sábado, 19 de novembro de 2011

CAM2011: A consolidação das categorias Open

Não foi só a categoria dos Morredores que proporcionou grandes emoções nas etapas de 2011. A Open A, recheada de grandes talentos e sempre com grids cheios disputou com os Morredores o posto de principal categoria do CAM2011. E até mesmo a Open B, apesar de muitos pilotos terem abandonado no decorrer do campeonato, conseguiu proporcionar etapas muito disputadas, as vezes com três pilotos disputando a liderança durante toda a prova.

Primeiro ano "prá valer"

Desde o início do Kart Challenge dos Morredores que vários colegas que disputavam amistosos e até mesmo etapas, na época em que convidados podiam disputar etapas do CAM, pediam para entrar na disputa. Só que  o ingresso no grupo dos Morredores é restrito, tem que ser aprovado a partir principalmente do perfil da candidato, de acordo com a filosofia do grupo. Nem sempre os que andam bem e ganham tudo são convidados a serem Morredores se eles não apresentam as características de um Morredor.

De 2006 a 2009 o CAM era composto somente do Campeonato dos Morredores, e os colegas que queriam se juntar a turma ficavam limitados a assistir as etapas e correr amistosos. Mas em 2010 foi idealizada uma nova categoria, chamada Open. Ao invés de ser uma categoria de acesso, foi criado um campeonato completamente independente, e com a alta procura entre os colegas que acompanhavam o CAM, foram montadas duas categorias, Open A e Open B.

No primeiro ano como a quantidade de pilotos era superior a capacidade do kartódromo, utilizamos para o Open o mesmo formato utilizado no CAM2007, com o campeonato sendo disputado em duas fases. Reunimos os detentores dos melhores resultados iniciais para a disputa do título do Open A, enquanto os restantes disputariam um campeonato mais nivelado no Open B. Além disso, o campeonato foi disputado em caráter de experiência, e seu formato não seguiu o mesmo padrão do CAM2010, com uma etapa a menos e sem descarte.

Mas após a experiência de sucesso de 2010 e com um grupo já consolidado, nesse ano o Open começou seu campeonato "prá valer", e passou a compor de forma integral o CAM2011. As categorias Open A e Open B passaram a disputar seu campeonato no mesmo formato do CAM, com o mesmo número de etapas e de descartes da categoria dos Morredores. E ao fim do CAM, os três melhores pilotos do Open B ganharam acesso para o Open A, enquanto os três últimos do A disputariam o B agora em 2011 

Alto nível no Open A

Com os nove melhores pilotos do Open no CAM2010 reunidos para um campeonato integral em 2011, a promessa de um dos campeonatos de mais alto nível já disputado entre os Morredores! E apesar do abandono de Antonio Neto, campeão do Open A de 2010 e que não chegou a disputar nenhuma etapa em 2011, além de Carlídio Tevez, vice-campeão do Open B de 2010 e que só disputou duas etapas, mesmo assim tivemos um campeonato muito disputado com somente dois pilotos faltando uma etapa, entre os outros cinco que tiveram 100% de presença.

José Falcão, 3o lugar do Open A 2010 figurou sempre no topo da tabela do Open A em 2011. Com quatro vitórias nas oito etapas disputadas até agora, foi o piloto que mais venceu esse ano. Mas em compensação só visitou o pódium nas etapas em que venceu, mas geralmente não teve boas pontuações quando largou atrás. No momento vem com 56 pontos, com uma vantagem de 5 pontos para o segundo colocado, Bruno Mota. 

Bruno (51 pts) é o único que tem chances matemáticas de título caso Falcão largue na última etapa, mas sua missão é muito difícil. Mesmo largando em 3o e com Falcão largando em 6o, a única possibilidade de título é caso Bruno vença e Falcão chegue em último sem que ninguém falte a bateria. Bruno só tem uma vitória até agora, mas visitou o pódium em outras quatro etapas, com mais dois 4o lugares e somente um mau resultado, na 6a etapa.

Gustavo (48 pts), Cássius (47 pts) e Ney (45 pts) não tem mais chances matemáticas de título, mas disputam mais um troféu do Open A, e quem sabe até o vice-campeonato. Dentre os três, somente Cássius venceu, duas vezes, mas acabou perdendo a chance de estar liderando o campeonato e disputando o título por ter faltado uma etapa, fato que também ocorreu em 2010. Felippe (38 pts) apesar de ter vencido uma etapa e mais dois pódiuns, também teve uma falta e vem mais atrás. Já André (35 pts), que foi o vice-campeão do Open A 2010, acabou não tendo um bom campeonato, só subindo ao pódium uma vez.

Como a categoria Open A conta geralmente com os pilotos mais dedicados, que comparecem e disputam  muito a cada etapa temos a intenção de montar a categoria com 10 pilotos no CAM2012. Uma vez que iniciamos esse ano com nove pilotos e Antônio Neto e Carlídio Tevez abandonaram, nesse ano nenhum dos pilotos que permaneceu na disputa irá cair para a Open B. Somente os que abandonaram, se resolverem retornar.

Grid vazio não significa corrida monótona

No CAM2010 a categoria Open foi dividida em Open A e Open B, onde a Open A reuniu os pilotos com melhores resultados nas primeiras etapas, enquanto a Open B uniu aqueles que não foram tão bem. Alguns desses pilotos já não conseguiram bons resultados exatamente por terem desmotivado, faltado etapas, e sendo assim a Open B acabou sendo composta por alguns pilotos que nem terminariam o campeonato. Por conta disso, foi estabelecido que no decorrer da 2a fase do CAM2010, os pilotos que desejassem ingressar no campeonato, sempre entrariam na Open B.

Por conta disso, ao final do CAM2010 tivemos 11 nomes que compuseram a classificação do campeonato, mas dentre esses, somente 4 se dedicaram e seguiram até o fim. Ney Moura sagrou o Campeão, Carlídio Tevez ficou em segundo e Bruno Mota, com uma falta, ficou em terceiro. Esses três ganharam o direito de disputar a Open A no CAM2011. Rafael Aquino, apesar de não ter faltado na 2a fase, não conseguiu chegar em Bruno e permaneceu na Open B.

No CAM2011, Alexandre Pinheiro e Alexandre Tavares desciam da Open A para disputar a Open B. Eduardo Aquino seria o terceiro nome a descer, mas não se inscreveu no campeonato. Anderson Freire e Patrick Brilhante, que haviam abandonado o Open B no ano anterior, retornaram. Outro nome que retornava era o bi-Morredor (2007 e 2009) Rodrigo Monteiro. O único remanescente de 2010 seria Rafael.

Além destes seis pilotos, três novas promessas se juntariam ao grupo, já entrando como grandes favoritos devido a seu desempenho nos amistosos disputados. Fábio Sakita, grande nome do Automobilismo Virtual, Daniel Sampaio, com grande experiência no kart, e Daniel Maia. Além dos três, o estreante Marcos Bandeira também entrava para aprender.

E no decorrer do campeonato, novamente com a desmotivação e abandono de metade dos pilotos, restaram somente cinco no campeonato. Com cinco faltas, mas a promessa de comparecer a etapa final, Rafael (7 pts) já está bem atrás e não disputa mais nada. Mas largando na última etapa pode conquistar duas posições e terminar em 5o lugar no campeonato. Com uma falta e somente uma visita ao pódium, Patrick (35 pts) acabou ficando prá trás em 4o. Apesar de conseguir com a vitória chegar aos mesmos 46 pontos do 3o lugar, leva desvantagem no critério de desempate e mesmo assim terminaria em 4o.

E as três promessas acabaram confirmando seu favoritismo no decorrer do CAM2011 e disputarão o Open A no CAM2012. Daniel Maia (46 pts) com uma vitória e somente uma etapa fora do pódium vinha disputando ponto a ponto, chegando a liderar o campeonato, mas na penúltima etapa, quando estava somente a um ponto do vice declarou o abandonou o campeonato, compareceu ao evento mas não disputou a etapa. Depois voltou atrás da decisão de abandonar e garante que disputará a etapa final, apesar de a única chance de ficar com o vice ser de que ele vença e Sakita falte.

O título está praticamente definido. Fábio Sakita (56 pts) venceu duas etapas e também ficou fora do pódium somente em uma. Abriu uma vantagem confortável para o 3o lugar, mas só com a falta de Daniel Sampaio que ele conseguiria ficar com o título, caso vença ou chegue em 2o. Sampaio (64 pts) por sua vez dominou o campeonato. Com 5 vitórias, dois 2os e um 3o, não esteve fora do pódium em nenhuma etapa. Com muita técnica e uma pitada de sorte sempre conseguiu bons resultados, mesmo largando atrás.

O CAM2012 promete!

Em 2012 a Open A promete ser uma das categorias de mais alto nível já disputada em todos os CAM, composta de 10 dos melhores pilotos que já disputaram conosco: Falcão, Bruno, Gustavo, Cássius, Ney, Felippe, André, Daniel Sampaio, Sakita e Daniel Maia. A categoria está tão interessante que já se estuda a liberação dos Morredores interessados a participar também da Open. E com isso, a Open B em 2012 também ganha muito! Os interessados ingressarão na Open B, fazendo com que a categoria cresça e aumente muito o nível da seleção para a Open A. Patrick e Rafael já prometem que continuarão na Open B ano que vem, e grandes campeões do CAM como Edilson, que compete atualmente, e até mesmo Fábio Vieira, cogitam em retornar para disputar a Open.

Confesso que até eu mesmo estou pensando em disputar a Open B, caso a liberação se confirme. Ano que vem PROMETE!




3 comentários:

Ney Moura disse...

Muito bom o post grande Helder!
Vale a pena ressaltar que eu to torcendo pra ganhar e pra que o Gustavo não chegue atrás de mim pra eu poder pegar ao menos o troféu do 3º Lugar, já que é a minha chance máxima!

Até eu entro no OpenB se vocês entrarem huaehuaehuaehuaeuhaehu vai ser muito bom! além do mais, esse misto vai preencher as vagas deixando tanto o OpenB quanto o OpenA com promessa de grid cheio em todas as etapas!

Esse ano tive uma campanha muito difícil, o Falcão ai disparo lá na frente e não tava nem vendo! levo mesmo a sério do #PraCimaDeles! Parabéns ai pela liderança meu xapa! Já o André me deu altas dores de cabeça esse safado xD sempre me segurando quando eu presisava ficar na frente pra conseguir continuar na disputa ;D

O Circuito final já está montado!
Dia 4 Será a grande final, com direito a decisão e com uma grande festa A-La Morredores! Sediada no Sprint Kart,

Convidem parentes e amigos! quero casa cheia pra final!

Helder Jannotti Müller disse...

Valeu cara! Mas vc não pode entrar no Open B não, pois já está no Open A... Open é um só, se houver a liberação (ainda estamos vendo) será de Morredores participarem do Open.

Mas não se preocupe pois se o Edilson e o Vieira entrarem no Open B mesmo, em 2013 ele estarão no Open A com certeza! Só se cuida prá não cair em 2012, pq o Open A será FACA NA CAVEIRA ano que vem...

hehehehe

Falcão disse...

Sensacional Helder... texto mt bem escrito. Tô super empolgado com a final, espero poder conquistar o título e que meu amigo André possa ter um bom resultado na última etapa. hehe! Abração a todos!