domingo, 18 de outubro de 2009

As decisões ficaram para a última etapa!

Antes de comentar sobre a penúltima etapa do CAM09, que tal uma retrospectiva dos anos anteriores? O CAM07 foi o primeiro a ser disputado em etapas de Kart Indoor (o CAM06 tb foi em Kart Indoor, mas foi decidido em uma única bateria). Vieira, Eduardo e Edilson entravam na última etapa com chances de título, que acabou ficando com Vieira que venceu a prova e nem precisou administrar sua vantagem. Mas naquele ano o título de Morredor já estava decidido com a ausência de Rodrigo na 1a etapa final, e seus resultados nas duas etapas seguintes.


Em 2008 também tivemos os dois títulos definidos na penúltima etapa, pois com o abandono de Vieira a 2 etapas do fim, Edilson já entrou na 8a Etapa como Campeão de 2008. Márcio, por sua vez, mesmo com sua evolução no final do CAM, dependia de ausências para ainda ter chance de não ser o Morredor.


Mas finalmente depois de 3 anos em que o CAM foi disputado em etapas de Kart, esse ano será a 1a vez que os dois títulos entram em aberto na 8a Etapa, e com uma situação bem semelhante. Dois pilotos disputam cada título. O de Campeão está entre Edilson e Eduardo, enquanto o de Morredor está entre Márcio e Rodrigo. E a diferença entre as duas disputas são 7 pontos.

Mas as semelhanças param por aí. Edilson podia ser campeão antecipadamente se chegasse ao pódium na penúltima etapa, independente de outros resultados, e vinha sempre chegando em 1o ou 2o nas etapas anteriores, mas Eduardo conseguiu fazer a sua parte vencendo e contando com os problemas de Edilson que teve que trocar de kart durante a prova e ainda conseguiu chegar em 6o. Eduardo tirou 6 pontos de vantagem para Edilson, e levou a decisão para a última etapa.

Já Rodrigo não compareceu a 7a etapa, não pontuou e perdeu a chance de tirar a diferença para Márcio, que também teve problemas durante a prova. Se Rodrigo tivesse corrido, poderia ter diminuido a diferença que era de 3 pontos, mas ao invés disso, mesmo com problemas, Márcio ainda conseguiu chegar em 7o e aumentou a diferença em 4 pontos. Vale lembrar que Márcio ainda não se efetivou como Morredor, mas está só a 2 pontos de se efetivar. Sendo assim, basta largar na última etapa que ele garante a vaga no CAM2010.

-----

Bom, para a penúltima etapa eu não estava confiante. Desanimado com os medíocres resultados anteriores, desempenho apagado nas etapas e amistosos durante todo o campeonato, aliado a outros probleminhas, já imaginava que aquele não seria um dia bom. Logo na volta de apresentação notei que o kart deslizava a embreagem na retomada, mas ao parar no grid vi que outros estavam tendo problemas com os karts tb e os trocando, e acabei deixando prá largar naquele kart mesmo.

Então alinhamos no grid Márcio na Pole, o 2o lugar vago de Rodrigo, Luiz Carlos em 3o, Eduardo em 4o, Gleyve em 5o, Eu em 6o, Barros em 7o, Edilson em 8o e Vanduy em 9o. Vieira, que volta a disputar o CAM ano que vem compareceu para tirar as fotos e dar a bandeirada ao final da prova. Na largada houve muito enrosco logo na 1a chincane, pois ela estava bem mais fechada. Márcio mantém a ponta com Luiz Carlos em 2o, Eduardo em 3o, Gleyve em 4o, eu em 5o, Vanduy em 6o e Edilson em 7o. Barros vinha em 6o, mas acabou ficando nos pneus e cai upara a última posição, bem atrás de Edilson.

Ainda na 1a volta Luiz Carlos ultrapassa Márcio e assume a liderança. Eduardo também tenta ultrapassar no final da volta, mas Márcio fecha, roda na frente dele e ele perde tempo. Gleyve tira o pé para escapar da confusão a sua frente e eu aproveito e consigo passar os 3, assumindo a 2a posição. Gleyve ultrapassa Eduardo e passa em 3o, com Eduardo e Vanduy logo atrás. Edilson vem com o kart falhando e para nos boxes para trocar. Barros passa, mas Márcio, que havia ficado na contramão não consegue se recuperar antes que Edilson volte a pista.

Vanduy e Eduardo ultrapassam Gleyve disputam comigo a 2a posição, alternando-se no 3o lugar. Edilson recebe uma certa pressão de Márcio, mas aos poucos consegue abrir vantagem. Enquanto isso eu consigo resistir aos ataques de Vanduy até a 3a volta, mas Eduardo bota de lado, por fora na Parabólica, fica com a preferência do Miolo e ultrapassa Vanduy. Na volta seguinte ele repete a manobra comigo e fica com a 2a posição, a 5s de Luiz Carlos. Na outra volta é a vez de Vanduy fazer a ultrapassagem sobre mim. Com o pessoal me passando por fora, do jeito que queriam, simplesmente resolvo parar após completar a 6a volta.

A corrida continua com Eduardo voando baixo para alcançar Luiz Carlos. Com pista livre ele marca a volta mais rápida da corrida (48,80s) e vai diminuindo a diferença até encostar para disputar a liderança, na 8a volta. A partir daí ele pressiona muito, por 4 voltas, mas consegue a ultrapassagem na 12a volta. Durante a prova Márcio, Edilson e Barros acabam levando uma volta dos líderes, e após a ultrapassagem de Eduardo sobre Luiz Carlos, não ocorrem mais disputas e o resultado se estabelece.

Ao fim das 15 voltas Eduardo recebe de Fábio Vieira (que estará retornando ao CAM para disputar o título de 2010) a bandeirada quadriculada. Com essa, soma 3 vitórias em etapas do CAM2009 contra 2 de Edilson, e leva a decisão para a última etapa. Luiz Carlos termina logo atrás em 2o (4o pódium em 7 etapas), mas matematicamente não tem mais chance de ser campeão. Vanduy completa o pódium consolidando a boa fase (uma vitória e um 3o nas duas últimas corridas). Gleyve chega em 4o. Com 1 volta a menos e sofrendo problemas durante a prova completam Barros em 5o, Edilson em 6o e Márcio em 7o. Eu fico em 8o sem ter completado a prova.

-----

RESULTADO

1o. Eduardo Carneiro (Grid: 4o - VMR: 48,80s)
2o. Luiz Carlos (Grid: 3o - VMR: 49,94s)
3o. Vanduy Queiroz (Grid: 9o - VMR: 50,19s)
4o. Gleyve Páscoa (Grid: 5o - VMR: 51,23s)
5o. Fábio Barros (Grid: 7o - VMR: 51,86s)
6o. Edilson Carneiro (Grid: 8o - VMR: 51,84s)
7o. Márcio Chaves (Grid: 1o - VMR: 52,08s)
8o. Helder Müller (Grid: 6o - VMR: 51,13s)

CAMPEONATO

[==] 1o. Edilson Carneiro (63)
[==] 2o. Eduardo Carneiro (56)
[==] 3o. Luiz Carlos (51)
[+2] 4o. Gleyve Páscoa (44)
[==] 5o. Fábio Barros (44)
[-2] 6o. Helder Müller (41)
[==] 7o. Vanduy Queiroz (37)
[==] 8o. Márcio Chaves (24)
[==] 9o. Rodrigo Monteiro (17)

-----

DESTAQUES

Novamente o destaque da 7a etapa é Vanduy, que largou na última posição e foi trilhando o seu caminho para o pódium. Pena que faltou a 3a etapa e por conta disso só está em 7o no campeonato (podendo chegar a 6o na última etapa. Não é surpresa também que Eduardo seja outro destaque. Partiu prá cima de todos, não deu chance prá ninguém, fez a sua parte e conseguiu levar a disputa do título para a última etapa, tirando 6 pontos de diferença só nessa.

-----

A última Etapa do CAM2009 está marcada para o dia 8 de Novembro, e com certeza trará grandes emoções nas disputas dos títulos de Campeão e Morredor de 2009!

Nenhum comentário: