domingo, 23 de setembro de 2007

Realizada a 1a Etapa da Fase Final do CAM2007

A primeira etapa da fase final foi realizada ontem, dia 22/9. Na fase final os pontos fracos de cada piloto começam a fazer a diferença. Devido as ausências de 3 pilotos (Alcy, Mauricélio e Rodrigo) foi realizada uma bateria única, sonho de vários pilotos desde o início do CAM2007.

Conforme o sorteio, na 1a fila eu largava na pole e ao meu lado Eduardo, na 2a fila Vanduy em 3o e Edilson em 4o, em 5o o lugar vago de Alcy e em 6o Fábio Vieira, em 7o novo lugar vago de Mauricélio, em 8o Gleyve, em 9o Fábio Barros e o último posto de Rodrigo também vago.

Apesar de ter largado mal, eu consegui manter a ponta devido ao Eduardo também não ter largado bem, e fechei a porta para Vanduy que vinha atrás. Por fora, numa largada espetacular Vieira subiu para a 2a colocação com Edilson em 3o. Vanduy caiu para a 4a colocação, Eduardo se envolveu em um acidente no "U" ficando em 5o, e terminando com Barros em 6o e Gleyve em 7o.

Nas primeiras voltas a briga entre os três primeiros foi acirrada, até que eu consegui uma pequena vantagem e deixei a disputa entre Vieira e Edilson. Edilson, que conseguiu a ultrapassagem, se aproximou e começou a atacar a minha liderança, até que numa tentativa de ultrapassagem na curva 1 perdeu o controle do carro e acabou nos pneus, caindo para a 5a colocação.

Naquele momento a corrida estava tranquila para mim, que tinha uma certa vantagem para Vieira, mas na tentativa de ultrapassar Gleyve que era retardatário, acabei me envolvendo em um acidente na curva 4 e perdi 2 posições. A partir daí passei a disputar a 2a colocação com Vanduy, mas mesmo estando mais rápido não conseguia ultrapassar. Enquanto isso Edilson já conquistava a 4a colocação de Eduardo e partia para a aproximação.

Edilson quando conseguiu chegar na gente começou também a disputar a 2a posição. Por várias voltas eu e ele trocamos posições e atacamos de toda forma Vanduy, até que Edilson, conseguindo tracionar melhor na curva parabólica, ultrapassou Vanduy por fora na reta principal enquanto eu continuei atrás. Eduardo também se aproximou da minha briga com Vanduy, e também passou a disputar a posição, conseguindo passar os dois e assumindo o 3o lugar.

Depois de abrir passagem para Vieira, levando uma volta do líder, eu perdi um pouco o contato com Vanduy, mas consegui acompanhar Vieira e logo após Vanduy reduzir a velocidade para Vieira passar, consegui a aproximação e finalmente consegui a ultrapassagem depois de uma bobeada de Vanduy na curva 1, conquistando assim a 4a posição já no final da corrida.

Enquanto isso a corrida dos Morredores Barros e Gleyve permaneceu inalterada, com Barros em 6o e Gleyve em 7o. Barros ainda conseguiu se aproximar de Vanduy no final, mas as posições permaneceram inalteradas nas voltas finais.

Por fim Vieira confirmou a ótima fase com uma ótima corrida ganhando sua 2a etapa consecutiva. Edilson confirmou o favoritismo e apesar de ter perdido tempo parado nos pneus fez uma excepcional corrida de recuperação e chegou em 2o. Em 3o, Eduardo com uma corrida tranquila. Eu cheguei em 4o, com meu resultado claramente prejudicado por não ter conseguido ultrapassagens importantes durante a corrida. Em 5o Vanduy que protegeu muito bem suas posições desde que estava em 2o, mas claramente mais lento que os outros acabou perdendo várias posições. Em 6o e 7o os morredores Barros e Gleyve completaram a bateria.

O campeonato já começa a se definir logo na primeira etapa. Mesmo começando a fase final com nenhum ponto, Vieira assume a liderança do campeonato com 10 pontos e uma vitória. Edilson soma a seus 2 pts da 1a colocação do grupo A os 8 pts da 2a colocação na etapa e também conquista 10 pts, ficando em 2o no campeonato. Logo atrás, somando aos seus 2 pts da 1a colocação do grupo B mais 7 pts, fica Eduardo, com 9 pts em 3o no campeonato.

Já afastados da briga pelo título, eu que não tinha pontos conquistei os 6 pts da etapa e fiquei em 4o. Em 5o, somando 5 pts da etapa a seu 1 pt pelo 2o lugar do grupo B fica Vanduy. Para nós daqui prá frente só a vitória interessa se quisermos disputar o título. Em 6o e fora da disputa fica Alcy, que não somou pontos na etapa e mantém somente seu 1 pt como 2o colocado do Grupo A.

No grupo dos Morredores a situação fica mais tranquila para Barros e Gleyve, que compareceram a primeira etapa. Ambos não tinham pontos de bonificação da fase de classificação pois terminaram em último em seus grupos, mas com a corrida de ontem agora Barros soma 10 pts em 1o no campeonato e Gleyve soma 8 pts, ficando em 2o.

A briga pelo título de morredor fica praticamente entre Rodrigo em 3o e Mauricélio em 4o e último, ambos com 1 pt, desempatando pelo resultado da última prova, já que os números de 1os, 2os e etc são zerados na fase final.

Concluindo, a 1a etapa foi de alto nível, com muitas disputas de posições e lealdade entre os competidores. Ainda temos 3 etapas para o fim e muita coisa ainda pode acontecer no campeonato, mas já começam a se definir os favoritos e os morredores do ano. Parabéns aos "Fábios" pelas vitórias!!!

Já eu, tenho claramente que treinar as ultrapassagens. Desde o início do campeonato que venho me envolvendo em acidentes e venho tendo problemas exatamente com as ultrapassagens. Se quero mesmo disputar o título, tenho que estudar muito bem a estratégia daqui prá frente, treinar muito e me aprimorar nesse quesito.

Quinta passada tivemos um mini amistoso entre eu, Edilson e Rodrigo, e nesse amistoso eu tive uma boa vitória. Mas assim como na última etapa da fase classificatória, consegui largar na frente e não tive problemas com ultrapassagens. Agora resta treinar prá poder concorrer pelo título.

Bola prá frente.

RESULTADOS

Grupo Campeão

1o. Vieira (6o)
2o. Edilson (4o)
3o. Eduardo (2o)
4o. Helder (1o)
5o. Vanduy (3o)
7o. Alcy (DNS)

Grupo Morredor

1o. Barros (3o)
2o. Gleyve (2o)
4o. Mauricélio (DNS)
4o. Rodrigo (DNS)

CAMPEONATO

Grupo Campeão

1o. Vieira (10)
2o. Edilson (10)
3o. Eduardo (9)
4o. Helder (6)
5o. Vanduy (6)
7o. Alcy (1)

Grupo Morredor

1o. Barros (10)
2o. Gleyve (8)
4o. Mauricélio (1)
4o. Rodrigo (1)

Nenhum comentário: