do CAM2007. Depois do abandono de Mauricélio, Rodrigo fica ameaçado de levar o título de morredor, enquanto Vieira, Edilson e Eduardo disputam ponto a ponto o título. Alcy, novamente se ausenta e também já é considerado com tendo abandonado o campeonato.

Nessa etapa novamente tivemos duas baterias separadas. Inicialmente largou o Grupo do Campeão. A classificação do grid segue a ordem inversa da bateria inferior e reflete também a ordem inversa do campeonato no momento. Na pole, Vanduy (5o no CAM com 6 pts), seguido de Helder em 2o (4o tb com 6pts), Eduardo em 3o (3o com 9 pts), Edilson em 4o (2o com 10 pts) e Vieira em 5o (líder do CAM tb com 10 pts).

Na largada, Vanduy joga Helder nos pneus e se mantém em 1o. Eduardo e Edilson conseguem ultrapassar Helder e passam a brigar pela liderança, enquanto Vieira se mantém em 5o. Logo no início da 2a volta Eduardo ultrapassa Vanduy ainda na 2a volta Helder consegue ultrapassar Edilson na curva do Poste.

Mas na 4a volta Helder escapa na curva 4 e Edilson acerta seu parachoque traseiro lateralmente. Helder consegue manter a posição e ainda dá uma volta, mas como os parafusos de fixação do parachoque quebraram com o impacto, ele tem que parar para trocar de kart acabando assim com sua corrida e as chances de ainda disputar o campeonato.

Eduardo abre quase meio segundo por volta enquanto Edilson luta para ultrapassar Vanduy. Vieira acompanha a briga em 4o e uma volta atrás Helder corre para completar a prova. Edilson luta por mais de 10 voltas pela posição com Vanduy até que na 19 volta, depois que Edilson consegue a ultrapassagem na curva 4 Vanduy toca na traseira dele fazendo com que ele rode. Vieira consegue passar os dois e Vanduy sai logo atrás, enquanto Edilson perde muito tempo para voltar.

Enquanto Vanduy consegue se aproximar novamente de Vieira, Edilson ganha terreno e na 32a volta consegue ultrapassar Vanduy na reta principal. Vanduy escapa e perde contato com a briga. A partir daí Edilson começa a atacar Vieira, ultrapassa na 37a volta por fora na reta principal mas não consegue manter o traçado e sai de traseira depois do U, perdendo o contato com Vieira. Mas depois de receber a bandeira branca na 38a volta a 0,9s de Vieira, ele acelera e consegue recuperar a 2a posição passando por fora na parabólica.

No fim, Eduardo correndo tranquilo fica em 1o e assume a liderança do CAM com 19 pts. Edilson chega em 2o e se mantém em 2o no CAM com 18 pts. Vieira chega em 3o e cai para 3o no CAM com 17 pts. Vanduy chegando em 4o e Helder em último praticamente estão fora da disputa do CAM apesar de ainda existirem chances matemáticas, e terminam em 4o (12 pts) e 5o (11 pts) no CAM respectivamente.

No grupo do Morredor, Gleyve largava na pole (2o no CAM com 8 pts) e Barros (1o no CAM com 10 pts) em largava em 2o. Rodrigo que faltou a 1a etapa e estava em 3o no CAM (depois do abandono de Mauricélio) com 6 pts largava em 3o. Dois convidados que apareceram lá de última hora e pediram prá correr foram adicionados ao grid, Iury em 4o e Mateus em 5o.

Logo na largada Barros assume a ponta, largando muito bem. Gleyve cai para 2o e Rodrigo permanece em 3o. Iury e Mateus tb permanecem em 4o e 5o. Logo nas primeiras voltas os Morredores abrem vantagem sobre os convidados, e as disputas ficam divididas entre 2 blocos, dos 3 primeiros e entre o 4o e 5o.

Mateus ultrapassa Iury na 2a volta, enquanto nas 5 primeiras voltas os 3 primeiros ficam juntos. A partir daí Rodrigo passa a atacar a 2a posição de Gleyve e Barros aproveita para escapar um pouco. Na 7a volta Rodrigo consegue a ultrapassagem na curva do poste mas na 9a volta novamente perde a posição para Gleyve na curva do U. Por sua vez Iury consegue recuperar a 4a colocação na 8a volta, mas a perde de novo na 11a.

Durante o decorrer de toda a prova Mateus e Iury trocam várias vezes de posição. Enquanto isso a briga pela liderança se desenrola. A partir da 13a volta Barros começa a ser mais lento, atrapalhado por sua balaclava, fazendo com que a diferença de 3,71s que ele tinha na 12 volta caia rapidamente e na 15 volta Gleyve já esteja colado nele, depois de abrir um pouco de Rodrigo. Mas na 18a volta Gleyve comete um erro, escapa e fica nos pneus na curva do U. Gleyve retorna a aproximadamente 13s de Rodrigo.

Nas voltas seguintes Rodrigo passa a atacar Barros, que continuava mais lento. Gleyve então aproveita para tirar a diferença pois Rodrigo, mesmo mais rápido, não conseguia ultrapassar. A partir da 29a volta Rodrigo perde rendimento e Gleyve passa a se aproximar um pouco mais. Na 37a volta Gleyve tenta ultrapassar Rodrigo e os dois acabam se tocando na parabólica. Gleyve leva a melhor e consegue sair em 2o, enquanto Rodrigo perde mais tempo e fica em 3o, mas não há mais tempo para Gleyve alcançar Barros depois do tempo que perdeu. Os convidados Mateus e Iury terminam em 4o e 5o respectivamente, depois de disputarem posições por toda a prova.

No fim, Barros, apesar de estar mais lento, protegeu bem a liderança e ganha a 2a seguida, escapando definitivamente do título de Morredor. Com 20 pontos e 100% de aproveitamento, Barros tem 83% de chance de terminar em 1o do grupo no fim do CAM, e 16% de chance de ser 2o. Gleyve, terminando em 2o fica com 16 ptos e ainda tem 16% de chance de terminar como líder do grupo, 61% de chance de terminar em 2o do grupo e 22% de chance de ser o Morredor.

Rodrigo, por sua vez está em situação complicada. Em 3o no grupo com 13 pts, tem só 22% de chance de ser 2o e 78% de chance de ser o Morredor. Ele tem que ganhar pelo menos uma das duas corridas que faltam e chegar na frente de Gleyve na outra. Não eh impossível, mas tá bem difícil...

A 2a etapa foi muito boa, mas foi marcada por algumas atitudes polêmicas... Sei que não houve má intenção, mas a galera tem que entender bem o q eh defender a posição e o que é jogar o outro prá fora. De qualquer forma a festa foi ótima e a gente se vê em novembro (ou nos amistosos)!

RESULTADOS

Grupo Campeão

1o. Eduardo (3o)
2o. Edilson (4o)
3o. Vieira (5o)
4o. Vanduy (1o)
5o. Helder (2o)

Grupo Morredor

1o. Barros (2o)
2o. Gleyve (1o)
3o. Rodrigo (3o)
4o. Mateus (5o)
5o. Iury (4o)

CAMPEONATO

Grupo Campeão

1o. Eduardo (19)
2o. Edilson (18)
3o. Vieira (17)
4o. Vanduy (12)
5o. Helder (11)

Grupo Morredor

1o. Barros (20)
2o. Gleyve (16)
3o. Rodrigo (13)

Nenhum comentário: